Na Randstad, trabalhamos para impulsionar seu talento e ajudar você a crescer profissionalmente. Continue lendo, pois este artigo foi feito para você! 

Desejar um futuro melhor sem fazer nada para chegar lá é tão útil quanto tentar esvaziar o oceano com uma colher. De nada adianta viver sonhando se no final do dia cada passo que você dá te afasta ainda mais do seu objetivo. Se você tem ideias bem claras e está seguro de que deseja crescer profissionalmente, atue de forma condizente.

 

Quais habilidades as empresas procuram

Você sabia que as empresas valorizam cada vez mais as “soft skills”? Estas são as habilidades que não se baseiam em conhecimentos técnicos, mas no modo como um indivíduo interage com os demais. Em 2022, elas serão cada vez mais procuradas pelas empresas e seus recrutadores. Confira abaixo algumas delas:

  • aquelas relacionadas com o empreendedorismo: criatividade e inovação.
  • Tolerância.
  • Trabalho em equipe.
  • Foco em resultados.
  • Comportamento ético.
  • Adaptação às mudanças.

 

Você possui essas habilidades? Se não for o caso, é possível desenvolvê-las!

Quanto às “hard skills”, ou os conhecimentos mais valorizados pelas empresas, as competências digitais emergem como as mais desejadas, uma tendência que continuará nos próximos anos.

Segundo nossa área especializada em soluções para Recursos Humanos do setor de novas tecnologias, a Randstad Technologies, alguns dos profissionais mais demandados neste ano serão os especialistas em big data e ciências de dados, os perfis associados à segurança cibernética e os engenheiros devOps.

 

Aperfeiçoe sua comunicação

O modo como você se comunica tem muito a ver com o sucesso no trabalho. Saber se comunicar corretamente abrirá portas e permitirá que você obtenha aquele cargo com que apenas sonhava até agora. Há diferentes formas de se expressar no local de trabalho, mas apenas uma delas fará você chegar onde deseja: a comunicação assertiva.

Esse estilo de comunicação se caracteriza por:

 

  • Expressar opiniões e sentimentos sem agredir os outros, respeitando seus pontos de vista sem impor os seus próprios.
  • Diálogo, racionalidade e maturidade.
  • Escuta ativa, tentando compreender o interlocutor e demonstrando empatia.
  • As expressões faciais e corporais que acompanham a mensagem: olhar nos olhos sem intimidar e demonstrar ser cordial e tranquilo. Sua voz deve ser clara e firme, e você deve evitar interromper seu interlocutor.

 

Analise a si mesmo e veja se você se encaixa nestas formas recomendadas de comunicação: talvez você se expresse de forma agressiva demais ou, pelo contrário, prefira não exteriorizar suas opiniões por temer o confronto? Se esse for seu ponto fraco, desenvolva-o!

Agora que já está ciente dos pontos necessários para crescer profissionalmente, comece a trabalhar para tornar tudo isso realidade. Temos certeza de que esse artigo terá sido útil para você e que poderemos contribuir para o seu progresso.

 

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