A maioria das pessoas com as quais a área de aquisição de talentos interage não está procurando emprego. Até 70% da força de trabalho global é composta por candidatos passivos, que são aqueles que não estão procurando emprego ativamente. Trabalhar apenas com candidatos ativos reduz o banco de talentos para apenas 30%.
E considerando estes 30% pode ser que nem todos se interessarão pela sua vaga. Embora você precise continuar selecionando candidatos ativos, a chave para encontrar os melhores talentos é incorporar iniciativas que se concentrem em candidatos passivos.
a diferença entre candidatos ativos e passivos
Existem diferenças importantes entre candidatos ativos e passivos, que vão além do fato de estarem ou não no mercado de trabalho. Candidatos ativos procuram por oportunidades e se candidatam. É possível que vejam o seu anúncio e decidam se candidatar. Se forem adequados para o cargo, você terá mais chances de contratar um candidato.
Candidatos passivos não estão procurando trabalho ativamente. É preciso pesquisar para encontrar esses profissionais. Ao encontrá-los, você pode precisar convencê-los de que sua empresa tem uma oportunidade melhor.
O recrutamento de candidatos ativos e passivos também requer estratégias diferentes. Quando você busca por candidatos ativos, divulga suas vagas amplamente. Você receberá candidaturas e analisará os currículos para encontrar aqueles que atendem às suas necessidades. Com candidatos passivos, ocorre o contrário. Você define as suas necessidades e, então, busca um candidato compatível.
Atrair candidatos passivos pode ser desafiador. É preciso muita pesquisa, ligações de prospecção e e-mails. Você deve saber que, muitas vezes, seu contato será ignorado. É por isso que muitas empresas preferem trabalhar com um parceiro de RH, como a Randstad.
atraindo candidatos ativos e passivos
Os candidatos ativos estão atualmente no mercado à procura de uma nova posição. A única coisa que sua empresa precisa é garantir que esses candidatos saibam da existência das suas vagas e vejam sua empresa como uma empregadora de qualidade. Ao mudar o foco da aquisição de talentos para os candidatos passivos, você precisará de abordagens diferentes.
Se deseja aprimorar sua estratégia de aquisição de talentos e encontrar candidatos ativos e passivos, veja o que precisa considerar.
simplifique os processos, sempre que possível
Candidatos ativos querem entrar em contato com você. Em contrapartida, com candidatos passivos, é você que deseja entrar em contato com eles e são menos propensos a passar por processos longos. Por isso, independentemente se um candidato é ativo ou passivo, garanta um processo de candidatura simplificado.
Você conhece com profundidade o processo de recrutamento da sua empresa? Se não, reserve alguns minutos e faça o teste. Muitas plataformas desperdiçam o tempo dos candidatos com etapas desnecessárias, formulários e processos complicados. Considerando que 60% dos candidatos não concluem as candidaturas de emprego, não dificulte o procedimento para eles.
Considere criar um fluxo de trabalho especial para candidatos passivos diferente do processo normal de contratação. Por exemplo, em vez de fazer um candidato preencher um cadastro on-line e realizar uma avaliação inicial, ofereça a ele uma oportunidade rápida de falar imediatamente com alguém que tenha autoridade para contratar.
Antes de iniciar sua busca, revise seu processo de contratação do início ao fim e certifique-se que tenha um processo seletivo assertivo.
contrate com mais rapidez
Ao encontrar um candidato de alta qualidade em sua pesquisa, esteja preparado para agir rapidamente. Caso contrário, correrá o risco de perder bons profissionais. Quando você atrai candidatos passivos, tem mais a perder do que eles. Os melhores talentos são requisitados e podem ser contatados por outros recrutadores. Além disso, eles podem estar felizes em sua posição atual.
Quanto mais você esperar, mais altos podem ser os custos. Se outros empregadores demonstrarem interesse no candidato, você terá que negociar um salário mais alto ou adicionar mais benefícios para que ele aceite sua oferta. Se prolongar muito o processo, passará uma mensagem negativa sobre a cultura da empresa – especialmente em uma época em que os funcionários buscam mais flexibilidade e as empresas precisam ser mais ágeis.
ofereça benefícios
Hoje em dia, os colaboradores buscam mais do que um emprego e um bom salário. Além de uma cultura atrativa, eles buscam mais benefícios.
De acordo com a Pesquisa Randstad de Marca Empregadora, veja o que os funcionários mais valorizam:
- 62%: salário e benefícios atrativos
- 58%: equilíbrio entre vida profissional e pessoal
- 56%: estabilidade no emprego
- 55%: ambiente de trabalho agradável
- 49%: oportunidades de desenvolvimento de carreira
Esses dados não são surpreendentes. Após a pandemia, a saúde, a família, o tempo e a estabilidade se tornaram bens ainda mais valiosos.
Revise os benefícios que sua empresa oferece para ver se condizem com o que os candidatos buscam. Embora alguns benefícios tenham um custo alto, a maioria dos desejos dos candidatos está mais relacionado ao ambiente de trabalho, como horários flexíveis e oportunidades de trabalho remoto.
O que faria você deixar um emprego que ama para trabalhar em outro lugar? Os candidatos esperam que você tenha a resposta para essa pergunta. Ao buscar candidatos passivos, é importante ter as respostas antes de começar a recrutar.
ofereça oportunidades de trabalho remoto
Mesmo que você não tenha feito isso no passado, oferecer oportunidades de trabalho remoto pode aumentar seu banco de candidatos. Não apenas atenua as limitações geográficas, mas também oferece a flexibilidade que muitos funcionários buscam.
Durante a pandemia, muitos colaboradores que nunca haviam trabalhado de casa puderam ter essa experiência. E muitos adoraram. Se trabalhar remotamente é possível, pode ser uma grande vantagem. Caso contrário, pode ser um grande impedimento. Uma pesquisa com 100 executivos de grandes empresas em todo o mundo constatou que 90% estão adotando um modelo de trabalho híbrido, permitindo que os funcionários trabalhem remotamente pelo menos por um período.
Outro estudo relatou que mais de um terço dos funcionários em todo o mundo que foram autorizados a trabalhar remotamente agora afirmam que pediriam demissão se fossem obrigados a voltar ao escritório em tempo integral. Isso cria uma oportunidade sem precedentes para atrair candidatos passivos se puder oferecer trabalho remoto.
procure por candidatos internamente
Talvez o melhor candidato já trabalhe em sua empresa. Nesse caso, ele também se enquadra na categoria de candidatos passivos. Provavelmente não está buscando uma nova posição e pode não se candidatar. No entanto, esse profissional pode ter as habilidades de que você precisa.
Esse processo passa uma mensagem forte aos funcionários de que existem oportunidades de crescimento e ajuda a reter talentos. Mais de 40% das pessoas que são promovidas internamente permanecem mais tempo na empresa.
Atualmente, muitas empresas implementaram etapas formais nas práticas empregatícias, criando um plano de desenvolvimento de carreira que ajuda os funcionários a obter as habilidades e experiências necessárias para avançar para o próximo nível dentro da organização.
peça indicações
Uma de suas melhores estratégias pode ser pedir indicações. Há muitos benefícios quando os funcionários recomendam colegas. Primeiro, os funcionários sabem o que o trabalho exige. Se lhe disserem que conhecem alguém capaz de realizar o trabalho e que se encaixa na cultura da empresa, isso é um bom indício. Em segundo lugar, se a pessoa indicada for contratada, pode fazer com que a pessoa que a indicou permaneça na empresa por mais tempo. Isso mostra aos funcionários que você valoriza a opinião deles.
As indicações não precisam ser apenas de seus funcionários. Pergunte a colegas e clientes se eles têm alguém para recomendar. Considere incentivar aqueles que oferecem boas indicações que resultem em contratação.
melhore a sua marca empregadora
Quando você contata um candidato passivo como parte de seu programa de aquisição de talentos, ele pesquisa sobre a sua empresa na internet. O que ele irá encontrar? Será que as descobertas farão jus ao que ele pensa sobre a sua empresa?
É importante avaliar sua marca e observar qual a imagem que sua empresa passa como empregadora. Um bom ponto de partida é olhar para o seu site do ponto de vista de um candidato. A seção de vagas de emprego é sobre a empresa e o que ela precisa ou mostra aos potenciais candidatos?
Os candidatos atualmente reconhecem a importância de uma cultura forte que vai além do salário. Desejam trabalhar para empresas que realmente valorizem os funcionários e os apoiem em suas vidas profissionais e pessoais. Você consegue demonstrar como faz isso?
Você pode destacar:
- Depoimentos de funcionários
- Projetos comunitários e programas de extensão
- Iniciativas filantrópicas
- Soluções inovadoras
- Oportunidades de desenvolvimento de carreira
Publicações em blogs e redes sociais são ótimos lugares para incluir esse tipo de conteúdo. Considere criar uma biblioteca de conteúdo que aborde diferentes atributos que os possíveis funcionários podem achar atrativos. Quando você está conversando com candidatos e eles dizem que algo é importante para eles, falar que também é importante para a empresa e mostrar um blog ou publicação relacionada em alguma rede social pode causar uma boa impressão.
Por exemplo, se um candidato comenta que deseja crescer na empresa, você pode enviar a ele um vídeo de um de seus colaboradores falando como ele foi promovido. Isso pode ajudar suas iniciativas de aquisição de talentos. Para um candidato que deseja trabalhar para uma empresa que investe na comunidade local, é possível mostrar, em sua rede social, que seus funcionários recebem folga para trabalhar em instituições filantrópicas locais. Isso pode causar uma boa impressão.
Você transmite credibilidade quando diz algo a um candidato e imediatamente comprova que faz o que diz.
Construir uma imagem forte para sua marca requer tempo e comprometimento, e não deve se limitar apenas ao site da sua empresa. Utilize as mídias sociais e outros canais para falar sobre sua missão e como os funcionários estão ativamente envolvidos.
seja proativo
Buscar, atrair e recrutar candidatos ativos e passivos é um desafio. Mas no ambiente de trabalho competitivo de hoje, é uma necessidade. Você não pode esperar que candidatos qualificados encontrem sua empresa. Se sua abordagem para encontrar candidatos passivos não for eficaz, pode perder os melhores e mais capacitados colaboradores.
Para saber mais sobre as diferentes estratégias que podem ajudar você a atrair e contratar candidatos ativos e passivos, baixe nosso guia rápido sobre as melhores estratégias de atração de talentos.