Na era moderna da tecnologia em rápida evolução, da digitalização contínua dos processos de negócios e da mudança nas expectativas dos colaboradores, uma coisa é certa: as empresas precisam se esforçar muito para acompanhar o ritmo das mudanças.

Independentemente do que os próximos anos possam trazer – e das incertezas que possam surgir –, sua empresa e seus colaboradores devem estar prontos para a mudança. A implementação de uma estratégia robusta de força de trabalho ajudará sua organização a se preparar para o futuro e a enfrentar com sucesso os desafios e as oportunidades que ainda estão por vir.

como criar uma força de trabalho do futuro

Você está pronto para preparar sua organização para o futuro do trabalho? Veja abaixo algumas das principais áreas em que você deve se concentrar para preparar sua força de trabalho para os desafios e oportunidades futuros.

criar uma força de trabalho flexível e ágil

Embora possa ser difícil prever com certeza o que o futuro trará, todo líder empresarial pode ter certeza de que a mudança se manifestará de uma forma ou de outra.

Por exemplo, novas tecnologias podem oferecer o potencial de transformar e otimizar seus principais processos de negócios, ou as tendências emergentes do mercado de trabalho podem exigir que você atualize seus métodos de recrutamento. Por outro lado, mudanças nas expectativas dos clientes ou interrupções na cadeia de suprimentos podem exigir que sua empresa aumente ou diminua a força de trabalho com pouco ou nenhum aviso prévio.

As organizações que criam forças de trabalho ágeis estão mais preparadas para percorrer os caminhos incertos do futuro. A agilidade no local de trabalho permite maior flexibilidade e aumenta a previsibilidade do projeto. Essas vantagens, por sua vez, podem melhorar os resultados de negócios, inclusive a satisfação do cliente e o controle de qualidade.   

A agilidade no local de trabalho não é uma estratégia nova para a força de trabalho. Porém, devido às rápidas mudanças nos mercados atuais, a agilidade se tornou uma necessidade, não uma opção. Há várias medidas que você pode tomar para criar maior flexibilidade e agilidade em sua força de trabalho, como:

uso de trabalhadores temporários

O uso de trabalhadores alternativos, incluindo trabalhadores temporários e sazonais, está passando rapidamente da exceção à regra. Alguns especialistas preveem que metade da força de trabalho dos EUA será composta por trabalhadores alternativos até 2027. Na Europa, o crescimento do número de freelancers está superando o número de empregos padrão em vários países, incluindo Países Baixos, França e Reino Unido.

Esse aumento no uso de trabalhadores alternativos faz todo o sentido. Por exemplo, os varejistas podem beneficiar-se do uso de trabalhadores temporários para ajudar a gerenciar as vendas sazonais. A manufatura é outro setor que se beneficia significativamente da manutenção de uma força de trabalho temporária. Esse tipo de programação flexível permite que as empresas aumentem ou diminuam sua força de trabalho para atender à demanda atual. 

treinamento transversal de trabalhadores

O treinamento transversal de trabalhadores é o processo de treinar seus colaboradores para lidar com várias funções dentro da empresa. Há várias estratégias que você pode usar para treinar seus funcionários, incluindo treinamento interno e programas de mentores e aprendizes. O treinamento transversal também é uma maneira eficaz de lidar com colaboradores que estão se aposentando. Ele permite que seus funcionários experientes compartilhem sua experiência e conhecimento com outros colaboradores antes de se aposentarem.

O treinamento transversal oferece vários benefícios, como:

  • Aumentar a produtividade
  • Desenvolver flexibilidade e agilidade na força de trabalho
  • Aumentar o envolvimento dos colaboradores
  • Melhorar a satisfação dos colaboradores
  • Aumentar as taxas de retenção
  • Identificar e formar líderes dentro da empresa

Uma vez treinados, sua empresa pode transferir imediatamente esses colaboradores de uma função para outra, conforme necessário. Essa estratégia pode ajudar sua empresa a se adaptar rapidamente a quaisquer mudanças ou obstáculos no local de trabalho.

adotar a tecnologia de RH

Os rápidos avanços na tecnologia de RH estão simplificando o processo de gerenciamento da força de trabalho. Eles também estão ajudando os empregadores a se prepararem para o futuro do trabalho. Vejamos um exemplo. O software de folha de pagamento e gerenciamento de relações com colaboradores (ERM) oferece aos empregadores a capacidade de rastrear e analisar instantaneamente os dados da força de trabalho. Essa capacidade permite que os empregadores identifiquem problemas ou lacunas no local de trabalho e superem esses desafios antes que eles levem a elevados custos de interrupções no local de trabalho, como aumento da rotatividade, mais horas extras ou paradas de produção.

Em segundo lugar, a tecnologia de RH correta, como o Sistema de Gerenciamento de Recursos Humanos (HRMS), pode melhorar a capacidade da sua empresa de prever com precisão as necessidades futuras da força de trabalho. Isso inclui tudo, desde a previsão das necessidades futuras de vendas até a identificação de tendências emergentes do mercado e a detecção de lacunas de habilidades específicas na empresa. Essas percepções podem ajudar os empregadores a prepararem seus colaboradores para o futuro, garantindo que eles tenham as ferramentas, o treinamento e os recursos certos. 

Por fim, a tecnologia de RH pode ajudar a otimizar os processos de recrutamento e gerenciamento da força de trabalho e melhorar a eficiência e os resultados gerais. Esse recurso é crucial em um momento em que a aquisição de talentos qualificados está mais difícil do que nunca e a retenção de colaboradores se tornou uma das principais prioridades dos empregadores.

Woman sitting on a window sill having a chat with two colleagues.
Woman sitting on a window sill having a chat with two colleagues.

adquirir habilidades para o futuro

Devido ao surgimento de novas tecnologias, à digitalização dos processos de negócios e ao rápido crescimento da automação no local de trabalho, as habilidades necessárias hoje são muito diferentes daquelas de apenas alguns anos atrás.

Nosso Relatório Global de Habilidades sob Demanda de 2022 mostra que as habilidades a seguir são as mais demandadas atualmente:

  • inteligência artificial e aprendizado de máquinas (IA/ML)
  • computação em nuvem
  • big data
  • inteligência de negócios e visualização de dados (BI/DV)
  • interface do usuário e experiência do usuário (UI/UX)
  • desenvolvimento de aplicativos móveis
  • segurança cibernética
  • atendimento ao cliente
  • vendas e desenvolvimento de negócios (BD)
  • gerenciamento financeiro/orçamento e contabilidade

Embora nem todos os cargos dessa lista possam pertencer à sua empresa, é importante entender exatamente de quais habilidades sua empresa precisa hoje e no futuro. Também é importante identificar quaisquer lacunas entre as habilidades que sua empresa já possui e as habilidades que ainda precisa adquirir. Essa etapa pode ser alcançada com a realização de uma avaliação abrangente das habilidades. Se isso chamar a atenção para lacunas claras de talentos, você poderá começar a planejar estratégias para lidar com elas, seja por meio de recrutamento ou recapacitação da força de trabalho já existente.

Se você optar por seguir o caminho do recrutamento, deverá concentrar-se em conceitos como a marca empregadora e se ela é forte o suficiente para atrair as pessoas de que você precisa. Infelizmente, a atual escassez de mão de obra e a lacuna de habilidades já estão dificultando que os empregadores adquiram as habilidades de que precisam. De acordo com uma pesquisa recente da Gartner, 64% dos executivos de TI citam a escassez de mão de obra como a principal culpada por impedir a implementação de novas tecnologias.  

Também vale a pena considerar os benefícios que você pode obter ao trabalhar com um parceiro de soluções de RH dedicado, como a Randstad. Essa parceria pode ajudá-lo a se conectar com talentos pré selecionados, com conjuntos de habilidades que correspondam aos seus critérios definidos.

investir em treinamento de colaboradores e desenvolvimento de carreira

Embora a criação de uma estratégia de recrutamento robusta para adquirir algumas das habilidades mais procuradas seja uma tática vital, ela pode não ser suficiente para atender às necessidades atuais e futuras de sua empresa. É igualmente importante criar uma estratégia para adquirir essas habilidades internamente, investindo no treinamento de seus colaboradores atuais.

A boa notícia é que os trabalhadores de hoje querem aprender. O relatório Workforce of the Future 2030 da PwC constatou que 74% dos trabalhadores estão prontos para aprender novas habilidades ou fazer um novo treinamento para permanecerem empregáveis no futuro. De acordo com Jon Williams, sócio e líder global, equipe e organização da PwC:

“O aprendizado de máquinas e a IA nos ajudarão a fazer um trabalho muito melhor de planejamento da força de trabalho no futuro, mas não podemos sentar e esperar que o futuro do trabalho aconteça. As organizações e os trabalhadores que entenderem os possíveis futuros e o que cada um deles pode significar em seu caso, e que planejarem com antecedência estarão mais preparados para ter sucesso.”

A tecnologia emergente pode melhorar significativamente a eficiência dos negócios, e a boa notícia é que seus colaboradores estão dispostos a adotar essas novas ferramentas. Cabe a você, como empregador, desenvolver estratégias de força de trabalho que combinem esses dois componentes e preparem sua força de trabalho para o futuro a fim de garantir o sucesso contínuo dos negócios. 

Infelizmente, os empregadores de todo o mundo estão enfrentando um “enorme desafio de qualificação de habilidades” e uma possível “crise da força de trabalho que consiste em uma escassez geral de mão de obra e uma incompatibilidade de habilidades”. É fundamental tomar medidas agora para treinar seus colaboradores para o futuro do trabalho.

De acordo com o Boston Consulting Group, há seis medidas que sua organização pode adotar para enfrentar esse desafio e preparar sua força de trabalho para o futuro:

  1. Criar um plano estratégico de força de trabalho.
  2. Lançar programas de qualificação direcionados. 
  3. Adotar contratos de aprendizagem.
  4. Adotar as mais recentes tecnologias de aprendizagem.
  5. Desenvolver uma cultura de aprendizado contínuo.
  6. Estender a qualificação à sociedade em geral.

Se estiver procurando novas maneiras de aproveitar e implantar talentos em sua organização para estar pronto para os testes e oportunidades do futuro, o apoio de um parceiro especializado como o Randstad Risesmart pode ser inestimável.

sobre a autora
monica souza
monica souza

mônica souza

regional staffing manager

Mônica é gerente regional da solução de staffing da Randstad, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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