sua força de trabalho está preparada para o futuro?

Em tempos de tecnologia em rápida evolução, digitalização constante dos processos de negócio e mudanças das expectativas dos funcionários, as empresas precisam trabalhar duro para acompanhar o ritmo das transformações.

O planejamento da força de trabalho deve ser a principal prioridade para os líderes das empresas neste momento impressionante, pela quantidade de transformações e desafios, e também caótico. Isso o ajudará a preparar sua organização para o futuro e preparar suas pessoas para os desafios e oportunidades que virão. 

Independentemente do que os próximos anos possam trazer, sua empresa e seus funcionários precisam estar prontos para a mudança. Isso significa acompanhar as últimas tendências tecnológicas e do mercado de trabalho e requalificar sua força de trabalho.

preparado para o futuro do trabalho

É difícil prever com certeza o que o futuro trará para os empregadores, mas toda empresa pode ter certeza de que a mudança se manifestará de uma forma ou outra. E isso pode vir de várias formas, por exemplo, novas tecnologias podem dar a você o potencial de transformar e otimizar seus processos essenciais ou tendências emergentes do mercado de trabalho podem exigir que você atualize seus métodos de recrutamento.

Para estar preparado para mudanças, você precisa de uma força de trabalho diversificada e flexível. Você precisa dar aos seus funcionários o suporte técnico certo e oportunidades de desenvolvimento de habilidades para que possam ajudá-lo a se adaptar aos desafios e oportunidades mais recentes. O relatório Workforce of the Future 2030 da PwC descobriu que 74% dos trabalhadores estão prontos para aprender novas habilidades para permanecerem empregáveis no futuro.

"O machine learning e a IA nos ajudarão a fazer um trabalho muito melhor de planejamento da força de trabalho no futuro, mas não podemos sentar e esperar que o futuro do trabalho aconteça. As organizações e trabalhadores que entendem futuros potenciais e o que cada um pode significar para eles, e planejam com antecedência, estarão mais bem preparados para o sucesso."    -   Jon Williams, partner e joint global leader, pessoas e organização na PwC.

passos práticos para preparar sua força de trabalho para o futuro

Então, quais ações e processos você pode implementar agora para construir a força de trabalho do futuro?

Uma etapa essencial é analisar seus conjuntos de habilidades atuais e pensar sobre os recursos que você provavelmente precisará para permanecer flexível e ter sucesso no futuro. Se isso chamar a atenção para algumas lacunas de talentos claras, você pode planejar estratégias para abordá-las, seja por meio de recrutamento ou requalificação da força de trabalho que você já tem.

Se você optar por seguir a rota de recrutamento, precisará se concentrar em conceitos como sua marca empregadora e se ela é forte o suficiente para atrair as pessoas de que precisa. Também vale a pena considerar os benefícios que você pode obter trabalhando com um parceiro de RH dedicado.

Quando se trata de requalificação e qualificação, há muitas vantagens em investir tempo e recursos para encontrar uma abordagem que funcione para a empresa e seus funcionários. Pessoas que sentem que seu empregador está comprometido em ajudá-los a aprender coisas novas, expandir suas habilidades e progredir em suas carreiras têm maior probabilidade de se sentirem felizes, engajadas e, por fim, de permanecerem em seus empregos.

A 2019 Millennial Survey da Deloitte mostrou que alguns dos motivos mais comuns para os millennials deixarem sua organização atual:

  • Não ter oportunidades suficientes para crescer (35%)
  • Falta de perspectivas de aprendizado e desenvolvimento (28%)
  • Sentir-se desvalorizado (23%)
  • Baixo equilíbrio entre vida profissional e pessoal/falta de flexibilidade (22%)
  • Tédio/não ser desafiado (21%)

Outras descobertas importantes da pesquisa mostraram uma forte correlação entre as pessoas que planejam permanecer em seus empregos atuais e dizem que seu empregador oferece desempenho financeiro, impacto na comunidade, desenvolvimento de talentos e diversidade e inclusão.

Empresas em todo o mundo enfrentam um "enorme desafio de qualificação" e uma potencial "crise da força de trabalho que consiste em uma escassez geral de mão de obra, além de uma incompatibilidade de habilidades", de acordo com o Boston Consulting Group. A consultoria destacou seis etapas que as empresas podem seguir para enfrentar esse desafio e preparar sua força de trabalho para o futuro:

  1. Crie um plano estratégico da força de trabalho
  2. Faça contratos com fornecedores de educação
  3. Lance programas específicos de qualificação
  4. Adote as tecnologias mais recentes para transmitir conhecimento 
  5. Construa uma cultura de aprendizagem contínua
  6. Estenda a qualificação para a sociedade em geral

Se você está procurando novas maneiras de alavancar talentos dentro de sua organização para estar pronto para os desafios e oportunidades de amanhã, o apoio de um parceiro especializado como a Randstad pode ser inestimável.

você está se concentrando nas áreas certas?
Para otimizar o planejamento de sua força de trabalho e preparar os funcionários e sua empresa para o que o futuro pode trazer, é fundamental se concentrar com conceitos certos.

A Randstad criou um guia que destaca as seis áreas principais nas quais você precisa se concentrar para avaliar sua prontidão para o futuro do trabalho, abrangendo tópicos como a marca empregadora, a flexibilidade e a diversidade.

faça o download do guia

clique aqui

você busca soluções de RH?

clique aqui

 

você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

clique aqui