A logística foi uma das primeiras indústrias a ser duramente atingida quando a pandemia global começou. Com bloqueios instantâneos, quarentenas e rigorosas restrições de viagem, a capacidade de armazenar, mover e distribuir produtos tornou-se quase impossível. As prateleiras das lojas ficaram vazias, os contêineres de embarque empilhados nos portos e as empresas lutando para encontrar os suprimentos necessários para atender às demandas dos consumidores.

A escassez da cadeia de abastecimento em todo o mundo aumentou surpreendentemente em 638% apenas na primeira metade de 2021. Estas interrupções forçaram os líderes empresariais a ajustar instantaneamente seus processos e a procurar novos distribuidores e meios de adquirir matérias-primas. Alternativamente, organizações dentro da indústria de logística trabalharam arduamente para mitigar estas interrupções para seus clientes.

Apesar da reabertura dos mercados e das restrições COVID-19 começarem a diminuir, 73% dos executivos de negócios globais ainda classificam a escassez da cadeia de abastecimento como uma de suas principais preocupações. Se essa crise está impactando sua organização, o primeiro passo para mitigar as consequências em sua empresa é entender as causas por trás dela. Continue lendo para saber mais.

o que é a escassez na cadeia de suprimentos?

Em resumo, a cadeia de fornecimento é o processo de produção e distribuição de produtos de um fornecedor para uma empresa e depois para o cliente. Uma escassez de supply chain ocorre quando uma ou mais etapas deste processo são interrompidas, o que causa um atraso na entrega dos produtos ao cliente ou torna impossível atender às demandas do consumidor.

Antes da pandemia, a maioria das faltas na cadeia de abastecimento afetava apenas uma ou duas indústrias de cada vez ou causava pequenos atrasos. Por exemplo, em 2000, a Firestone recolheu 6,5 milhões de pneus devido a preocupações com a segurança, o que levou a uma escassez temporária de pneus nos Estados Unidos. Alternativamente, um desastre nacional poderia levar a uma escassez temporária de suprimentos devido a danos e paralisações de fábricas nessas áreas.

Enquanto muitas organizações investem no planejamento e previsão da cadeia de suprimentos, nada poderia tê-los preparado para as interrupções causadas por uma pandemia global. Esta crise afetou quase todas as indústrias em todas as regiões do mundo.

por que há uma escassez em Supply Chain?

Mesmo antes do impacto da pandemia, a cadeia de abastecimento era um processo complexo que incluía várias etapas e camadas. Apenas uma interrupção neste processo pode levar a uma escassez significativa. Assim, quando a pandemia foi atingida, muitas empresas ficaram despreparadas.

Embora a COVID-19 possa ser considerada o catalisador da atual crise da cadeia de abastecimento, esse é um tópico amplo demais para explicar completamente as questões recentes. Há várias razões que estimulam as contínuas interrupções dessa cadeia.

restrições de viagem

A China é responsável pela produção de quase 29% de todos os produtos globais. Assim, quando foi o primeiro país a enfrentar restrições de viagem, o impacto na cadeia de abastecimento foi notado quase que instantaneamente. Isto causou um efeito de ondulação em todo o mundo à medida que as organizações lutavam para encontrar novos fornecedores para atender a demanda. O Brexit, que entrou em vigor menos de dois meses antes do início da pandemia, também impediu a circulação de produtos e talentos em toda a Europa.

Os navios de carga foram literalmente incapazes de atracar para descarregar mercadorias e os caminhões foram parados nas fronteiras com cargas completas. Com a globalização em um nível sem precedentes, a falta de comércio internacional perturbou os processos da cadeia de abastecimento em quase todas as indústrias em todo o mundo. Essas rupturas também afetaram significativamente a capacidade de muitas empresas de obter os materiais necessários para atender às suas demandas de produção.

Enquanto as fronteiras estão agora se reabrindo e o comércio internacional está se aproximando dos níveis pré-pandêmicos, as empresas ainda estão passando por escassez e atrasos devido aos controles fronteiriços. Embora alguns destes problemas possam diminuir com o tempo, pode levar anos para restabelecer algumas destas cadeias de abastecimento quebradas.

escassez de talentos
escassez de talentos

escassez de talentos

A contínua escassez de talentos combinada com a crescente falta de habilidades certamente desempenha um papel na atual crise da cadeia de fornecimento. Ter os trabalhadores certos nos papéis certos é fundamental para a eficiência da cadeia de suprimentos.

No início da pandemia, as quarentenas e paralisações levaram a uma perda de 114 milhões de empregos somente em 2020. Enquanto as restrições da COVID-19 começam a diminuir e os mercados reabrem, os empregadores ainda estão lutando para adquirir e reter o talento de que precisam.

Esta escassez de talentos tem seu próprio conjunto de causas únicas, incluindo o envelhecimento da população, a continuidade da COVID-19, a grande resignação e as mudanças nas exigências dos trabalhadores. Apesar das razões, a falta de trabalhadores está afetando significativamente as capacidades das organizações para mitigar as interrupções da cadeia de fornecimento.

Por exemplo, nos Estados Unidos, houve uma escassez de mão-de-obra de 80.000 caminhoneiros. Este problema não se limita apenas aos Estados Unidos. O Sindicato Internacional do Transporte Rodoviário informa que 20% dos empregos de caminhões ficaram por preencher em 20 países da Eurásia em 2021. Sem caminhoneiros, a capacidade de movimentar produtos entre localidades se torna ainda mais desafiadora.

Quando se trata da indústria da cadeia de abastecimento, preencher os empregos vagos não é uma tarefa fácil. Não apenas estamos lidando com uma contínua escassez de mão-de-obra, mas muitas dessas funções também exigem habilidades e experiência especializadas. Por exemplo, os motoristas de caminhão devem ter a licença e a experiência certas. Alternativamente, os trabalhadores que lidam com a gestão da cadeia de abastecimento devem ter experiência em planejamento e previsão de materiais.

Além disso, a cadeia de fornecimento é hoje mais impulsionada pela tecnologia do que nunca. Mesmo as linhas de produção e os armazéns estão equipados com tecnologia robótica e de automação. Para que esta tecnologia funcione eficientemente, as organizações precisam de trabalhadores especializados em tecnologia. E não apenas especialistas em codificação de software e analistas de dados. Eles também exigem talentos de nível inferior com habilidades técnicas e experiência. Infelizmente, um estudo recente mostra que apenas 1% das empresas acreditam que têm o talento digital interno de que necessitam.

estoque limitado

Como o planejamento, gestão e previsão da cadeia de abastecimento se tornaram mais sofisticados e precisos ao longo dos anos, as empresas começaram a incorporar um modelo de negócios de cadeia de abastecimento próximo à capacidade. Isto significa que muitas organizações armazenam menos estoque no local. Ao invés disso, elas dependem de sua complexa rede de cadeia de suprimentos para entregar o que precisam e quando precisam.

Antes da pandemia, este novo modelo de negócios funcionava razoavelmente bem e as empresas eram frequentemente capazes de mitigar a maioria das interrupções da cadeia de abastecimento. Este modelo permite cortar custos e melhorar a eficiência do local de trabalho sem sacrificar a qualidade ou impedir o processo de produção. Entretanto, quando a COVID-19 parou repentinamente várias etapas do processo, algumas organizações se viram apenas a dias de distância de uma significativa escassez de suprimentos.

O problema é que este tipo de modelo de negócios requer previsões precisas, o que a tecnologia avançada permitiu até este ponto. Entretanto, não estava preparada para uma pandemia global ou para o nível de interrupções na cadeia de suprimentos que ela causou. Esta crise global imprevisível também tornou as previsões futuras, pelo menos durante a própria pandemia, ainda mais desafiadoras.

Além disso, as empresas que dependiam fortemente do comércio com distribuidores nacionais e internacionais se viram presas quando as paralisações e restrições de viagem foram atingidas. Estas organizações foram forçadas a se transferir para distribuidores locais e regionais, que também se viram forçados a tentar atender ao aumento da demanda.

Como resultado, os líderes empresariais se comprometeram a construir mais redes locais e regionais da cadeia de abastecimento para se protegerem de futuras interrupções. De acordo com um estudo, 38% das empresas globais pretendiam regionalizar sua rede de cadeias de abastecimento. Apesar deste compromisso, contudo, um estudo de acompanhamento revelou que apenas 25% tomaram medidas para construir uma rede de cadeia de abastecimento que se concentrava em fornecedores locais e regionais. Ao invés disso, 61% dessas empresas aumentaram seus inventários no local.

Esta poderia ser apenas uma solução de curto prazo porque 90% das empresas pesquisadas ainda têm planos de regionalizar suas redes de cadeia de abastecimento em algum momento no futuro. A mudança poderia ser uma oportunidade de ouro para que empresas menores e locais preenchessem a lacuna.

impacto global das interrupções contínuas da cadeia de fornecimento

A escassez contínua da cadeia de abastecimento tem impactado as empresas em todo o mundo de diversas maneiras, como:

incapacidade de atender à demanda do cliente

De acordo com um estudo recente, o maior desafio da cadeia de suprimentos das organizações é garantir as matérias-primas dos fornecedores. Alguns desses líderes empresariais admitem que a falta de diversificação em sua rede é parcialmente responsável, mas também observam que a incapacidade dos fornecedores em acompanhar os avanços tecnológicos também está dificultando os processos de supply chain.

Não importa quais sejam as razões, se sua empresa não consegue garantir os materiais necessários para a produção, pode ser quase impossível atender às demandas dos consumidores. Podemos ver esta falha no processo da cadeia de fornecimento pelo número de prateleiras vazias nas lojas em todo o mundo.

Para seu negócio, no entanto, isso significa mais do que uma entrega lenta dos produtos. Pode causar a perda de clientes, diminuir a receita e, em última instância, afetar o sucesso futuro da empresa. É crucial tomar medidas para fortalecer suas redes e processos da cadeia de abastecimento para melhorar a eficiência e atender às demandas dos consumidores.

prazos de entrega mais longos

Mesmo que sua empresa seja capaz de garantir as matérias-primas necessárias para a produção, a combinação de atrasos na entrega e escassez de talentos pode levar a prazos mais longos ou ao tempo necessário para concluir um pedido. Como líder empresarial, você já sabe que qualquer atraso no processo de produção é caro. Pode diminuir a produção, diminuir a confiança do cliente, reduzir as vendas e impactar a receita.

Tipicamente, as empresas têm a capacidade de mitigar algumas interrupções dentro da cadeia de fornecimento. A atual escassez de supply chain, no entanto, está impactando tudo, desde a produção até a entrega, causando um gargalo nos processos de produção em todas as indústrias. Por exemplo, a escassez de chips de computador levou a uma perda de 11,3 milhões de unidades de produção somente na indústria automobilística. Outro exemplo que está impactando a indústria automobilística é a escassez de chicotes de arame devido ao conflito Ucrânia-Rússia. Os fabricantes de automóveis, incluindo BMW, Volkswagen e Porsche, já anunciaram interrupções de produção que provavelmente durarão meses até que sejam encontrados fornecedores alternativos.  

Como todos os executivos sabem, prazos de entrega mais longos podem resultar em menor produção, custos mais altos e receita reduzida.

aumento dos custos de fornecimento
aumento dos custos de fornecimento

aumento dos custos de fornecimento

Como se a escassez da cadeia de abastecimento não fosse suficiente, o aumento da demanda e a crescente preocupação com a inflação estão levando a custos mais altos de material e fornecimento. Se sua organização, como muitas, já está enfrentando restrições orçamentárias ao tentar navegar em um mercado pós-pandêmico, despesas com abastecimento mais altas tornam este processo ainda mais difícil. Agora, as empresas não só têm que desenvolver novas redes que lhes permitam assegurar as matérias-primas de que necessitam, mas também devem fazer da eficiência de custos uma prioridade máxima.

Além disso, as empresas estão enfrentando mais uma batalha difícil - o aumento dos custos de combustível. O conflito entre a Rússia e a Ucrânia fez com que os preços dos combustíveis subissem quase diariamente. Nos Estados Unidos, por exemplo, os preços do gás atingiram um pico sem precedentes e os custos da gasolina na Europa chegaram a subir 62% em algumas áreas.

Estes preços aumentados, por sua vez, estão sendo transferidos para organizações que já estão lidando com custos maiores devido à demanda e à inflação. Por exemplo, a Amazon anunciou recentemente que cobrará de seus vendedores terceirizados uma taxa de combustível de 5%. As empresas devem tomar decisões difíceis em relação à sua rede de abastecimento para controlar os custos, caso esperem permanecer competitivas.

quem é mais afetado por essas faltas na cadeia de abastecimento?

Em última análise, todos, desde produtores e distribuidores até varejistas e consumidores, são afetados pela atual crise da cadeia de fornecimento. Entretanto, as indústrias mais afetadas são as que estão bem no meio da rede da cadeia de abastecimento, incluindo a fabricação e logística, assim como os varejistas que dependem da entrega de mercadorias.

Por exemplo, a fabricação é inegavelmente uma das indústrias mais duramente atingidas. Um atraso em apenas uma matéria-prima necessária poderia interromper completamente a produção. Hoje, muitos fabricantes não estão lidando apenas com um atraso na entrega de suprimentos. Em vez disso, eles estão enfrentando múltiplas faltas na cadeia que estão impactando várias etapas do processo de produção simultaneamente. Estas empresas estão encontrando dificuldades para atender às necessidades de pessoal e de produção.

Veja aqui vários exemplos de como a atual crise da cadeia de abastecimento está impactando as empresas e os consumidores.

quando a cadeia de abastecimento voltará ao normal?

Embora possa ter levado apenas alguns dias para ver rupturas no processo da cadeia de abastecimento devido à pandemia global, vai levar mais tempo para reparar esses danos. A maioria dos especialistas concorda que as interrupções na cadeia de abastecimento provavelmente durarão até 2022, mas a realidade é que pode levar anos para que essas redes sejam construídas de volta aos níveis pré-pandêmicos.

A continuação da escassez de talentos certamente desempenhará um papel nesta recuperação. Se as organizações não conseguirem assegurar o talento necessário para atender às demandas dos consumidores, isso poderá prolongar a recuperação da cadeia de abastecimento. Além disso, se os fornecedores não puderem adquirir as habilidades digitais de que precisam para implementar novas tecnologias, poderá levar ainda mais tempo para resolver algumas das questões mais complexas da cadeia de fornecimento.

Se sua empresa, como muitas em todo o mundo, está enfrentando desafios devido à escassez da cadeia de abastecimento, o primeiro passo para superar estes obstáculos é compreender claramente as causas e os efeitos desta crise. Por isso, criamos um guia sobre o tema que pode ser baixado gratuitamente abaixo:

sobre o autor
Fabio Donadoni
Fabio Donadoni

Fabio Donadoni

National Inhouse Manager

Fabio é gerente da solução de Inhouse da Randstad com mais de 20 anos de experiência. A divisão, que está sob sua responsabilidade, auxilia inúmeras empresas com equipes alocadas em suas operações, executando soluções customizadas de recrutamento e gestão de alto volume de temporários. Em suas experiências anteriores, Fabio também atuou em empresas de recrutamento em países como Malaysia, Brasil e Itália.

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