O setor de logística foi um dos que mais se transformou durante a pandemia. A forma como os consumidores fazem suas compras mudou da noite para o dia. De fato, o faturamento global do comércio eletrônico teve um aumento de mais de 27% entre 2019 a 2020. Com essa migração significativa para as compras online, as empresas no mundo todo se viram forçadas a desenvolver, com pouco tempo de planejamento, novas estratégias logísticas. Pior ainda, as empresas tiveram flutuações quase semanais na demanda por bens, além de uma escassez de pessoal como nunca antes vista.

Embora a pandemia esteja começando a enfraquecer e os mercados globais finalmente estejam voltando a se estabilizar, as demandas no setor da logística ainda são intensas, especialmente com relação à contratação de trabalhadores qualificados. Por exemplo, nos Estados Unidos, há uma demanda prevista de mais de 600 mil novas vagas de emprego no setor de logística até 2029.

A necessidade por trabalhadores do setor de logística é especialmente alta para cargos comuns, como:

gerentes de transporte

Os gerentes de transporte supervisionam o transporte de mercadorias do ponto A ao ponto B. Esses gerentes podem se especializar em um tipo específico de transporte, como ferroviário, rodoviário, aéreo ou marítimo, bem como gerenciar o transporte de mercadorias em todos os meios.

A UE emprega mais de 11 milhões de trabalhadores no setor de transporte, o que representa mais de 8% de todo o mercado de trabalho. Os especialistas preveem um aumento de 60% no transporte de carga até 2050, o que trará uma demanda ainda maior na necessidade de trabalhadores de logística.

Available for a white, blue and yellow background. Please use the version for the background color as indicated in the file name. The zip file contains the illustration in EPS, PNG, SVG and AI format.

Acesse o nosso guia e obtenha insights sobre as principais tendências para a área de logística

faça o download

planejadores da cadeia de fornecimento


Em vez de supervisionar o transporte de mercadorias, os planejadores da cadeia de fornecimento são responsáveis ​​pelo desenvolvimento dos processos desta. Esses planos incluem tudo, da aquisição aos estoques de embalagem à entrega.

Apesar da pandemia, a China registrou um crescimento de 9,9% nas exportações. Para atender às crescentes demandas de logística em um mercado pós-pandemia, 93% das empresas com sede na China planejam transformar seus processos atuais da cadeia de fornecimento para melhorar sua eficiência. É possível afirmar que nos próximos anos haverá um aumento na demanda por planejadores da cadeia de fornecimento na China para auxiliar as empresas nessa transformação.

funcionários dos armazéns

Os trabalhadores de armazéns, especialmente aqueles com certificações para operar empilhadeiras, constituem o núcleo do setor da logística. Esses funcionários são responsáveis ​​por tudo: atendimento de pedidos, embalagem e o envio.

Só nos Estados Unidos, existem mais de 3 milhões de trabalhadores de armazéns, com uma demanda estimada de mais de 125 mil trabalhadores em 2029. Em 2021, no Reino Unido, o número de vagas disponíveis nos setores de transporte, logística e armazenamento teve sua demanda mais que dobrada quando comparada com 2019.

principais tendências emergentes no RH da área de logística

Compilamos as tendências de RH no setor de logística para que você possa consultá-las enquanto navega pelas incertezas de um mercado pós-pandemia.

sobre a autora
sofie
sofie

sofie maervoet

vice presidente global de conceitos de staffing

Sofie é uma das líderes de staffing na Randstad com um histórico de otimização de processos, treinamento e coaching. Ela começou sua carreira como recrutadora de staffing na Randstad Bélgica em 2002. Mais tarde, ela se juntou à equipe na Randstad Suíça como gerente de conteúdo até se juntar à equipe de desenvolvimento de conceito global em 2018.