Mesmo diante de um cenário atual de incertezas, manter sua marca empregadora ainda deve ser um componente crítico de sua estratégia de talentos. 

Esteja uma empresa contratando ou reduzindo seu quadro de funcionários, os esforços para proteger a reputação de uma organização como marca empregadora devem permanecer como prioridade. 

Durante momentos delicados, em particular, as empresas precisam estar ainda mais atentas sobre como são vistas pelos funcionários, candidatos e o público em geral. 

Não apenas a marca de uma empresa impactará na sua capacidade futura de atrair talentos, mas haverá um efeito halo em seus negócios como um todo, já que nesse caso, há um julgamento enviesado sobre a marca.  

Mas, para manter a marca empregadora da sua organização, você precisa de uma estratégia que inclua um conjunto robusto de ferramentas que automatizam o monitoramento, planejamento e ativação de campanhas. 

Dependendo do seu negócio, isso pode exigir muitos recursos ou esforço mínimo. Quaisquer que sejam suas necessidades, seja claro sobre os recursos necessários para construir uma marca forte e uma experiência de candidato. Isso garantirá que você tenha um pipeline de talentos extenso e sustentável.

Embora algumas atividades de construção de marca exijam especialização no assunto e habilidades de gestão de projetos, há muitas tarefas que podem ser automatizadas ou facilitadas pela tecnologia. 

Essas ferramentas ajudam os gerentes de marca do seu empregador a se concentrarem em um trabalho estratégico de alto nível, como desenvolver uma proposta de valor atraente para o funcionário, nutrir embaixadores da marca e criar um plano de ativação.

A tecnologia atual é ótima para executar muitas tarefas repetitivas e trabalhosas, como ampliar o conteúdo ou acompanhar os candidatos. 

Outras aproveitam a inteligência artificial para fazer julgamentos “inteligentes” sobre certas tarefas, como análise de dados. Quando integradas, podem servir como uma plataforma poderosa para ativar sua marca empregadora.

Como acontece com qualquer tipo de tecnologia de RH, há muitas opções para escolher e nenhuma organização tem orçamentos ilimitados para ferramentas de construção da marca empregadora. 

Algumas soluções, como uma plataforma de marketing de recrutamento, podem ser um investimento significativo, mas outras são gratuitas ou estão disponíveis a um custo mínimo. 

Para determinar o que é certo para você, estabeleça metas claras para ativar e monitorar sua marca empregadora — seja para melhorar suas pontuações de avaliação de empregador público, atrair mais tráfego para a sua página de vagas ou aumentar a satisfação do candidato. 

Em resumo, determine seu orçamento para tecnologia e priorize os investimentos que o ajudarão a atingir essas metas da maneira mais conveniente. 

Considere também o caminho de migração das tecnologias que você adquire, garantindo que possam oferecer suporte a seus objetivos de longo prazo, bem como aos imediatos. 

Certifique-se de fazer um orçamento para despesas futuras, pois a tecnologia nunca para e você deve monitorar continuamente a inovação que pode ajudá-lo a alcançar os objetivos almejados para sua marca empregadora.

ferramentas a serem consideradas para sua estratégia de marca empregadora

Possivelmente a tecnologia de maior impacto são as plataformas de marketing de recrutamento, que estão crescendo rapidamente à medida que mais empresas se concentram em sua marca empregadora. 

Normalmente, com um conjunto abrangente de ferramentas, a funcionalidade dessa tecnologia vai muito além do sistema tradicional de rastreamento de candidatos. 

Definida pela empresa de analistas Aptitude Research, como uma plataforma que “gerencia outbound sourcing, marketing de recrutamento inbound e employer branding”.

Além disso, dizem que “uma plataforma de marketing de recrutamento inclui recursos que mantêm a marca empregadora, promove relacionamentos com os candidatos e aprimora os esforços de mensagens e comunicação”.

A pesquisa Talent Trends de 2021 da Randstad Sourceright, que avalia a opinião de mais de 800 líderes de capital humano e executivos em todo o mundo, revelou que quase metade está investindo em plataformas de marketing de recrutamento, apesar do declínio nas contratações globalmente.

Existem bons motivos para os empregadores investirem em uma plataforma de marketing de recrutamento, incluindo:

  • comunicação mais eficiente com os candidatos por e-mail e outras formas de automação;
  • acompanhamento de atividades de construção da marca;
  • acesso ao painel para análises úteis;
  • melhor gestão de sites de vagas, SEO, indicações e comunidades/redes de talentos.

Tudo isso tem impacto na marca empregadora e na experiência do candidato. Soluções como a Beamery, podem ajudar os profissionais responsáveis pela marca empregadora, recrutadores e outros que trabalham com os talentos a enriquecer o funil de recrutamento. 

Embora possa ser o pacote de ferramentas mais caro de que você precisa, ele também pode executar a maioria das tarefas.

toolkit de monitoramento de mídia social

Uma das maneiras mais importantes para auxiliar a sua marca a alcançar talentos é por meio das mídias sociais. 

Seja sua marca corporativa no Facebook, sua página no LinkedIn, ter seguidores em sua conta no Twitter ou postagens no Instagram, o que você compartilha nos diversos canais — e o que é compartilhado sobre você —, deve ser cuidadosamente monitorado. 

Isso terá um impacto significativo na sua marca empregadora, pois o primeiro contato de muitos candidatos com a sua empresa pode ser por meio das mídias sociais. 

É importante considerar que você pode ajustar a estratégia de sua marca empregadora ouvindo o que os outros têm a dizer sobre os concorrentes, usando esse tipo de feedback para criar uma reputação diferenciada entre seus pares. 

Existem muitas ferramentas disponíveis e algumas delas têm um custo mínimo ou nenhum para implementação. O que pode exigir mais recursos é treinar seus funcionários para usar com eficácia essas ferramentas a fim de coletar e disseminar dados e recomendações. 

Algumas tecnologias ajudam a monitorar várias plataformas, como o Hootsuite, que também é uma plataforma de distribuição social que oferece suporte aos principais canais — Facebook, Twitter, LinkedIn e outros —, além de canais muito direcionados, como o Chute for Travel. 

Outras ferramentas de monitoramento fornecem funcionalidades mais específicas, como o TweetDeck, uma solução completa de monitoramento e postagem para o Twitter. 

Quando se trata de medir e rastrear as marcas empregadoras de empresas que competem pelo mesmo talento que você, considere uma plataforma como a HowSociable, que fornece dados analíticos sobre qualquer marca que você deseja rastrear — poder ser a sua própria marca, concorrentes, líderes do setor ou outras. 

Sites como o BuzzSumo podem rastrear o conteúdo relacionado à sua marca empregadora, enquanto o Sprout Social oferece uma plataforma para alavancar a defesa dos funcionários, para melhorar sua marca corporativa e empregadora. 

Existe um universo de ferramentas de mídia social em rápida expansão para ajudar a aprimorar sua marca empregadora, mas com tanto a considerar, seja cuidadoso com o que escolher e como usá-la. Não se esqueça de que o treinamento também é um grande elemento do investimento que deve ser feito em redes sociais.

ferramentas de experiência do candidato

De acordo com o Talent Board, que publica anualmente o CandE Benchmark Research Report sobre a experiência do candidato, uma série de ferramentas está ajudando os empregadores a se comunicarem melhor com os candidatos, o que leva a uma marca empregadora mais forte. 

Por exemplo, revelou que 43% das empresas globais em 2020 planejavam comprar soluções de recrutamento baseadas em texto na América do Norte para alcançar talentos, com porcentagens mais baixas na Europa, Oriente Médio e África (18%), Ásia-Pacífico (31%), e América Latina (31%) respectivamente. 

A tecnologia de mensagens de texto não foi a única a ganhar impulso na corrida para aprimorar a experiência do candidato. O relatório também descobriu que o uso de chatbots em sites de vagas também está aumentando, 15% desde 2019. 

Na verdade, os chatbots às vezes parecem ter um desempenho melhor do que os recrutadores humanos ao encorajar os trabalhadores a se candidatarem a vagas. Por serem capazes de responder aos candidatos a qualquer hora do dia ou da noite, a automação fortalece a percepção do empregador como sendo mais responsivo.

Por exemplo, tecnologias de chatbot baseadas em IA, como Wade & Wendy, fornecem assistentes virtuais para recrutadores e candidatos. Usando machine learning, a tecnologia pode ajudar a orientar talentos em suas carreiras, sugerir funções para as quais estão bem qualificados e inscrevê-los em comunidades de talentos. 

Essas ferramentas estão em constante evolução. Quando incorporada ao seu processo de recrutamento, fornece um recurso sempre ativo que oferece uma maneira altamente responsiva de interagir com os candidatos.

Da mesma forma, a HireVue oferece suporte de recrutamento de IA que pode ajudar a cultivar relacionamentos com candidatos ativos e passivos. Ao divulgar conteúdo e comunicar-se regularmente com o talento, ela fortalece automaticamente a marca empregadora com seu público-alvo.

sites de avaliação de empregadores

Como está o desempenho de sua marca empregadora? Isso pode ser difícil de responder, pois as métricas às vezes estão sujeitas a interpretações diferentes.

Mas, os sites de avaliação do empregador fornecem uma visão sólida de como os funcionários atuais e antigos veem sua organização como empregadora. 

Muitos candidatos costumam consultar esses sites depois de verificar os portais de vagas de possíveis empregadores. Portanto, obter uma pontuação alta levará a um maior potencial de atração.

Sites como o Glassdoor fornecem diversas informações sobre muitas empresas em todo o mundo. Esses portais oferecem análises autênticas e despojadas de empresas, como é trabalhar lá, a qualidade da liderança, a cultura corporativa e outras considerações. 

Alguns oferecem painéis para monitorar as avaliações e ajudar os profissionais responsáveis pela análise da marca empregadora a responder melhor e interagir com os avaliadores. Todos esses portais fornecem recursos analíticos que detalham preocupações ou endossos específicos.

É importante monitorar e gerenciar de perto suas avaliações e usar as ferramentas disponíveis, como painéis, quando possível. Isso o ajudará a avaliar o desempenho e resolver os problemas antes que se tornem um impedimento para sua marca. 

olhando para frente

Existem muitas ferramentas voltadas ao fortalecimento da sua marca disponíveis no mercado atualmente. Embora tenhamos listado apenas algumas aqui, considere-as como opções para avaliar mais de perto. 

Com certeza, haverá inovações adicionais e você pode querer fazer investimentos complementares. O importante é que continue a apoiar sua marca empregadora com uma combinação de processos, domínio claro das partes interessadas e as ferramentas certas para facilitar o esforço.