A automação já não é mais um conceito e sim uma realidade que cresce de forma significativa para empresas e indústrias a cada ano que passa.

As consequências dessa tendência são perceptíveis no mundo do trabalho. Como a KPMG observou em sua série de relatórios Rise of the Humans,  a convergência de inteligência artificial, automação, machine learning e plataformas cognitivas "tiveram um impacto profundo na força de trabalho".

Olhando para essa tendência do ponto de vista do RH, os gestores estão pensando em como podem garantir os benefícios da automação sem criar consequências negativas para o negócio e seus colaboradores.

Com isso em mente, aqui estão algumas das principais áreas do RH onde a automação pode ser particularmente vantajosa. 

Contratação

Encontrar e contratar as pessoas que sua organização precisa para ter sucesso é uma das responsabilidades fundamentais do departamento de RH. Pode ser uma tarefa demorada e desafiadora, especialmente quando você enfrenta obstáculos como a escassez de habilidades e a necessidade de contratar funcionários rapidamente para atender a demandas urgentes. 

Ferramentas automatizadas podem fazer uma grande diferença ao eliminar algumas das partes mais demoradas do processo de contratação, liberando os membros da equipe de RH para se concentrar em tarefas de alto valor que requerem um toque pessoal.

As empresas modernas possuem uma gama de ferramentas e tecnologias que podem ajudar a otimizar a contratação através da automação. Os chatbots, por exemplo, podem assumir muito do trabalho envolvido na triagem antecipada de candidatos e na gestão de grandes grupos de candidatos.

Verificação de referência

Uma parte específica do processo de contratação que pode se beneficiar da automação é a verificação de referência. Essa é uma etapa fundamental do processo de recrutamento, na qual você quer ter certeza de que está sendo minucioso e tomando as decisões certas, sem dedicar muito tempo a essa atividade.

Quando essa tarefa é feita manualmente, ela consome o tempo da sua equipe, e se você não conseguir usar os recursos suficientes para o processo, você corre o risco de contratar pessoas que não são certas para a vaga ou para a empresa. 

Esse é um exemplo claro de como a automação pode beneficiar um negócio, tornando um processo-chave mais rápido, eficiente e confiável. 

Onboarding

Otimizar seu processo de onboarding pode oferecer uma série de benefícios para o negócio e para sua força de trabalho.

Se você faz um bom trabalho ao engajar novos recrutados desde o começo da jornada, você pode ter vantagens como:

  • redução da rotatividade de pessoal;
  • relações positivas no trabalho;
  • melhor desempenho e produtividade.

Incorporar a automação nessa função de RH fará com que você não precise se preocupar tanto com as várias tarefas administrativas e papeladas envolvidas, então você pode concentrar suas atividades no âmbito humano e ajudar os novos contratados a se instalarem. Isso coloca você em uma posição melhor para evitar alguns dos erros de onboarding mais comuns.

Análise de dados e programação da força de trabalho

Um dos desafios mais comuns que os gestores de RH enfrentam atualmente é coletar, gerenciar e analisar grandes quantidades de dados da força de trabalho.

Se isso for feito com eficácia, você pode obter insights valiosos sobre os recursos humanos, como eles são implantados e onde você pode fazer mudanças para entregar melhorias.

No entanto, quando você se depara com dados complicados, lidar com as informações não é uma tarefa fácil.

"A modelagem da força de trabalho é uma nova disciplina para o RH e que inclui os principais conjuntos de habilidades em que o RH muitas vezes não tem tanta experiência, como ser baseado em evidências, usar insights e análises e ver as organizações como sistemas complexos." — Robert Bolton, parceiro no Centro Global de Pessoas e Mudanças da KPMG.

Tarefas rotineiras

Uma pesquisa realizada pelo Gartner mostrou que 69% do tempo de um gerente é normalmente ocupado por atividades que poderiam ser executadas por meio da tecnologia.

A empresa ofereceu o exemplo de relatórios de despesas, que poderiam ser cuidados por sistemas de gestão de despesas, e treinamentos imediatos, que poderiam ser substituídos por intervenções de chatbot em tempo real.

Existem muitos outros exemplos de tarefas rotineiras que podem ser automatizadas, tais como:

  • aprovação de quadro de horários;
  • processamento de pedidos de licença;
  • atualização de registro de funcionários;
  • treinamento de agendamento de produção.

Com tecnologias de automação para cuidar de trabalhos como esses, você terá mais tempo para se concentrar no lado humano do RH.

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