O nosso estudo Workmonitor 2023 revelou que mais de um terço dos profissionais do Reino Unido preferem estar desempregados do que infelizes em um emprego. Isso demonstra que talvez você não esteja sozinho em seu desejo por uma nova colocação no mercado.

No entanto, apenas os profissionais que atualizam sua marca pessoal e demonstram suas habilidades e realizações de maneira eficaz têm mais chances de fazer uma transição tranquila para um novo cargo.

Como atualizar sua marca pessoal?

Marcas nada mais são do que as histórias criadas para comercializar produtos e serviços a um público desejado. Suas experiências e habilidades são a sua marca pessoal, e você possui total controle sobre como as apresenta e promove a possíveis empregadores.

Se você deseja mudar de carreira, é necessário ter habilidades transferíveis e pode ser difícil demonstrá-las de uma maneira que atraia novos setores. A melhor forma de atualizar sua marca pessoal é pensar em como suas habilidades atuais podem ajudar a trazer uma nova perspectiva ou uma visão única para o novo cargo.  

Como identificar e apresentar essas habilidades?

1. Pesquise como atualizar sua marca pessoal e comece a fazer networking.

Busque na internet descrições de trabalho para os cargos nos quais tem interesse e pense em como pode demonstrar habilidades transferíveis e experiências específicas. Participe de eventos do setor e aproveite todas as oportunidades de interagir com profissionais que ocupam esses cargos e com recrutadores.

 

quote icon

Converse com o maior número de pessoas possível. Faça um bom networking e peça conselhos a profissionais que já trabalham no setor que você almeja para se preparar para a mudança.

Alice Weightman
Hanson Search

2. Sua marca pessoal deve ser relevante.

Contribua em discussões nas redes sociais ou fóruns on-line que reúnem pessoas que têm influência na área que você busca. Comece seu próprio blog ou atualize sua página no LinkedIn para mostrar seu interesse e conhecimento das últimas questões no novo setor escolhido. O Guia de Carreira sempre contém opiniões e análises atualizadas dos setores e vale a pena verificar se há conteúdo para compartilhar ou comentar. 

 

quote icon

Muitos recrutadores escolhem os candidatos pelas atitudes e, posteriormente, treinam suas habilidades. Então, você precisa convencer o empregador de que possui esse potencial e que seu histórico profissional é relevante, mesmo sem experiência direta. Pesquise e apresente as evidências.

Jane Sunley
autora de "It's never OK to kiss the interviewer" (Não é certo cumprimentar entrevistadores com um beijo, em tradução livre)

3. Adeque seu currículo e perfil do LinkedIn à atualização de sua marca pessoal. 

Certifique-se de apresentar claramente seus motivos para mudança de carreira e as habilidades e experiências relevantes que possui. Apenas enfatize os aspectos de seus cargos anteriores que demonstram isso.

quote icon

A maioria dos empregadores não têm tempo para ler currículos extensos. Portanto, é fundamental mantê-lo conciso e relevante ao cargo pretendido. Certifique-se de identificar os objetivos do empregador e relacionar sua experiência de trabalho a eles. O mais importante é atrair a atenção do empregador e instigar sua curiosidade.

Hayley Stovold
Jobulo

4. Prepare-se para lidar com objeções.

Você certamente deve demonstrar confiança e conhecimento na entrevista, bem como chamar a atenção do gerente de recrutamento na candidatura on-line ou em seu currículo. Argumente como suas habilidades e experiências proporcionarão uma transição ideal para seu novo setor. Prepare exemplos de habilidades que você sabe que acrescentarão uma nova dimensão ao cargo. Acima de tudo, mantenha a confiança e o entusiasmo e deixe sua nova marca pessoal falar por si.

quote icon

Uma transição de carreira bem-sucedida envolve identificar e alavancar suas habilidades transferíveis. As competências que você desenvolveu em sua profissão atual não são apenas aplicáveis a ela – também podem ser relevantes e significativas em diversas outras oportunidades de emprego.

Caroline Da Cuhna
StartUp Institute

Para mais conselhos, estudos de caso reais e dicas sobre como mudar de carreira, acesse nosso guia de carreira:

guia de carreira randstad