como atrair trabalhadores de logística

O setor de e-commerce teve um crescimento significativo desde o início da pandemia. De fato, o faturamento global desse setor apresentou um crescimento de 27,6% em 2020. Esse crescimento não se limitou a apenas um mercado global. Quase todos os mercados tiveram algum grau de crescimento durante a pandemia. Por exemplo, em 2020 o setor apresentou: 

  • um crescimento de 36,7% na América Latina;
  • crescimento de 31,8% no faturamento da América do Norte;
    na Europa Central e na Oriental um aumento de 29,1%;
  • na região Ásia-Pacífico, um crescimento de 26,4%

Mesmo com a pandemia começando a diminuir, o faturamento global do setor de e-commerce deve crescer 14,3% em 2021.

Quanto maior a demanda por serviços da cadeia de fornecimento, mais desesperadora se torna a necessidade de preencher as vagas em aberto. Algumas empresas estão adotando medidas para investir em mais tecnologia de automação do local de trabalho a fim de preencher essa lacuna. Embora essa estratégia possa reduzir a demanda geral por trabalhadores, ela deve aumentar a demanda dessas empresas por trabalhadores qualificados que sejam capazes de trabalhar lado a lado com essas tecnologias.

Em última análise, a escassez global de trabalhadores qualificados está dificultando a contratação pelos empregadores no setor de logística de melhores talentos em um momento em que preencher as vagas é mais importante do que nunca.

Embora possa ser mais difícil atrair, recrutar e reter candidatos de alta qualidade no competitivo mercado de trabalho de hoje, isso não é uma tarefa impossível. De fato, com os recursos e estratégias de contratação certos, as empresas da cadeia de fornecimento podem obter grandes avanços no recrutamento dos talentos de que precisam para ter sucesso em um mercado pós-pandemia.

Na Randstad, nossa principal prioridade é ajudar os clientes não apenas a encontrar talentos, mas a encontrar os talentos certos. Identificamos as três principais dicas para atrair trabalhadores de logística a despeito do competitivo mercado de trabalho atual e da notável escassez de competências.

Compilamos uma lista das nossas principais dicas para atrair trabalhadores da área de logística para que você possa mantê-las disponíveis para consulta.

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ofereça pacotes de salários e benefícios competitivos

Se sua empresa está lutando para atrair e recrutar trabalhadores qualificados, um dos primeiros passos a adotar é reexaminar seu pacote de remuneração atual. De acordo com nosso relatório Employer Brand Research 2021, 62% dos trabalhadores de hoje consideram os salários e os benefícios o fator mais importante ao procurar novas oportunidades de emprego.

Isso representa mais de dois terços do mercado de trabalho, incluindo candidatos ativos e passivos. Se você deseja atrair esses candidatos, deve oferecer um pacote de remuneração competitivo, que inclua salários ideais e benefícios significativos.

salários competitivos

Como em qualquer outro mercado, conforme a demanda aumenta, os custos também aumentam. Nesse exemplo específico, uma demanda maior por trabalhadores qualificados equivale a salários mais altos. Os empregadores do setor da cadeia de fornecimento devem estar conscientes de que o mercado de trabalho mudou.

Os candidatos de hoje estão mais informados do que talvez em qualquer momento da história. Eles não hesitam em pesquisar empresas, ler avaliações e comparar salários. A realidade é que, se sua empresa não oferecer salários competitivos, os trabalhadores mais qualificados irão procurar outro lugar. Pior ainda, sem um pacote de remuneração competitivo, sua empresa corre o risco de perder seus funcionários atuais também.

A boa notícia é que salários mais altos nem sempre significam um aumento de custos. Quando feito de forma correta, sua empresa pode economizar ao reduzir o absenteísmo e as horas extras, oferecendo salários competitivos. O segredo é determinar o salário ideal para seu mercado específico. Salários muito baixos podem tornar impossível para sua empresa atrair os melhores talentos, ao passo que salários muito altos podem impedir a empresa de investir em outras áreas essenciais.

É importante utilizar uma análise de pesquisa de mercado aprofundada para calcular as ofertas salariais ideais para sua empresa. Essa tática permitirá que sua empresa se mantenha competitiva no mercado de trabalho de hoje e atrairá candidatos em potencial para as suas vagas em aberto.

 

benefícios significativos

Salários competitivos são apenas uma parte do pacote de remuneração dos funcionários. Os benefícios também desempenham um papel importante. De fato, a pandemia estimulou trabalhadores em todo o mundo a reavaliar quais tipos de benefícios e regalias importam mais. É fundamental que os empregadores entendam essa mudança e forneçam os tipos de benefícios que são mais significativos para seus trabalhadores atuais, bem como para os candidatos em potencial.

A seguir, apresentamos um resumo dos principais benefícios que os funcionários desejam.

 equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A pandemia ajudou a destacar a importância de manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional. Como muitas pessoas tiveram de aprender a trabalhar em home office, cuidando de pais idosos e educando seus filhos em casa, elas reconheceram a necessidade da flexibilidade no local de trabalho.

Embora o trabalho remoto possa ser difícil para alguns empregadores no setor de logística, como os de armazenamento e transporte, é importante buscar formas de ajudar os funcionários a gerenciar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Vantagens como mais folgas remuneradas e troca de turnos são apenas alguns benefícios extras que os empregadores podem oferecer.

saúde

Com mais de 178 milhões de pessoas diretamente afetadas pela pandemia da covid-19, é natural que os candidatos estejam colocando uma ênfase maior nos planos de saúde patrocinados pelo empregador e nas opções de seguro suplementar. Esse benefício é especialmente importante para candidatos que procuram emprego em países sem cobertura de saúde regulamentada pelo estado.

Embora os custos com saúde pareçam aumentar continuamente ano após ano, os empregadores devem tomar medidas para comparar suas opções e fornecer a seus funcionários opções de saúde suplementares ou pacotes de saúde competitivos que cubram a assistência médica e odontológica.

desenvolvimento da carreira

Nossa pesquisa de marca empregadora também revelou que mais de 50% da força de trabalho global considera o desenvolvimento de carreira um fator fundamental na busca por novas oportunidades de emprego. Esse percentual sobe para 57% entre trabalhadores de 25 a 34 anos.

Implementar um programa de desenvolvimento de carreira não só pode aumentar seu potencial para atrair candidatos de alta qualidade, mas também pode reduzir sua necessidade de trabalhadores qualificados. Com o programa de treinamento certo, você pode trabalhar para preencher a lacuna de competências em sua empresa. O melhor de tudo é que um programa abrangente de desenvolvimento de carreira também pode melhorar as taxas de retenção em todas as áreas.

fortaleça sua marca empregadora

Uma das melhores coisas que sua empresa pode fazer para garantir que se destaque no acelerado e crescente setor de logística consiste em fortalecer sua marca empregadora. Os candidatos de hoje têm mais acesso do que nunca às informações sobre os empregadores. Entre redes sociais, páginas de carreiras dos empregadores e grupos online de verificação de empregadores, os candidatos podem obter insights exclusivos dos empregadores atuais e antigos.

Infelizmente, basta uma opinião negativa online para impedir alguns dos melhores candidatos de se candidatarem às suas vagas em aberto. Na verdade, os estudos mostram que 75% dos candidatos levam em consideração a reputação da marca do empregador antes de se candidatar a um emprego.

Essas estatísticas mostram que é fundamental que as empresas tomem medidas proativas, construindo uma marca empregadora forte e positiva. Seguem algumas dicas para você começar a fazer isso.

realize uma auditoria da marca empregadora

Seria quase impossível fortalecer sua marca empregadora sem primeiro realizar uma avaliação honesta da sua marca atual. Faça uma pesquisa online da sua marca a fim de identificar quaisquer áreas problemáticas e utilize pesquisas contínuas para entender melhor como sua força de trabalho atual vê a sua marca. Você também deve realizar pesquisas de mercado aprofundadas para avaliar o status da concorrência.

Com essas informações, sua empresa deve ser capaz de identificar duas ou três áreas de melhoria. Utilize o planejamento estratégico para lidar com essas questões. Por exemplo, se sua pesquisa detectar uma série de avaliações negativas de empregadores online, adote medidas estratégicas para combater essas avaliações negativas com comentários positivos de funcionários atuais.

desenvolva uma Proposta de Valor para o Funcionário (EVP em inglês - Employee Value Proposition) forte

Um dos principais componentes das estratégias de marca empregadora é o desenvolvimento de uma Proposta de Valor para o Funcionário (Employee Value Proposition – EVP) forte.  Um EVP eficaz explica de forma simples porque um candidato gostaria de trabalhar para a sua empresa. Deve definir claramente quais benefícios e vantagens a empresa oferece a seus funcionários em troca de suas habilidades e seus talentos.

É fundamental que o EVP seja relevante, transparente e preciso. Quando o EVP de um empregador se alinha com os valores e objetivos gerais da empresa, ele pode não apenas melhorar seus esforços de recrutamento, mas também ajudar a reduzir as taxas de rotatividade, incentivando os funcionários a permanecer na empresa.

incentive os funcionários a serem embaixadores da marca

Não subestime o valor de seus funcionários atuais ou sua capacidade para serem fortes embaixadores da marca para a empresa. De acordo com estudos recentes, mais de 65% dos candidatos confiam nas avaliações dos funcionários mais do que em qualquer outra fonte quando se trata de compreender a cultura da empresa.

Você pode utilizar técnicas de marketing, como storytelling (contação de histórias), para permitir que seus principais funcionários destaquem como é trabalhar para sua empresa. Além disso, as referências de funcionários fornecem algumas das melhores dicas para candidatos em potencial.

comercialize sua marca

O recrutamento definitivamente não é o processo de fazer uma postagem e deixá-la de lado. Em vez disso, é necessário ter uma estratégia de marketing planejada que garanta que seu anúncio de emprego alcance seu público-alvo. Assim como no caso do marketing para consumidores, os recrutadores devem saber onde e como alcançar seu grupo ideal de candidatos.

Utilize diversas opções de postagem, incluindo plataformas de empregos online, redes sociais e plataformas de associações profissionais para estender ainda mais o alcance do seu marketing. Além disso, certifique-se de desenvolver um site dedicado a carreiras para fornecer aos candidatos interessados ​​mais informações sobre os objetivos, os valores e a marca da empresa.

invista na tecnologia de RH

As complexidades de gerenciar uma força de trabalho no setor de logística tornaram-se ainda mais intensas durante a pandemia. As empresas podem diminuir parte dessa dificuldade ao utilizar as ferramentas, os recursos e os serviços oferecidos pelas soluções de gerenciamento de força de trabalho. Felizmente, é sabido que essas soluções aumentam as taxas de retenção e a produtividade.

Esses não são os únicos benefícios que as soluções de gerenciamento de força de trabalho oferecem. Seguem mais alguns.

melhores resultados de contratação

A tecnologia de RH oferecida pelas empresas de recrutamento é projetada especificamente para ajudar os empregadores a atrair e recrutar os candidatos certos para os cargos certos. Essa tecnologia pode filtrar os candidatos ao buscar aqueles que atendam aos critérios definidos pela empresa. 

Ao fazer parceria com uma consultoria de recrutamento, como a Randstad, sua empresa pode obter acesso instantâneo às nossas plataformas de RH e a um pool de talentos de candidatos qualificados e pré-selecionados. Os parceiros de RH também podem ajudar as empresas a preencher vagas temporárias e sazonais.

processo simplificado de agendamento da força de trabalho

À medida que as demandas no mercado de logística flutuam de uma semana para a outra, a necessidade de agendamento flexível continua grande. As soluções de agendamento da força de trabalho podem ajudar a simplificar esse processo, oferecendo uma visão geral clara de todos os trabalhadores disponíveis e um software de agendamento fácil de usar.

Dependendo das necessidades da sua empresa, as soluções de agendamento da força de trabalho, como as oferecidas por Inhouse, podem até mesmo fornecer suporte local para gerenciar os trabalhadores dos turnos e lidar com o processo de agendamento, bem como com muitas outras tarefas diárias de gerenciamento da força de trabalho.

assimilação mais rápida

Algumas consultorias de serviços de gerenciamento de força de trabalho, incluindo a Randstad, podem até mesmo lidar com o processo de integração para empregadores de logística. Esse processo inclui orientação para novos contratados, treinamento necessário e esforços de assimilação.

Permitir que esses profissionais acompanhem os candidatos até o processo de integração pode melhorar as taxas de retenção e produtividade. De acordo com nossa pesquisa da Randstad USA, um processo de integração forte pode melhorar as taxas de retenção de novos contratados em mais de 80%. Essas taxas de retenção aprimoradas também podem diminuir o estresse para as empresas de logística no recrutamento de novos talentos.

A maior parte dos especialistas prevê que a falta de pessoal deve se intensificar nos próximos anos. É fundamental para os empregadores, especialmente aqueles no setor de logística, no qual a competição para recrutar os melhores talentos é alta, adotar medidas agora para preparar seus negócios para o mercado de trabalho pós-pandemia.

Achou essas dicas úteis? Compilamos uma lista com um resumo das nossas principais dicas para atração de trabalhadores da área de logística para que você possa mantê-las disponíveis para consulta.

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