Atualmente, os modelos híbridos de trabalho parecem ser o sistema preferencial de muitas empresas. E provavelmente continuarão assim no futuro próximo. Essas modalidades são eficazes, fáceis de implementar e, aliás, a opção de maior aceitação entre os trabalhadores. 

Com isso em mente, conheça a seguir duas medidas a serem adotadas para ter êxito ao fazer a transição para um modelo totalmente híbrido:

1. redefina o papel do espaço físico do escritório.

Os escritórios são locais de interação, colaboração e criatividade — e após um período tão longo, muitos funcionários desejam retornar a eles, o que é confirmado pelos resultados da pesquisa Workmonitor da Randstad de 2021, que indica que 78% dos funcionários desejam retornar ao local de trabalho em meio período ou período integral. Quanto aos 22% restantes, os líderes organizacionais devem se preparar para enfrentar alguma resistência. Aliás, esse é o percentual que indicou que simplesmente não retornaria aos escritórios, independente de quando abrissem, de acordo com um relatório recente da emissora de notícias CNBC.

Tudo isso sugere que é hora de os diretores começarem a pensar criticamente sobre o significado real, o papel e a importância dos espaços físicos de escritório nas experiências cotidianas de seus funcionários. Seguem algumas questões importantes a serem consideradas:

• Qual é a função ideal do escritório para a maioria de seus colaboradores? Colaboração? Transmissão cultural? Gestão de produtividade? Reflita criteriosamente sobre quando é essencial ter funcionários fisicamente presentes e quando é apenas “recomendável”.

• Será que aspectos do projeto ou disposição de seus espaços físicos de escritório de alguma forma complementariam as experiências cotidianas de quem continua trabalhando remotamente?

• Que medidas serão postas em prática para ajudar a garantir que o ambiente seja, em última análise, igualitário — por exemplo, que colaboradores valiosos que trabalham principalmente de forma remota não sejam injustamente preteridos para promoções em comparação com aqueles que trabalham no escritório?

Red teaming (equipes de testes de ataques cibernéticos), soluções de whiteboard (telas interativas compartilhadas), pesquisas de clima organizacional — pode escolher qualquer recurso: não existe abordagem errada nesse caso. Implemente tudo o que fizer sentido para sua organização. Só não deixe de se questionar sobre isso.

2. aperfeiçoe sua abordagem ao gerenciamento de riscos.

Um estudo da Randstad verificou algumas tendências fascinantes ao cruzar dados sobre comportamentos de funcionários, tecnologias e o futuro do trabalho. Destaca-se, por exemplo, que três em cada quatro trabalhadores passaram a contar mais com tecnologias em comparação ao período anterior à pandemia (quanto ao grau de preocupação com esse aumento, as respostas foram variadas). Por ora, a ampla intensificação no uso de serviços em nuvem necessários ao trabalho remoto provocou um aumento igualmente grande no volume de ameaças nativas de nuvem, muitas delas tendo como alvo o Cisco WebEx, Zoom, Microsoft Teams, Slack e ferramentas semelhantes.

Mas em que medida esse aumento ocorreu? Os ataques externos a contas em nuvem dispararam 630% entre janeiro e abril de 2020 apenas. E nesse cenário, um em cada três funcionários admite ter praticado comportamentos mais arriscados de segurança cibernética desde o início do trabalho de casa. O que líderes organizacionais podem fazer para se precaver — e combater efetivamente essas e outras ameaças?

Para começar, certifique-se de que sua equipe de TI tenha a experiência e os recursos internos necessários, que entenda a urgência em relação aos riscos emergentes e que tenha tempo suficiente para se dedicar a esse trabalho. Essa última questão é crucial porque muitos profissionais de TI são forçados a despender uma quantidade excessiva de tempo em trabalho basicamente administrativo e de menor valor. Por isso, ajude sua equipe a reservar algum tempo para essa função, se necessário, o que o time fará se for comunicado sobre determinada urgência.

Em seguida, você precisará se reunir com outros membros da liderança executiva para determinar quais exatamente constituem os ativos digitais mais valiosos da sua empresa. Softwares? Aplicativos? Propriedade intelectual? A realização de uma auditoria é recomendável nesse estágio, pois ajudará você a refletir sobre as próximas etapas ao formular um plano de resposta a incidentes. Além disso, toda essa colaboração pode permitir a formação de um comitê exclusivo de gerenciamento de riscos cibernéticos.

o que vem a seguir?

Em termos de retorno aos espaços físicos de escritório e da transição mais ampla para modelos de trabalho híbrido dos quais é parte integrante, a execução será fundamental para o sucesso do modelo. E lembre-se de que, com isso, você também deve se concentrar em preservar a cultura da empresa e promover a colaboração.

Como observado, essa não será uma tarefa necessariamente fácil. Comece a tratar os assuntos importantes hoje para posicionar seus colaboradores — no escritório, em trabalho remoto, em trabalho híbrido ou de outra forma — para o sucesso contínuo no futuro.

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