O metaverso é o mais novo grande avanço da tecnologia. Dos dias atuais até 2030, espera-se que seu valor de mercado suba de US$ 40 bilhões para cerca de US$ 1.607 bilhões. As pessoas logo passarão cerca de uma hora por dia trabalhando, fazendo compras, aprendendo e socializando em mundos virtuais. E é claro que esse crescimento robusto e acelerado já gera demanda para habilidades e carreiras totalmente novas no metaverso.

 

mas o que é o metaverso?

Não se preocupe se o conceito de metaverso estiver um pouco confuso para você. Uma explicação simples do metaverso é: “realidade digital que combina aspectos de redes sociais, jogos on-line, realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e criptomoedas”. De modo geral, é a próxima evolução da internet que permitirá aos usuários uma imersão total nos espaços on-line. E as barreiras para adentrar nesses espaços são menores do que a maioria das pessoas pensam. É claro que você pode utilizar equipamentos de RA ou RV de última geração, mas também pode acessar mundos virtuais utilizando um smartphone, videogame ou computador.

 

que tipo de empregos você pode encontrar no metaverso?

Ao pensar em trabalhos no metaverso, provavelmente pensamos imediatamente em funções altamente técnicas. O desenvolvimento do metaverso certamente exigirá profissionais especializados em engenharia de software, programação avançada e segurança cibernética. No entanto, os novos trabalhos no mundo metaverso vão além da área de tecnologia.

É importante que as interações no metaverso reproduzam as do mundo real. É por isso que empresas já utilizam pessoas reais, em vez de personagens gerados por computador, como recepcionistas, guias de turismo e anfitriões nos mundos virtuais. As carreiras no metaverso também incluirão funções tradicionais, como suporte ao cliente, vendas, marketing, publicidade, gestão de comunidade e eventos, bem como desenvolvimento de negócios.

Outro aspecto importante do metaverso é a capacidade de personalizar sua experiência com ativos digitais, como moda, bens e arte. Esses tokens não fungíveis (non-fungible tokens - NFTs) são para uso e venda exclusivamente pelo proprietário. A emergente “economia do metaverso” criará empregos no mercado imobiliário virtual, design 3D, moda e estratégia de NFT.

 

quais habilidades você precisa ter para trabalhar no metaverso?

Habilidades técnicas altamente desejáveis para carreiras no metaverso incluem:

  • inteligência artificial (IA)
  • engenharia de blockchain e NFT
  • desenvolvimento de RV e RA
  • design de interface do usuário (UI)/experiência do usuário (UX)
  • modelagem 3D
  • programação avançada

     

Sendo assim, estima-se que cerca de 23 milhões de empregos em todo o mundo serão alavancados pela realidade virtual e pela realidade aumentada até 2030. Como essas tecnologias serão empregadas para treinamentos, reuniões e atendimento ao cliente, você não precisará necessariamente trabalhar com tecnologia para utilizá-las no dia a dia.

Se você está se questionando como conseguir um emprego no metaverso sem ter habilidades técnicas avançadas, pode começar fazendo cursos on-line. Por exemplo, plataformas como a Udemy e o Coursera oferecem cursos desde o básico do metaverso até especialização em RV.

Outra maneira de melhorar sua compreensão sobre o metaverso é experimentar plataformas como Decentraland e The Sandbox.

 

quanto pode ser a sua remuneração trabalhando no metaverso?

Assim como o ambiente de trabalho não digital, os salários para empregos no metaverso variam dependendo da sua localização e de quanto suas habilidades são valorizadas no mercado. Mas o aperfeiçoamento de competências (upskilling) ou a requalificação (reskilling) são uma ótima ideia. Adotar o metaverso antecipadamente pode lhe dar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho e ajudar você a negociar um salário mais alto.

Quer saber mais sobre as carreiras que estão em alta demanda? Confira a lista de cargos para os quais sempre temos vagas em aberto, além das habilidades e certificações que ajudarão você a conquistar o emprego dos seus sonhos.