Neste artigo, vamos falar sobre as formas e técnicas com as quais você pode construir uma presença forte no Linkedin e se tornar o candidato que todas as empresas vão querer chamar para uma entrevista.

É um fato que muitas pessoas hesitam quando se trata de se descreverem, e muitas vezes podem ficar presas na primeira linha da descrição, sem ter ideia de como se descrever.

Você provavelmente já percebeu a seção de resumo do perfil do LinkedIn e sua importância como ferramenta para causar a primeira impressão em qualquer visitante. Esta é a sua oportunidade de se destacar da multidão e dar um vislumbre da sua personalidade. Dessa forma, você pode mostrar aos seus potenciais empregadores não apenas quem você é e o que você faz, mas também despertar o interesse deles, motivando-os a querer saber mais sobre você.

A “magia” do resumo é que ele permite que você se dirija diretamente ao leitor e compartilhe com ele muitos aspectos de quem você é - desde realizações profissionais até assuntos mais elaborados, como seus objetivos de vida.

Além disso, é importante destacar que essas informações agora fazem parte do cartão de visita introdutório na parte superior do seu perfil, que também inclui seu nome, foto, título, empresa em que você trabalhou mais recentemente, formação acadêmica e dados para contato. Portanto, quando a maioria dos usuários visita o seu perfil, é importante lembrar que eles veem os primeiros 300 caracteres do seu resumo, e aqueles que têm o LinkedIn Recruiter veem o resumo completo por padrão.

Por isso, reunimos aqui as melhores dicas para escrever a seção de resumo do perfil do LinkedIn de forma a expressar com sucesso e confiança quem você é, bem como sua carreira até o momento.

1. crie uma boa primeira impressão 

  • Quando alguém visita a nossa página do LinkedIn, só vê as primeiras frases do nosso resumo. Seja criativo como uma personagem e comece o resumo com uma "citação" cativante que fará com que os leitores cliquem em "Ver mais". Outra opção é parar um minuto para pensar no que nos diferencia dos outros e por que amamos nosso trabalho, para que possamos resumir isso em nossa frase de abertura. Mas precisa ser algo conciso e específico.

2. pense como um leitor 

  • Ao escrever, é importante lembrar que você está se dirigindo a alguém. Adapte sua mensagem resumida ao público que você está interessado e ao que é importante para eles. Imagine que você está tendo uma conversa com um colega, um recrutador ou um potencial cliente. Como você falaria e como se descreveria? O que você gostaria que ele soubesse sobre você? É aqui que é ideal começar a ver os primeiros aspectos da sua personalidade. Por exemplo, um potencial cliente normalmente analisa seus antecedentes e experiências para determinar se você pode ajudar.

3.  acostume-se a escrever na primeira pessoa 

  • Após a introdução, evite falar de si na terceira pessoa e prefira continuar na primeira pessoa. O uso de termos como "Eu" e "Nós" torna o seu resumo mais personalizado e dá ao leitor a sensação de que está ouvindo a sua voz, em vez de ler uma biografia escrita por outra pessoa. Essa estratégia simples ajuda a sua apresentação a ser memorável e cria uma primeira impressão muito melhor para aqueles que visitam o seu perfil. Mostre a sua personalidade e conte a sua história usando qualquer um dos exemplos abaixo:

"Como uma criança dos anos 90..." 

"Enquanto eu crescia, percebi que..." 

"Fiquei inspirado quando..." 

"A minha história começa quando..."

4. use o testemunho de um chefe, colega ou cliente 

  • Normalmente, uma citação ou testemunho de alguém com quem você trabalhou com sucesso é uma excelente maneira de destacar uma experiência ou habilidade única que você possui. Não hesite em pedir e tente dar um toque emocional ao mencionar algo pessoal.

5. escreva uma boa conclusão 

  • Diga ao seu leitor o que ele realmente quer ouvir. Se você deseja expandir sua rede de contatos com profissionais da sua área, você pode usar expressões como: "Gosto de entrar em contato com colegas desta área". Se, por outro lado, estiver aberto a uma nova oportunidade de emprego, experimente dizer: "Estou aberto a uma nova oportunidade de emprego, se tiver uma sugestão que se enquadre no meu perfil, envie-me um e-mail...".

O site da Randstad tem mais de 1000 ofertas de emprego publicadas em vários setores. Já conferiu? Cadastre seu CV e encontre o trabalho ideal para você!

Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!