Um bom currículo é uma ferramenta poderosa. Em menos de 30 segundos ele deve mostrar suas conquistas profissionais reais e garantir uma entrevista. É também sua primeira oportunidade de ser visto por consultorias de recrutamento ou empregadores para cargos específicos. Para nós, consultores de recrutamento, seu currículo é o meio pelo qual avaliamos se você é adequado para um cargo. Mas, como candidato, nem sempre é fácil saber como escolher as habilidades certas para incluir no currículo – ou como elaborar um.

Com base em nosso conhecimento especializado, compartilharemos nossas dicas e conselhos para elaborar um currículo fantástico para se promover. Se precisar, também oferecemos dicas para currículos específicos para diferentes setores e para entrevistas.

como elaborar um currículo – os dois principais formatos

Existem duas maneiras de elaborar um currículo. A primeira é listar os pontos altos e conquistas de sua carreira em ordem cronológica. A segunda é adotar uma abordagem com base em habilidades.

currículo cronológico

Este formato tradicional é mais adequado para profissionais com experiência de trabalho formal. Deve detalhar seus empregadores anteriores e cargos. E, principalmente, todas essas informações devem ser listadas em ordem cronológica, ou seja, por data.

currículo funcional ou com base em habilidades

Se você começou a trabalhar recentemente, pode não saber como elaborar um currículo, já que não tem experiência profissional. Não desanime. Existe uma alternativa – um currículo funcional ou com base em habilidades. Esse tipo de currículo deve ser mais descritivo e se concentrar em suas habilidades transferíveis.  

regras para elaborar um currículo

Seja qual for o modelo de currículo que elaborar, cronológico ou baseado em habilidades, algumas regras se aplicam a ambos. Todos os currículos devem: 

  • Ter no máximo duas páginas (a menos que você seja um profissional sênior).
  • Conter texto com gramática e ortografia corretas. Esse é um dos pontos mais facilmente negligenciados, mas um pequeno erro de ortografia pode parecer pouco profissional. Sabemos muito bem disso, pois muitas vezes recebemos currículos de candidatos que enviam e-mails endereçados apenas para ‘Randstad’.
  • Estar em fonte legível, com tamanho mínimo de 11.
  • Conter informações concisas em tópicos.
  • Conter apenas informações verdadeiras sobre sua formação acadêmica, qualificação ou experiência profissional.

o que incluir em ambos os tipos de currículo

  • Informações pessoais: nome, endereço, telefones de contato, e-mail, idiomas falados e informações de visto (se aplicável).
  • Suas qualificações profissionais e sistemas conhecidos (se aplicável).
  • Formação acadêmica em ordem cronológica, bem como informações sobre qualquer outro curso ou treinamento que recebeu.
  • Indique que referências estão disponíveis mediante solicitação. Certifique-se de saber quem fornecerá essas referências e confirme que essas pessoas se disponibilizam a ser contatadas.

o que incluir em um currículo cronológico

Para um currículo cronológico, as primeiras informações devem ser sobre seu empregador atual/mais recente e assim sucessivamente até o mais antigo. Você deve fornecer as seguintes informações: 

  • Nome do empregador, setor e receita
  • Cargo e datas de admissão e demissão
  • Responsabilidades e deveres
  • Conquistas
  • Escrever o motivo da saída em uma linha 

Se você tiver uma vasta experiência, poderá descrever seus cargos anteriores com menos detalhes. Também é essencial explicar quaisquer lacunas em seu currículo, por exemplo, se você tirou um tempo para viajar ou fez uma pausa na carreira.

quais habilidades incluir em um currículo funcional ou com base em habilidades

Suas habilidades devem ser listadas em quatro ou cinco tópicos, com um parágrafo explicativo abaixo. Certifique-se de sempre quantificar seus resultados também.

Um exemplo de currículo baseado em habilidades pode incluir frases como:

  • “Conscientização financeira - aumento da receita da empresa X em 40%, reduzindo as despesas e aumentando as margens de lucro.”

Além de todas essas informações, inclua sua experiência de trabalho recente – cargo, nome da empresa e data de início. Não se esqueça de colocar outras habilidades que realmente façam seu currículo se destacar dos demais. Conseguir um emprego pode ser concorrido, portanto, certifique-se de mostrar seu diferencial.

como fazer um currículo se destacar

Existem muitos formatos padrão de currículo que você pode baixar on-line. A maioria deles atende aos requisitos básicos de informação. Mas o que você pode fazer para que o seu realmente se destaque? Felizmente, isso não é algo difícil de fazer. Você só precisa garantir que seu currículo promova você como a pessoa adequada para o trabalho. E nossas dicas e conselhos neste artigo podem fazer isso acontecer.

Muitas pessoas apenas listarão suas responsabilidades nas funções anteriores, mas você deve mostrar o que realizou nesses cargos anteriores. Embora isso pareça muito semelhante a listar suas habilidades, também mostra como você as aplicou com sucesso em sua experiência profissional.

exemplos de currículos com base em habilidades

Listamos alguns exemplos úteis de currículos baseados em habilidades que lhe darão uma ideia melhor de como elaborar o seu próprio. Os exemplos mostram maneiras de promover suas habilidades no currículo e mostrar como você as aplicou.

Veja estes exemplos: 

“Fui responsável pela supervisão e revisão dos relatórios financeiros do cliente X, realizando reconciliações diárias.” 

ou

“Preparação de briefings para atividades de marketing, garantindo a aprovação das partes interessadas relevantes para novas iniciativas.” 

Em vez disso, escreva: 

“Obtive sucesso em sugestões e implementações de novos controles para melhorar a precisão e a eficiência dos relatórios financeiros do cliente X e das reconciliações diárias.” 

ou

“Após trabalhar com gerentes de linha, equipes de vendas e outras partes interessadas relevantes, desenvolvi ideias originais e implementei novas iniciativas de marketing que utilizaram todo o conjunto de marketing e aumentaram o retorno sobre os investimentos.” 

Qualquer pessoa pode descrever as habilidades ou responsabilidades de um cargo anterior. Mas o importante é quantificar os sucessos ou as realizações. Um consultor de recrutamento ou futuro empregador deseja ver resultados tangíveis relacionados ao trabalho/responsabilidades que você desempenhou. 

Lembre-se – seu currículo será compatível com um tipo específico de cargo. Portanto, você precisa mostrar a um empregador em potencial que seu emprego anterior foi produtivo e gerou resultados significativos. 

Acima de tudo, elabore um currículo interessante de ler. Ele precisa descrever claramente o que você fez e como fez, fornecendo ao leitor uma prova tangível de suas habilidades. Sem essas qualidades de identificação, sua candidatura pode facilmente (e compreensivelmente) se perder entre as demais. 

o que fazer e o que não fazer ao elaborar um currículo

o que fazer:

  • Inclua suas informações pessoais – nome, endereço de e-mail, endereço e um telefone de contato.
  • Escreva uma introdução breve. Use-a para destacar suas habilidades, qualidades excepcionais e planos de carreira futuros. Isso incentiva o empregador ou consultor de recrutamento a continuar lendo.
  • Liste suas formações acadêmicas (relevantes) a partir das mais recentes – além das habilidades adquiridas. Acrescente o nome  das instituições de ensino (e datas em que cursou).
  • Mencione qualquer treinamento/habilidade adicional. Sempre liste os bancos de dados/sistemas/programas que você tem experiência. 
  • Detalhe sua experiência profissional e realizações. Separe essas informações por função, detalhando o cargo, empresa, datas e período em cada uma.
  • Forneça os dados de pelo menos duas pessoas para fornecerem referência sobre você.

o que não fazer:

  • Não use gírias ou linguagem coloquial. Além disso, o conteúdo também deve estar gramaticalmente correto.
  • Em vez de dividir as informações em parágrafos, use marcadores que sejam facilmente legíveis. 
  • Não coloque foto – a menos que seja especificamente solicitado. 
  • Não exagere ou coloque informações falsas sobre suas conquistas, qualificações ou habilidades. Os recrutadores verificarão as informações antes de finalizar o preenchimento da vaga. Assim, qualquer informação falsa será descoberta.
  • Não formate seu currículo usando tabelas, bordas ou fontes difíceis de ler. Em vez disso, use fontes que pareçam profissionais e possam ser digitalizadas facilmente, por exemplo, Tahoma, Arial, Calibri ou Century Gothic. 
  • Não elabore um currículo com mais de duas páginas. Você não quer que um empregador em potencial descarte seu currículo por ser longo demais para ler.

qual período de experiência o currículo deve abranger

Não existe uma regra que defina um limite máximo de tempo que seu currículo deve abranger. Mas a coisa mais importante a se lembrar é que você deve incluir todas as habilidades, capacitação e experiência relevantes para o emprego para ao qual está se candidatando. Em muitos casos, isso significa detalhar todo o seu histórico profissional.

No entanto, se todas essas informações ultrapassarem duas páginas, priorize os cargos com a experiência mais relevante. Se você se candidatar a um emprego de TI, por exemplo, liste um emprego de meio período no setor de varejo que trabalhou quando mais jovem – mas não entre em detalhes a menos que seja relevante.   

não deixe lacunas no seu currículo

Você não deve deixar lacunas em seu currículo. Isso pode deixar os recrutadores e empregadores desconfiados. Em vez disso, acrescente períodos de viagens, estudos ou licença maternidade. Indique isso no seu currículo e um potencial empregador ou consultor de recrutamento compreenderá.