Conseguir um emprego novo quando se tem mais de 50 anos não é fácil. Muitos empregadores têm ideias preconcebidas sobre colaboradores com essa faixa etária e oferecem mais oportunidades para jovens do que para pessoas com nível sênior. Sabemos o quanto isso é injusto, então queremos ajudá-los a driblar os obstáculos. Se você é sênior e está em busca de um desafio estimulante, aproveite essas dicas para conquistar sua próxima oportunidade.

  • dica 1: valorize suas soft skills

Quem é sênior certamente já passou por várias mudanças na vida e as superou. Precisou adaptar-se a diversas crises econômicas, mudanças de governo e aprendeu a usar novas tecnologias, como o computador e o celular, por exemplo. Diante disso, há uma grande tendência de você, candidato sênior, ter jogo de cintura para lidar com as mais diversas situações no trabalho. Já parou para pensar que essa é uma ótima soft skill?

Vale lembrar também que, na cultura imediatista em que vivemos, a paciência é rara e valorizada cada vez mais. Com as experiências de vida você conquistou mais paciência, então está em vantagem mais uma vez! Você já aprendeu que existe o tempo de agir e o tempo de esperar. Nem tudo poderá ser resolvido “para ontem”, como dizem.

Aproveite todo esse autoconhecimento e valorize suas soft skills (habilidades comportamentais) durante a entrevista.

 

  • dica 2: mostre seu potencial

Dizem que a sabedoria vem com a idade. E isso é verdade! Com mais de 50 anos, você já passou por muita coisa. Você tem experiência tanto pessoal quanto profissional e determinação capaz de inspirar colegas. Resumindo, você tem muitas capacidades e certamente poderá incluí-las em sua carta de apresentação e falar sobre elas durante entrevistas com recrutadores. Argumente, por exemplo, que você pode compartilhar sua experiência e conhecimento com toda a equipe por meio de sessões de inspiração ou motivacionais.

 

  • dica 3: escolha um trabalho que se encaixe na sua vida

Se você está num momento da vida onde deseja trabalhar, mas sem deixar de curtir os netos ou os hobbies que pratica, então busque um trabalho flexível. É possível equilibrar sua vida pessoal com a profissional ou escolher um trabalho que seja de meio período para obter uma renda extra sem perder qualidade de vida. 

 

  • dica 4: um trabalho temporário pode ser um ótimo começo

 

O trabalho temporário abre portas, mesmo para quem tem mais de 50 anos. É um ótimo passo para um novo desafio ou iniciar uma nova carreira. Deixe para trás os possíveis preconceitos que possa ter com as vagas temporárias e aproveite essa chance de começar uma jornada diferente na sua vida profissional.

 

  • dica 5: busque processos seletivos para o público sênior, eles existem!

 

Algumas empresas já perceberam que pessoas acima dos 50 anos podem ser uma excelente escolha na hora de contratar. Hoje os 50+ tem tempo, conhecimento, disposição e motivação para trabalhar. Alguns processos seletivos têm sido abertos exclusivamente para esse público, como fez o MS Bank em 2021. Na época, mais de 5% do quadro de colaboradores do banco era ocupado por pessoas nessa faixa etária e o objetivo era aumentar esse número para ampliar a diversidade na cultura organizacional da empresa. A Randstad realizou esse processo seletivo para o MS Bank e foi um sucesso.



Bateu curiosidade sobre as oportunidades que existem para os 50+? Veja nossas vagas e encontre uma que seja ideal para você!