Conseguir um emprego de gerente de marketing envolve mais do que simplesmente encontrar a vaga certa e se preparar para o processo de seleção. É preciso ter o conjunto certo de habilidades para que o desempenho no novo cargo seja bem-sucedido. As funções de um gerente de marketing demandam vasta experiência em campo, mas também características específicas como criatividade e pensamento analítico. Se você deseja assumir essa função, listamos seis fatores importantes que ajudarão no avanço de sua carreira.

 

1. Aprenda a liderar e delegar.

Tornar-se um gerente envolve influenciar outras pessoas e dominar suas próprias habilidades de marketing. Habilidades de liderança incluem ser capaz de comunicar de forma eficaz sua visão e trazer soluções para situações desafiadoras. Saber delegar também é importante. Portanto, conheça os pontos fortes e fracos dos membros de sua equipe e atribua projetos e responsabilidades a cada um. 

 

2. Desenvolva raciocínio estratégico.

Para progredir na carreira, é preciso demonstrar sua capacidade de pensar e planejar de forma mais estratégica. É importante criar e executar o raciocínio estratégico que demonstre como seu plano de marketing ajudará a atingir os objetivos de negócios mais amplos da empresa. Além disso, é fundamental saber traduzir seus planos em atividades de marketing tático a serem implementadas em diversos canais, a fim de garantir que sua visão de marketing seja bem executada.

 

3. Habilidades de comunicação são fundamentais.

Comunicar-se de forma eficaz com colegas e clientes é essencial para se tornar um gerente de marketing de sucesso. Interagir com a sua equipe é importante, mas se comunicar e influenciar colegas, gerentes e partes interessadas em toda a empresa é fundamental para obter apoio para suas ideias e garantir que seus planos sejam executados com eficiência. A habilidade de comunicação abrange todo o tipo de diálogo, apresentações para a alta gerência e falar para grandes públicos. Para influenciar pessoas em toda a empresa, você precisa transmitir suas ideias de forma breve, tanto verbal quanto visualmente, por meio de apresentações e documentos estratégicos. 

 

4. Meça os resultados e forneça insights.

Além do pensamento criativo, analisar resultados e fornecer insights sobre aquilo que suas campanhas conseguiram entregar é primordial para o sucesso de qualquer gerente de marketing. Uma parte importante de um plano de marketing é demonstrar como seu sucesso será medido. Isso geralmente inclui um conjunto de métricas. Essas métricas podem envolver a definição de um benchmark no início de uma campanha e a análise e a geração de relatórios sobre os resultados em relação a esse benchmark ao término da campanha. Ferramentas como o Google Analytics são amplamente utilizadas em diversas organizações e espera-se que os especialistas em marketing conheçam, pelo menos, seus princípios de utilização. 

 

5. Conheça as tendências emergentes.

Como gerente de marketing, é importante conhecer as últimas tendências sociais e do setor, especialmente no que diz respeito à adoção e uso de tecnologias digitais e como aproveitá-las em benefício da sua marca. Diversas publicações do setor, como a Marketing Week e a Econsultancy, estão disponíveis mediante assinatura e permitem conhecer os mais recentes avanços na área. Algumas organizações como o Chartered Institute of Marketing (CIM), o Institute of Direct and Digital Marketing (IDM) e a Communication Advertising and Marketing Education Foundation oferecem programas mais formais para desenvolvimento de suas habilidades de marketing. 

 

6. Crie uma sólida rede profissional.

Ao longo do tempo em que você trabalha com marketing, é provável que tenha criado uma extensa rede de contatos profissionais. Por meio do relacionamento com esses contatos, é possível conhecer as inovações do setor e encontrar candidatos para a sua equipe. Fazer parte de uma associação profissional, como o Chartered Institute of Marketing (CIM), trará acesso a uma rede global de colegas de profissão e a oportunidade de participar de conferências e eventos de networking. Além disso, seguir influenciadores de marketing e marcas líderes no LinkedIn pode trazer inspiração e orientações importantes para sua carreira.