No início de 2022, entrevistamos seis mil profissionais para obter informações detalhadas sobre a situação atual dos locais de trabalho no Reino Unido e avaliar a persistência da discriminação de gênero. Nosso relatório de igualdade de gênero no local de trabalho de 2022 analisou o que os empregadores de diversos setores fazem para apoiar seus colaboradores e o que os profissionais esperavam dos empregadores em 2022. 

Após a análise dos resultados, observou-se que a falta de mulheres nas lideranças de mentoria está dificultando que as políticas de gênero do país evoluam. Quando questionadas sobre os fatores de maior impacto em suas carreiras, 55% das mulheres entrevistadas afirmaram que a falta de exemplos femininos estava no topo da lista. 

a importância da diversidade de gênero no quadro de funcionários

Embora ampliar a diversidade e a inclusão em uma organização seja mais reconhecida como de importância estratégica para o sucesso e a inovação futuros, foi comprovado que as pessoas são frequentemente consideradas mais felizes e mais comprometidas quando trabalham em locais de trabalho diversificados e inclusivos, gerando aumento do desempenho, dos lucros e níveis mais baixos de rotatividade.

A pesquisa observou os pontos de vista e opiniões de mulheres em todo o país em relação à igualdade de gênero no local de trabalho. Além disso, conversamos com algumas das líderes seniores da Randstad para que transmitissem seu conhecimento por meio de dicas e conselhos às jovens que estão começando em um novo trabalho ou que desejam crescer em suas carreiras.

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Diversidade, inclusão e bem-estar são a nossa herança, a essência do nosso trabalho. Temos isso em mente em nossa abordagem de inclusão e bem-estar. Nos concentramos no bem-estar dos colaboradores, em incorporar a inclusão na empresa e garantir que tenham mais oportunidades para participar. Nosso compromisso é criar uma cultura colaborativa, na qual priorizamos diversidade de pensamento, criatividade e experiências coletivas e individuais dos funcionários para ajudar nos processos de tomada de decisão. Os nossos valores definem o nosso jeito de trabalhar. A maneira como valorizamos e respeitamos nossos colaboradores e suas diversidades, experiências e singularidades define a cultura da nossa empresa no presente e no futuro. Esses dois elementos reunidos definem o nosso sucesso em atender às necessidades atuais e futuras de nossos clientes, candidatos, parceiros e colaboradores.

Victoria Short
CEO - Randstad UK

Principais dicas das líderes da Randstad sobre desenvolvimento de carreira e crescimento profissional para mulheres que desejam alavancar suas carreiras:

1. confiança

Ao conversarmos com líderes seniores sobre desenvolvimento de carreira para mulheres, um tema comum surgiu: a importância de superar a falta de autoconfiança e acreditar na própria capacidade. Todas as profissionais com quem conversamos admitiram passar por momentos ou períodos prolongados em que duvidaram de si mesmas e não acreditaram em seu próprio sucesso ou potencial. 

Thema Bryant-Davis, psicóloga e professora de psicologia da Pepperdine University, na Califórnia, fala sobre como a falta de exemplos para as mulheres influencia outras pessoas a vê-las como pertencentes - ou não - a ambientes corporativos e cargos de liderança. Sem representatividade não há "possibilidade de progredir ou superar os estereótipos para progredir". 

Segundo a pesquisa da Randstad de igualdade de gênero no local de trabalho de 2022, noventa e seis por cento dos homens e mulheres entrevistados relataram que ter uma gerente do sexo feminino melhoraria o dia a dia no trabalho ou o manteria no mesmo nível. Uma líder apontou que confiança também significa "segurança pautada em bases insuficientes". Se você sente que não passa confiança no trabalho que realiza, tenha a certeza de que qualquer pessoa que pareça confiante sente o mesmo. Todas as pessoas, independentemente da experiência, provavelmente sofrerão com a síndrome do impostor em algum momento - é importante saber disso. Pratique a confiança em pequenas tarefas, exponha seu ponto de vista em uma reunião ou consiga as respostas de que precisa e verá sua confiança crescer. 

Ao mesmo tempo, não acredite nas crenças de outras pessoas sobre suas limitações. Não suponha que aquilo que elas pensam sobre você seja verdade, e não deixe que te subestimem. Cada decisão que você toma permite que você assuma o controle da sua carreira. Você encontrará seu potencial profissional à medida que continuar provando isso para si mesma.

2. assuma o controle de sua carreira

Superar as barreiras da confiança e adotar uma nova conduta proativa permitirá que você saia da sua zona de conforto. Muitas pessoas se privam disso apenas porque têm medo do que os outros vão pensar - gostamos de encorajar as mulheres a realizarem tarefas que exigem mais habilidades do que as que já possuem. Além de incentivá-las a participar de treinamentos oferecidos pelos empregadores para o desenvolvimento profissional.

Esforce-se para se destacar no mercado e conhecer novas pessoas. Fale com profissionais que pensam da mesma maneira que você para obter informações, converse com alguém em uma conferência e participe de eventos presenciais ou virtuais para fazer networking. Mesmo os profissionais mais experientes acham desafiador realizar networking com colegas, no entanto, se você puder superar o nervosismo e se preparar corretamente, a presença em eventos do setor pode ajudar você a melhorar suas perspectivas de carreira, aumentar sua confiança e conhecimento do setor. 

Lembre-se: nem sempre você precisa ser uma pessoa extrovertida e totalmente confiante para ter sucesso no networking. 

Não coloque sua carreira nas mãos de outras pessoas e sempre pense no que você realmente quer. Você está no controle!

Estabelecer metas de carreira é o primeiro passo importante na direção certa. Para obter mais informações sobre como definir metas de carreira expressivas, consulte o artigo de conselhos da Randstad Risesmart aqui.

3. não se acomode

Nosso relatório sobre igualdade de gênero revelou que, quando se trata de desenvolvimento de carreira, 7% das mulheres em todos os setores relatam que suas promoções foram negadas devido à discriminação de gênero, enquanto pouco menos de uma em cada dez relata que receberam oferta para um cargo menos importante devido ao gênero. Mas quando observamos os mesmos dados em respostas dos entrevistados do sexo masculino, as porcentagens são menores, o que não surpreende.

Mantenha a curiosidade, observe, aprenda e lembre-se de se afirmar. Em locais de trabalho predominantemente masculinos, as mulheres são menos propensas a buscarem oportunidades, pois duvidam mais de sua capacidade do que os homens. No momento das avaliações, podem ser desconsideradas para uma promoção.

Apresente-se para as oportunidades, seja líder de um novo projeto, participando de um evento ou na organização da festa do escritório. Isso te proporcionará mais visibilidade e dará exemplos bem-sucedidos para citar em entrevistas de emprego e avaliações, aumentando as chances de se destacar e ter sucesso.