pronto para construir uma força de trabalho diversificada? veja como podemos ajudar

Se você está procurando construir uma marca empregadora forte e montar uma força de trabalho que levará sua organização a novos níveis de lucratividade e sucesso, você precisa se concentrar em diversidade e inclusão.

Pesquisas mostram que ter uma representação ampla e igualitária de gêneros, idades, etnias, nacionalidades e experiências profissionais pode tornar sua empresa mais inovadora, financeiramente bem-sucedida e atraente para os melhores talentos.

Se você deseja avançar em sua jornada pela diversidade mas não tem certeza de como dar os próximos passos, podemos oferecer os insights e as orientações de que precisa para otimizar seu processo de contratação e impactar uma ampla gama de candidatos.

por que você precisa de uma força de trabalho diversificada

Por que a diversidade é tão importante? Pesquisas e relatórios dedicados destacaram uma série de razões, abrangendo tudo, desde questões relativas aos negócios, como a lucratividade, até sua capacidade de atrair e reter a próxima geração de talentos.

gerando resultados por meio da inovação

A inovação pode desempenhar um papel crucial no desempenho e nos resultados de seus negócios. Se você for capaz de apresentar novas ideias e novas perspectivas, estará em melhor posição para superar desafios comuns e identificar oportunidades que, de outra forma, poderiam ser perdidas. Os estudos mostram que a diversidade – especialmente no nível da liderança – impulsiona a inovação.

Em um estudo do Boston Consulting Group (BCG) com mais de 1,7 mil empresas em oito países, as organizações com investimentos acima da média em diversidade no nível de gerenciamento relataram receita de inovação 19 pontos percentuais maior do que a de empresas com equipes de gerenciamento menos diversificadas. A receita de inovação foi medida com base na receita gerada com novos produtos e serviços lançados nos três anos anteriores à pesquisa.

O BCG destacou que pessoas de origens diferentes podem olhar para o mesmo problema e apresentar soluções completamente distintas. Quando você conta com uma força de trabalho diversificada, você se torna mais adaptável e propenso a gerar soluções que funcionam.

A McKinsey forneceu insights semelhantes sobre como as equipes ecléticas impulsionam um melhor desempenho dos negócios em uma série de estudos, sendo que o último deles foi publicado em maio de 2020. Ele mostrou que as empresas com equipes executivas com mais diversidade de gênero tinham 25% mais probabilidade de ter lucratividade acima da média do que aquelas que ficaram para trás nessa área. As organizações com mais investimentos em termos de diversidade étnica e cultural superaram as demais com 36% mais lucratividade.

atraindo e retendo talentos

O sucesso ou o fracasso nos negócios dependem de muitos fatores, mas um dos mais importantes é a sua equipe. Se você tem uma força de trabalho talentosa, que se dedica a ajudar a empresa a ter sucesso, pode ter a certeza de que está na melhor posição possível para superar obstáculos e identificar caminhos para o crescimento futuro. No entanto, adquirir o talento de que você precisa se tornará cada vez mais difícil se você não estiver comprometido com a diversidade.

Quatro em cada cinco trabalhadores (80%) afirmam que o investimento em diversidade e inclusão é um fator essencial durante a escolha de um empregador, segundo um estudo da Deloitte, enquanto 72% considerariam trocar uma organização por outra mais comprometida com o tema.

Essa é uma questão especialmente significativa para as gerações mais jovens, que representam o futuro do trabalho. Mais de quatro entre cinco candidatos da Geração Z (83%) entrevistados pela Monster afirmam que o compromisso de uma empresa com a diversidade e a inclusão é uma consideração importante ao avaliar empregadores em potencial.

permanecendo relevante e competitivo

Os empregadores modernos precisam reconhecer que a diversidade da força de trabalho não é mais apenas algo “bom de se ter” ou uma meta imprecisa a ser alcançada em algum ponto no futuro, mas algo que deve se tornar uma prioridade imediatamente.

 

Engajar-se com essa questão e trabalhar para impulsionar o progresso nessa frente é essencial se você procura construir uma marca empregadora atraente e mostrar que está em sintonia com as necessidades e os interesses dos trabalhadores modernos. Isso é particularmente importante se você deseja evitar sentir os efeitos do agravamento da escassez de competências.

 

Além disso, deixar de agir pode colocá-lo em risco de ficar para trás na batalha pelos melhores talentos. A pesquisa do BCG revelou que 75% dos entrevistados sentiram que diversidade e inclusão estavam sendo impulsionadas em suas organizações, com um progresso mais rápido relatado em mercados emergentes, como China, Brasil e Índia. Da mesma forma, no estudo Global Diversity and Inclusion Survey da PwC, 76% das pessoas afirmam que esse é um valor declarado ou uma área prioritária para seu empregador.

Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo mostraram o que pode ser alcançado ao se comprometer com essa questão. A Accenture, por exemplo, foi destaque na lista da DiversityInc das 50 maiores empresas em diversidade por 14 anos consecutivos, ocupando o quinto lugar em 2020. A empresa de serviços profissionais afirma que sua dedicação às pessoas e a “acelerar a igualdade para todos” permite “atrair, desenvolver, inspirar e recompensar os melhores talentos”.

A rede de hotéis Marriott International, que figurou em primeiro lugar na lista mais recente da DiversityInc, afirma que abraçar as diferenças é essencial para o seu sucesso. Ela atualmente está envolvida em iniciativas como workshops multiculturais, a Women’s Leadership Development Initiative e formação para mulheres executivas em conselhos corporativos.

diversidade no recrutamento: como podemos ajudar

Se você tem metas de diversidade e inclusão para a força de trabalho e está pronto para começar a trabalhar, mas não tem certeza de como dar o próximo passo, podemos ajudar otimizando seu recrutamento.

dados sobre o que os trabalhadores desejam

Para atrair o maior número possível de talentos, você precisa saber o que os candidatos modernos buscam em um possível empregador.

Por mais de 20 anos, conduzimos pesquisas sobre coisas que realmente importam para os funcionários. Essas informações podem ajudá-lo a construir uma marca empregadora relevante e atraente, o que é essencial se você deseja atrair e reter talentos diversos.

Nossa última pesquisa sobre marca empregadora, por exemplo, mostrou que progredir na carreira é o fator mais importante para 77% dos brasileiros na hora de escolher uma empresa para trabalhar. Já salários, benefícios e um ambiente agradável aparecem empatados como o segundo maior interesse dos entrevistados (74%). Esse tipo de informação pode ajudá-lo a adotar uma abordagem mais direcionada no processo de recrutamento.

A pesquisa também indicou que 50% dos candidatos não usariam o crachá de uma companhia com má reputação.

novas perspectivas sobre o seu processo de recrutamento

Se você deseja contratar talentos diversos, faz sentido ter uma ampla variedade de perspectivas e experiências em sua equipe de recrutamento.

Isso o ajudará a construir um processo de contratação mais inclusivo, com base nos insights e na experiência de especialistas que podem abordar a tarefa a partir de vários ângulos diferentes. Além disso, ter nossos consultores em sua equipe de RH oferecerá o benefício de uma visão nova e imparcial de seus métodos de recrutamento, o que o ajudará a fazer as mudanças certas para envolver uma gama mais ampla de candidatos.

Audra Jenkins, diretora de diversidade e inclusão da Randstad US, aconselha: “Certifique-se de ter uma equipe diversificada que busca perspectivas diversas. Isso também ajuda a organização a se relacionar mais com uma diversidade de talentos.”

recrutamento direcionado

Outra recomendação da nossa diretora de diversidade e inclusão é adotar uma mentalidade de “caça e coleta” quando você deseja conseguir e se envolver com uma ampla gama de talentos, em vez de simplesmente “publicar e rezar” para que candidatos diversos cheguem até você.

Podemos dar acesso a dados e tecnologias de RH que o ajudarão a identificar os melhores lugares para procurar pessoas que poderão contribuir com a sua organização. O recrutamento de nossa rede de talentos, que passam por testes e avaliações, também pode dar a você a tranquilidade de saber que qualquer pessoa que você contratar possuirá as habilidades e a experiência necessárias para realizar um trabalho de alto padrão.

Nossa dedicação em promover a diversidade e a inclusão na força de trabalho tem sido destacada por várias iniciativas locais e parcerias que formamos com organizações não governamentais, com o governo e com associações que nos ajudam a encontrar talentos diversos. 

Para saber mais sobre como nossa experiência e nosso conhecimento sobre esse assunto podem ajudá-lo a colocar a diversidade e a inclusão na vanguarda de sua estratégia de recrutamento, inicie uma conversa conosco hoje.

Você também pode baixar nosso guia de processo de recrutamento, que oferece uma visão detalhada da nossa abordagem “human forward” para a contratação.

você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

clique aqui

você busca soluções de RH?

clique aqui