desenvolvimento de um projeto

A Apple é um exemplo de que cada produto ou serviço de sucesso tem um processo específico de gestão e desenvolvimento para ser elaborado de forma inteligente. Quando se delega ou concebe uma ideia para, por exemplo, um produto, é crucial ter as ferramentas básicas para que esta abordagem se concretize com todas as garantias possíveis, sendo fundamental escolher a  metodologia de gestão de projetos mais adequada.

A realização de um projeto pode ser auxiliada por um roteiro na forma de várias fases ou etapas que facilitam o seu desenvolvimento e monitoramento para alcançar o sucesso da implementação.

passos para desenvolver um projeto

Depois de ter ou receber uma ideia para um projeto, como acontece com o DRI (Directly Responsible Individual) Indivíduo Diretamente Responsável, é necessário dividi-la nas fases necessárias para o seu desenvolvimento. Isso auxiliará na gestão ordenada do projeto e reforçará a concepção do mesmo como algo alcançável.

fase 1: planejamento do projeto

Em um primeiro momento, é fundamental definir e ter clareza sobre o que é o seu projeto, estabelecendo os objetivos e o escopo. Isto é fundamental, pois todas as etapas subsequentes estão condicionadas ao que for decidido nesta fase.

Uma vez esclarecido este ponto, pode-se começar a planejar, passo a passo, as ações que levarão à conclusão final do projeto. Este é o momento em que as tarefas de cada pessoa envolvida no processo são agendadas, distribuídas e definidas. A delimitação de responsabilidades é um ponto que vale a pena dedicar-se.

Existem vários instrumentos de planejamento, sendo um dos mais conhecidos, o diagrama de Gantt, que mostra a distribuição provisória das atividades planejadas.

fase 2: execução do projeto

Quando as tarefas, responsabilidades e recursos são distribuídos, inicia-se a fase de execução. Neste período, é crucial cumprir o plano, mas também manter-se flexível diante de possíveis imprevistos: se estiver preparado para qualquer inconveniente externo, poderá reagir melhor e seguir em frente sem maiores problemas. 

O método de trabalho deverá seguir uma linha de atuação uniforme que garanta o correto funcionamento e a coesão de todas as pessoas que compõem a equipe de trabalho.

fase 3: acompanhamento e controle do projeto

Um ponto inevitável para poder concluir corretamente a etapa de implementação de qualquer projeto é ativar os mecanismos de monitoramento e controle do trabalho. Um bom Gerente de Projeto deve acompanhar, revisar e monitorar constantemente o desenvolvimento da atividade de forma permanente.

Uma comunicação interna fluida pode ser um dos pontos-chave; um relatório diário sobre os progressos, problemas ou riscos ajuda a não se desviar dos objetivos e a garantir o desenvolvimento normal de todas as tarefas. A troca de informações entre todos os membros do projeto também ajudará as ações a serem realizadas com a inteligência coletiva extra necessária.

fase 4: implementação do plano

Este é o momento em que ocorre todo o desenvolvimento, em que todo o trabalho é sintetizado em um produto ou serviço final.

É essencial contar com os recursos necessários (financeiros e humanos) para realizar com segurança o processo de implementação. É preciso traduzir de forma eficaz, sem riscos que comprometam tudo o que foi trabalhado nas fases anteriores.

fase 5: medição de impacto e encerramento do projeto

Após a conclusão e implementação integral da atividade, é crucial realizar uma revisão e avaliação do resultado final.

Corrigir eventuais erros ajudará a entender onde foi feito um bom trabalho e onde precisa melhorar. O sucesso do próximo projeto dependerá também da conclusão diligente desta fase.

A habilidade de tratar e desenvolver um plano acarreta diversos benefícios em qualquer aspecto da vida, tanto profissional como pessoal. Estruturar e implementar  um método transformará em realidade o que parece ser apenas imaginável.

exemplo de desenvolvimento de um projeto

Ao desenvolver um projeto, é crucial assegurar que todas as etapas necessárias para o sucesso sejam devidamente consideradas. Por exemplo, se uma empresa pretende abrir uma nova sede, antes de mais nada, deve estabelecer os seus objetivos e alcance, como aumentar os seus lucros, aumentar a sua presença no território nacional, ser uma empresa mais atrativa para potenciais investidores. Uma vez que isto é identificado, definimos as ações nas quais vamos trabalhar de forma organizada e programada para iniciar o processo de desenvolvimento do projeto e distribuir responsabilidades entre as pessoas envolvidas. Neste ponto, existem algumas ações necessárias, como:

  • a realização de uma pesquisa de mercado
  • análise da concorrência
  • pesquisa e visita em locais disponíveis que possam ser de interesse
  • gestão e controle orçamentário

É importante reconhecer que o desenvolvimento de projetos não é uma ciência exata e certos aspectos podem se tornar complexos. Portanto, devemos ser flexíveis diante de possíveis imprevistos. Por exemplo, o local que melhor atende aos nossos pedidos pode demandar mais melhorias, resultando em um aumento nas despesas inicialmente previstas para a renovação. Além disso, a concorrência pode decidir abrir um novo estabelecimento muito próximo da área que estamos considerando, o que pode representar um desafio para nós. 

É importante lembrar que ao longo de todo o processo haverá um Gerente de Projeto encarregado de implementar mecanismos de monitoramento e controle do trabalho. Ele também deve promover a comunicação entre os membros da equipe envolvida no desenvolvimento do projeto. 

Depois de todos os pontos anteriores terem sido acertados e trabalhados, é hora de implementar o plano e iniciar sua implementação. Uma vez finalizada a atividade, neste caso, inaugurada a nova sede, devemos realizar uma avaliação do trabalho feito e do resultado final obtido que nos permita ser melhores no desenvolvimento dos próximos projetos.

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