O seu currículo e o seu perfil no LinkedIn desempenham um papel enorme na sua procura de emprego. Utiliza o seu currículo para submeter a sua candidatura a vagas de emprego e o perfil no LinkedIn é utilizado para criar a sua presença profissional on-line, estabelecer ligação com colegas, empresas, recrutadores e outros profissionais.

Embora o currículo e o perfil no LinkedIn possam parecer muito semelhantes, e são, existem também algumas diferenças acentuadas entre os dois. Abaixo comparamos as principais diferenças entre o seu currículo e o seu perfil no LinkedIn.

Currículo vs. Linkedin

Muitos questionam a necessidade de um currículo formal e carta de apresentação quando têm um perfil no LinkedIn. Se a maioria das pesquisas e candidaturas de emprego são realizadas online, então porquê ter ambos? Porque o seu currículo e o LinkedIn têm objectivos diferentes. Sim, ambos descrevem as suas realizações profissionais e fornecem uma visão geral da sua experiência profissional, mas o objectivo de cada um é ligeiramente diferente.

Enquanto recorre um currículo quando está activamente à procura de novas oportunidades de carreira, utiliza o seu perfil no LinkedIn para interagir com outros e criar uma forte rede profissional. O mais importante é que os recrutadores e gestores de recrutamento analisem ambos. Por conseguinte, é necessário certificar-se de que o seu currículo e perfil no LinkedIn estão actualizados e servem os objetivos certos.

Dicas de escrita de currículo

O principal objectivo do seu currículo é obter uma entrevista. Aqui estão algumas dicas para escrever um currículo forte:

  • Múltiplas versões: O seu currículo é um documento dinâmico. Personalize-o com base em cada emprego a que se candidata. Isto permite-lhe personalizar o seu currículo com base em requisitos específicos do trabalho e destacar a experiência e competências chave aplicáveis ao cargo. Utilize o seu currículo para destacar a razão pela qual é um candidato qualificado para o cargo.
  • Curto e objectivo: O seu currículo deve ser curto e directo. Pense nisso como os seus maiores êxitos. Realce as competências e a experiência mais relevantes aplicáveis ao cargo.
  • Palavra-chave optimizada: Muitas empresas e recrutadores utilizam software de triagem de currículos para avaliar o seu currículo. Certifique-se de que inclui palavras-chave relevantes para aprovar o software de análise de currículos. Pode encontrar estas palavras-chave nos anúncios de emprego, secções de qualificação, e na secção de carreira do website da empresa.
  • Formal: Os currículos são mais formais do que os perfis do LinkedIn. São tipicamente escritos em terceira pessoa e têm um tom profissional.

Dicas para o perfil Linkedin

O LinkedIn é mais uma visão geral da sua carreira e das suas realizações. Aqui estão dicas para criar um perfil informativo e envolvente do LinkedIn:

  • Um só perfil: Com o LinkedIn, só precisa de um perfil. Actualize-o à medida que ganha novas experiências, aptidões, desenvolvimento profissional e faz movimentos de carreira. Não há necessidade de alterar o seu perfil no LinkedIn ao candidatar-se a empregos. No entanto, pode destacar certas partes do seu perfil se estiver à procura de um tipo específico de emprego.
  • De forma detalhada: O seu perfil no LinkedIn pode ser longo e mais detalhado do que um currículo. Aprofunde-se mais na experiência profissional anterior, educação e competências. O LinkedIn pode conter todo o seu histórico de trabalho. Construa o seu perfil com links para o seu trabalho, recomendações de colegas e ex-chefes, e liste competências e realizações. Pode até escrever artigos e partilhar conteúdos para colocar os seus conhecimentos e percepções em exposição.
  • Otimizado com palavras-chave: O seu perfil no LinkedIn também deve ser optimizado por palavra-chave, mas com um propósito diferente. Inclua palavras-chave relacionadas com as suas competências, experiência e papéis desejados para facilitar a sua procura por parte dos recrutadores online. Os recrutadores usam o LinkedIn para encontrar potenciais candidatos. A utilização das palavras-chave certas aumenta as probabilidades do seu perfil no LinkedIn aparecer nas pesquisas do LinkedIn.
  • Menos formal: Embora o LinkedIn seja um site de rede profissional, é menos formal do que os currículos tradicionais. Pode escrever na primeira pessoa, mostrar mais personalidade, e ser criativo com as suas partilhas, declarações e como se posiciona profissionalmente dentro da sua indústria.
  • Inclua a sua fotografia: Esta é uma obrigação. Se não incluir uma fotografia no seu perfil no LinkedIn, alguns poderão questionar a sua legitimidade. Use um headshot e certifique-se de que reflecte o seu eu profissional. Opte por  uma imagem de alta qualidade e profissional.

Precisa de um perfil forte no LinkedIn e de um currículo para apoiar os seus objectivos de progressão na carreira. Mantenha-os atualizados e em ponto para se dar a conhecer aos recrutadores e candidatar-se a empregos.