Em pouco tempo, a Inteligência Artificial (IA) passou a ser algo comum no ambiente corporativo. Por exemplo, o Copilot da Microsoft ajuda nas tarefas diárias, a IA do LinkedIn pode criar atualizações de status e o Google, em breve, responderá às pesquisas com um resumo gerado por IA.

A IA é uma das ondas de transformação digital mais velozes já observadas. No entanto, os líderes se sentem obrigados a tomar decisões cruciais: em quais ferramentas de IA devo investir? Como a IA afetará meus planos de contratação? Quais são os maiores riscos de usar a IA? E, por fim, a pergunta mais importante de todas: como a sua empresa pode se beneficiar com o uso da IA? 

Para responder a essas perguntas, vamos dar uma olhada no que outras empresas estão fazendo.

como as empresas estão usando a IA atualmente?

A Inteligência Artificial ainda é uma tecnologia em estágio inicial, portanto, há poucos dados sobre os benefícios em longo prazo.

No entanto, algumas empresas compartilharam formas inovadoras de empregar essa ferramenta. Veja alguns exemplos a seguir:

melhores oportunidades de negócios para empresas de capital privado

Buscar oportunidades de investimento pode ser um processo complexo. As empresas de capital privado dedicam um tempo considerável na análise de documentos e coleta de informações públicas como parte do processo de alcançar novos negócios.

Algumas empresas começaram a usar a IA para acelerar essas tarefas. A empresa de investimentos britânica BC Partners começou a usar o ChatGPT para analisar dados com mais rapidez e elaborar resumos dos relatórios. Essa abordagem já ajudou a organização a identificar oportunidades adicionais que maximizam o valor dos negócios.

 

melhores processos envolvendo risco e compliance

A IA é ótima em reconhecer padrões, o que a torna a ferramenta ideal para tarefas de risco e compliance. Uma grande empresa global de contabilidade testou recentemente um esquema que usa IA em seu processo de auditoria. O primeiro teste feito pela empresa identificou duas irregularidades que os investigadores humanos posteriormente constataram como ações fraudulentas.

Os controles internos ainda exigem supervisão humana, mas a IA torna o processo mais rápido e confiável. A automação também reduz a carga de trabalho dos analistas de compliance juniores, permitindo que se concentrem em tarefas mais importantes.

aceleração dos ciclos de P&D

Pesquisa e desenvolvimento (P&D) são umas das áreas mais promissoras para a tecnologia de IA. Por exemplo, as empresas farmacêuticas enfrentam atualmente um custo médio de US$2,2 bilhões com pesquisa e desenvolvimento, por descoberta, com um ciclo médio de sete anos. 

Com isso, a IA pode ajudar a reduzir esses custos e disponibilizar medicamentos que salvam vidas mais rápido do que nunca.

quais são as principais oportunidades de utilização da IA?

Estamos começando a ver a IA fazer a diferença para nossos clientes, bem como para nossos próprios processos internos. Algumas das maiores oportunidades criadas pela IA incluem:

  1. eficiência

    A IA pode reduzir as cargas de trabalho, especialmente com tarefas repetitivas, como escrever e-mails ou analisar documentos. 

  2. inovação

    Ao automatizar tarefas repetitivas, você dará à sua equipe mais tempo para se concentrar no trabalho estratégico e na inovação. Isso impacta todos os departamentos, do desenvolvimento de produtos aos Recursos Humanos. A IA também pode promover a inovação, realizando análises complexas, além de oferecer poderosas ferramentas de brainstorming para sua equipe.

  3. experiência do cliente

    A IA viabiliza uma nova geração de ferramentas voltadas ao cliente, como chatbots para atendimento escalonável e durante um horário maior. Os clientes podem utilizar essas ferramentas para obter respostas, conseguir cotações de preços e gerenciar suas contas. Quando o cliente tem uma boa experiência com a ferramenta de IA disponibilizada, sua opinião é positiva e a empresa obtém um maior lifetime value (lucro dado por um cliente enquanto ele mantém um relacionamento com a empresa).

  4. tomada de decisão

    A inteligência artificial também exerce um papel importante para cargos executivos. A tecnologia levará a tomada de decisão focada em dados a um novo patamar, permitindo que CEOs e CFOs solicitem análises detalhadas, estudem diferentes cenários e preparem documentos de planejamento. Com isso, decisões de negócios mais rápidas e precisas serão possíveis.

  5. papel de coadjuvante

A IA substituirá totalmente os colaboradores humanos? É improvável. Em vez disso, esperamos vê-la em um papel de “coadjuvante”, permitindo que as pessoas trabalhem de forma mais rápida e inteligente. As ferramentas de IA podem atuar como tutores e mentores de colaboradores iniciantes, permitindo que aperfeiçoem habilidades mais rápido do que nunca. Colaboradores mais experientes podem usar ferramentas de IA para automatizar tarefas, gerenciar fluxos de trabalho e melhorar sua produtividade.

quais são os riscos de implementar a IA?

A IA é uma tecnologia em evolução que oferece riscos e benefícios. À nossa equipe e aos nossos clientes, aconselhamos estar cientes dos seguintes pontos:

  1. os resultados nem sempre são confiáveis

    Os sistemas de IA generativa são propensos a “alucinações”, que fazem com que o sistema apresente informações falsas ou imprecisas como se fossem um fato. Um estudo constatou que 3% da produção do ChatGPT contém informações falsas  e outras fontes afirmam que a porcentagem chega a 20%.

  2. o viés é uma possibilidade

    Um sistema de IA conterá todos os vieses encontrados em sua base de dados de treinamento. Talvez, o exemplo mais conhecido seja do sistema de contratação alimentado por IA da Amazon, que rejeitou candidatas mulheres para cargos de engenharia. O sistema havia sido treinado com dados de candidatos anteriores, a maioria homens, e o algoritmo herdou esse viés.

  3. as regras de privacidade e conformidade estão mudando

    Marcos regulatórios estão surgindo em todo o mundo, como a Lei de IA da União Europeiaa proposta de Lei de Direitos de IA dos Estados Unidos. Mudanças nas regulamentações podem criar problemas de compliance que afetam a forma como você utiliza a IA, especialmente ao processar dados pessoais.

  4. A supervisão humana será sempre necessária

    As ferramentas de IA não podem ser aplicadas de forma 100% automatizada para a maioria das tarefas. A supervisão humana ainda é necessária para evitar erros, identificar falhas e auditar resultados. Além disso, também é importante lembrar o valor do toque humano, tanto nas interações com os clientes quanto dentro das equipes.

  5. ausência de habilidades relacionadas à IA

    A lacuna de habilidades de IA tem se tornado um grande problema. Cerca de 75% dos líderes dizem enfrentar dificuldades para encontrar talentos especializados em IA, ao passo que cerca de 40% do quadro de colaboradores pode precisar se requalificar para se adaptar ao mundo na era da IA. Os líderes ainda precisam tomar decisões cruciais sobre investimento, recrutamento e aperfeiçoamento de habilidades (upskilling).

preparando-se para o mundo pós-IA

A IA está avançando rapidamente e a maioria das empresas está se esforçando para garantir que não fique para trás.

Embora haja bastante incerteza atualmente, uma coisa está clara. Para ter sucesso em um mundo pós-IA, as organizações precisam do talento certo em todos os cargos, incluindo no executivo. Os CFOs, CTOs e outros líderes precisam das habilidades certas para aproveitar as oportunidades criadas pela IA quando elas surgirem.

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