Entrar no mercado de trabalho costuma ser o desejo de muitos jovens no final de sua vida escolar e antes da iniciação dos estudos em uma faculdade. Por isso, quem já completou 14 anos pode buscar seu primeiro emprego como jovem aprendiz. É uma ótima chance para conquistar o primeiro emprego e ganhar experiência.

As vagas para um jovem aprendiz são oferecidas por diversas empresas, sendo destinadas àqueles que ainda não possuem experiência de trabalho. Desta forma, as posições costumam ser bastante concorridas, mas os recrutadores da Randstad tem algumas dicas que podem ajudar os estudantes nessa jornada do primeiro emprego

A seguir, conheça melhor como é a regulamentação dos programas de jovem aprendiz, as etapas envolvidas e as oportunidades disponíveis no mercado.

 

a lei da aprendizagem 

Essa é a lei que regulamenta todo o processo de contratação dos programas para jovens aprendizes. Ela determina que as empresas de médio e pequeno porte devem contratar pessoas de 14 a 25 anos como aprendizes.

O objetivo é oferecer uma oportunidade de primeiro emprego, unindo formação prática e teórica para os aprendizes que se encontram em uma instituição de ensino. 

Neste processo, os jovens têm um primeiro contato com o mundo do trabalho, enquanto empresários podem contribuir com a sua formação. O contrato, porém, é limitado a dois anos.

 

o primeiro passo para ser um aprendiz

A contratação de aprendizes é um processo composto por três pilares: a instituição de ensino, a empresa e o estudante. A ponte entre esses três pilares costuma ser o agente de integração, que é uma instituição responsável por assessorar a captação de estudantes para inseri-los no mundo do trabalho, facilitando o processo de contratação tanto para as empresas quanto para os estudantes.

Atualmente, o agente de integração mais conhecido no Brasil é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Ele é responsável por gerenciar diversos projetos de inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Quem busca se tornar um jovem aprendiz pode também contar com a Randstad. Nós temos grandes empresas que realizam Programas de Jovem Aprendiz conosco, como a Aker Solutions que recentemente abriu um Programa de Jovem Aprendiz especialmente para mulheres ingressarem no setor de manufatura. Se você ainda não está cadastrado em nossa base de talentos, cadastre-se já e fique sempre ligado nas oportunidades disponíveis em nosso site.

 

as etapas do processo seletivo

Se é seu desejo se tornar um jovem aprendiz, é importante preparar-se antes de participar de um processo seletivo. 

Os processos seletivos são divididos em algumas etapas que testam habilidades como dedicação, capacidade criativa e conhecimentos gerais, com o objetivo de selecionar aqueles que se destacam e atendem aos requisitos da oportunidade.

Há etapas que consistem em avaliação prática. Uma redação pode ser solicitada para verificar as habilidades de escrita dos candidatos, seguida de uma etapa de dinâmica em grupo. Esta dinâmica busca identificar o comportamento dos candidatos com outras pessoas, como agem quando são colocados em situações desafiadoras e também são analisadas suas capacidades de solução de problemas.

Os candidatos aprovados na dinâmica de grupo costumam passar por uma entrevista final com um recrutador ou com o gestor da área onde o jovem aprendiz irá trabalhar. Neste momento, mais detalhes sobre a oportunidade de trabalho são apresentados, assim como informações sobre salário e benefícios são expostos com mais profundidade. Esta etapa é o momento ideal para demonstrar que você está motivado para trabalhar naquela empresa. Faça perguntas que mostrem que você está informado sobre a empresa contratante e que está disposto a contribuir para o crescimento e sucesso dela.

 

como se tornar um jovem aprendiz?

Agora vamos passar mais algumas dicas que impulsionam sua chance de ser admitido:

construa um bom currículo

O currículo é a janela de apresentação do candidato à empresa contratante e por isso deve ser redigido com cuidado especial. 

Além dos dados básicos de identificação, o candidato pode colocar seus objetivos no mercado de trabalho, além dos cursos profissionalizantes que fez ou está fazendo.

Caso esteja estudando, é importante colocar o nome da instituição e o ano letivo em que se encontra. Se você já finalizou seus estudos, deve colocar o ano de conclusão.

Quando finalizado o currículo, é importante realizar uma revisão para garantir que possíveis erros gramaticais não passem despercebidos. Problemas de ortografia são sempre avaliados pelos departamentos de Recursos Humanos e podem ser cruciais para a aprovação ou não do candidato.

Aqui você encontra um modelo de currículo criado pelos nossos recrutadores. Depois, recomendamos que você cadastre os dados do seu currículo em nosso site, caso ainda não tenha feito.

organize toda a documentação

É muito importante que, ao concorrer a uma vaga de jovem aprendiz, você tenha todos os seus documentos organizados. Isto porque a empresa pode desistir de contratar um jovem caso ele não esteja com toda sua documentação em dia.

RG com o prazo de validade correto, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e de escolaridade são os documentos solicitados pelas empresas no processo de contratação.

invista em capacitação

Por mais que o programa jovem aprendiz seja a entrada no mercado de trabalho para muitas pessoas, ele não impede que o candidato já possua cursos profissionalizantes. Este tipo de capacitação é muito bem-vista pelos recrutadores e aumenta as chances do candidato no processo seletivo.

prepara-se para a hora da entrevista

A entrevista é um dos momentos mais importantes de todo o processo seletivo e por isso você deve estar bem preparado. Vale treinar em casa antes do bate-papo com o entrevistador e pesquisar sobre a empresa contratante, pois mostrar este tipo de conhecimento prévio é apreciado pelos recrutadores e indica que você está interessado por trabalhar naquela empresa.

No dia da conversa, vista uma roupa adequada e programe-se para não se atrasar. Além disso, busque falar de forma clara e pausada, sem usar muitas gírias, para demonstrar conhecimento total e controle sobre as questões debatidas.

Você encontra mais dicas para a etapa de entrevista em episódios da nossa websérie Dicas de Carreira, como neste episódio.

tenha calma e paciência

É provável que o processo de jovem aprendiz seja seu primeiro processo seletivo, então é normal que haja muita ansiedade e nervosismo envolvido. Entretanto, manter a calma é de extrema importância para você conseguir ter um bom desempenho nas etapas do processo.

Por isso, vale a pena fazer alguns exercícios de respiração antes da redação, dinâmica em grupo e entrevista. 

Para finalizar, lembre-se que, se você não for aprovado na primeira vez, essa experiência será muito válida para perceber seus pontos a melhorar. Na próxima seleção você terá um desempenho melhor do que teve na primeira. É importante não desanimar, manter o foco e continuar se preparando para novas seleções.

 

jovem aprendiz e o benefício para o currículo

Além da oportunidade de entrar no mercado de trabalho, o jovem aprendiz ainda terá um currículo mais atrativo para futuros processos seletivos. Com esta experiência constando em seu currículo, as portas para novas oportunidades se abrirão com mais facilidade no futuro.

 

oportunidade de uma vaga efetiva na empresa

O jovem aprendiz tem grandes chances de conseguir uma vaga efetiva na empresa se ele tiver um bom desempenho no trabalho. Não são incomuns os casos de aprendizes que, mesmo após a finalização do contrato de 2 anos, acabam efetivados em seus atuais trabalhos.

As empresas gostam de aprendizes que demonstram comprometimento e responsabilidade no trabalho. É uma grande vantagem para a empresa poder contratar alguém que já conhece os processos e regras da empresa, além de estar pronto para iniciar as atividades sem ser necessário um novo período de treinamento ou adaptação. A efetivação de um jovem aprendiz bem-sucedido é ótimo para a empresa e excelente para aquele jovem que se dedicou e desejou ser contratado.

Desejamos boa sorte a todos os jovens que estão em busca de oportunidades neste momento e podem contar com a Randstad para encontrar sua próxima chance num Programa de Jovem Aprendiz!