O que é inteligência intrapessoal?

A psicologia é uma ciência cada vez mais presente no mundo corporativo. Cada vez mais as empresas trabalham com seus funcionários para que aprimorem aspectos psicológicos que possibilitem mais produtividade e crescimento, tanto pessoal como profissional. Um aspecto fundamental é a inteligência intrapessoal, qualidade que determina o autoconhecimento.

O autoconhecimento é uma ciência e um desafio mais complicado do que geralmente se acredita. Saber gerir bem as próprias emoções, potencializar as virtudes e minimizar os defeitos é muito valioso no dia a dia de qualquer pessoa.

Essa habilidade é conhecida como inteligência intrapessoal, termo cunhado pelo psicólogo Howard Gardner em 1983 através de sua Teoria das Inteligências Múltiplas. Essa visão foge do conceito acadêmico tradicional do termo inteligência, dando-lhe um significado mais amplo que também se baseia em aspectos biológicos e culturais.

Características da inteligência intrapessoal

A inteligência intrapessoal possibilita conhecermos os aspectos internos da nossa mente e obter conhecimentos valiosos sobre nós mesmos para que possamos utilizá-los a nosso favor.  Esse tipo de inteligência pode ser exercitado, portanto, podemos aprimorá-lo com esforço e empenho.

Saber aplicá-la nos ajuda a lidar com mais eficiência com as situações da vida e a desenvolver habilidades intrapessoais, como autoconhecimento ou autocompreensão. A seguir, falaremos mais sobre essas e outras habilidades.

Inteligência intrapessoal para o sucesso profissional

Essa habilidade é fundamental para todas as áreas da vida, sendo especialmente útil no âmbito profissional. O trabalho geralmente impõe uma série de desafios, o que significa que devemos enfrentá-los da melhor maneira para, assim, alcançarmos os objetivos propostos. Para isso, as habilidades específicas para o cargo, a formação e a experiência anterior são importantes.

No entanto, nada disso é eficaz se o profissional não tiver inteligência intrapessoal suficiente. No âmbito profissional, momentos de pressão podem desencadear emoções negativas nos colaboradores, como traumas, pressões, paixões, decepções, frustrações, animosidades, ódios, ressentimentos, invejas etc., podendo ocasionar conflitos internos entre os membros da equipe. Nesses momentos, a gestão adequada das emoções pode evitar muitos problemas que podem afetar a empresa.

Os desafios do trabalho às vezes nos tiram da zona de conforto, na qual o cérebro está acomodado porque já conhece as tarefas que deve realizar. Contudo a mente é curiosa e se questiona, mas para buscar as respostas é preciso muita força de vontade para ir contra o comodismo.

Enfrentar o desconhecido é o que faz as pessoas aprenderem com as adversidades e desenvolverem uma melhor versão de si mesmas. Quem consegue sair dessa zona de conforto se torna:

  • Uma pessoa com uma capacidade mental mais forte: porque enfrentou os problemas e os superou.

  • Mais criativa: deixando de agir como de costume, consegue ter melhores ideias para solucionar os diversos contratempos que enfrenta.

  • Mais autoconfiante: se sente capaz de superar desafios e enfrenta as situações com mais otimismo e convicção.

Habilidades intrapessoais

Uma pessoa capaz de desenvolver uma boa inteligência intrapessoal aprimorará diversas qualidades importantes, dentre as quais se destacam:

  • Autocompreensão: conhecimento profundo das próprias limitações e capacidades.
  • Autodisciplina: facilidade para liderar uma boa organização cumprindo as tarefas planejadas.
  • Autocontrole: capacidade de controlar as emoções e manter a calma em situações de pressão.
  • Definição e priorização de objetivos: capacidade de reconhecer os próprios objetivos e classificar sua importância para tomar melhores decisões.
  • Autoestima: valorizar-se positivamente, não se deixando afetar em situações adversas.
  • Ponderação das realizações: capacidade de dar valor aos objetivos alcançados e ao esforço envolvido.
  • Capacidade de introspecção e meditação: capacidade de autoinvestigação e organizar ideias e sentimentos.
  • Alinhamento com o presente: capacidade de compreender melhor o aqui e agora.

Exemplos de inteligência intrapessoal

O perfil profissional para o empreendedorismo, por exemplo, exige inteligência intrapessoal. São pessoas que precisam ter um grande conhecimento sobre si mesmas. Elas têm a capacidade de ordenar e estar cientes de suas próprias emoções, o que as torna capazes de estabelecer grandes objetivos e manter a autodisciplina.

Quando uma pessoa conhece a si mesma e sabe que fica muito nervosa ao falar em público, é uma característica de inteligência intrapessoal. Mas quando devido ao cargo a pessoa precisa fazer isso, só de imaginar lhe causa nervosismo. Portanto, ela decide sair de sua zona de conforto e se inscreve em um curso de oratória, aprendendo técnicas para enfrentar seu medo de maneira eficaz.

Também se classifica como inteligência intrapessoal quando uma pessoa evita entrar em conflito com outra, pois sabe que poderá se sentir desconfortável ao discutir alguns assuntos e perder o controle da situação.

Por fim, outro exemplo é quando uma pessoa está ciente de que não é muito boa em realizar determinada atividade, mas sabe reconhecer que outra pessoa de sua equipe tem capacidade para realizá-la com êxito. Assim, quando a atividade for designada, não terá problemas em atribuí-la à pessoa certa.

Como desenvolver a inteligência intrapessoal

Se você realmente desejar, desenvolver o autoconhecimento será simples. Aplique as seguintes estratégias que lhe permitirão trabalhar suas próprias emoções e aprender a dominá-las:

  • Elaboração de uma matriz SWOT pessoal: assim como as empresas, os humanos também possuem pontos fortes (S - strenghts), fraquezas (W - weakness), oportunidades (O - opportunites), ameaças (T- threaths). Identificar esses aspectos é muito útil para alcançar sua melhor versão.
  • Diário emocional: revise as situações e as emoções vivenciadas no fim de cada dia.
  • Aprenda com os erros: reconheça as falhas e aproveite-as como uma oportunidade para mudar e não as repetir.
  • Imagine reações a diferentes cenários: pense sobre possíveis situações negativas que possam surgir para saber qual seria sua reação a elas e se preparar para quando realmente acontecerem.
  • Análise de metas: reflita sobre as metas e veja quais comportamentos precisam ser aprimorados para alcançá-las de maneira mais eficaz.

Inteligência interpessoal e intrapessoal

É muito comum confundir inteligência interpessoal com inteligência intrapessoal, pois ambas estão relacionadas à inteligência emocional, mas não devemos cometer esse erro. Quando falamos de inteligência interpessoal, nos referimos à capacidade de se relacionar com outras pessoas, como por exemplo, a capacidade de trabalhar bem em equipe. No entanto, quando falamos de inteligência intrapessoal nos referimos à capacidade de conhecer a nós mesmos, a qual está relacionada a esfera individual e privada.

Portanto, a inteligência interpessoal, nos permite conhecer os outros e interagir bem com eles, enquanto a inteligência intrapessoal nos permite conhecer a nós mesmos.

As empresas estão cada vez mais conscientes e decidem apostar no desenvolvimento do autoconhecimento entre as suas equipes de trabalho. Nesse sentido, muitas delas realizam dinâmicas e  atividades individuais e coletivas para essa finalidade. Por esse motivo a presença de psicólogos nos ambientes de trabalho está ganhando relevância.

Uma boa inteligência intrapessoal pode ser um grande impulso para o sucesso profissional. Trabalhá-la de maneira consciente pode ser muito útil para o desenvolvimento profissional. Afinal, ao se conhecer bem, todos os aspectos da vida fluem melhor.

E você, como desenvolve seu autoconhecimento?