Muitas empresas orientam seus colaboradores seguindo um plano de carreira com base em seus talentos e interesses. Mas, em tempos de escassez de mão de obra e altos custos de contratação, cada vez mais organizações estão implementando programas de plano de carreira criados com propósito, que formalizam e simplificam o processo de desenvolvimento de habilidades em alta demanda dentro da empresa.
Durante o processo de planejamento de carreira, a empresa ajuda os colaboradores a identificar e avaliar seus objetivos, interesses, conjunto de habilidades e níveis de proficiência. Em seguida, alinha essas informações às necessidades organizacionais, criando um plano de carreira detalhado para os próximos anos, que aumenta o engajamento e a satisfação dos colaboradores, além de melhorar a retenção de talentos e o sucesso da empresa a longo prazo.
O mundo do trabalho está em constante mudança, e os planos de carreira estão sendo impactados por tendências e tecnologias em desenvolvimento, assim como outras iniciativas de RH. Neste artigo, abordaremos alguns dos principais avanços que continuarão afetando suas estratégias de carreira nos próximos meses e anos, além de oferecer exemplos do impacto que eles terão na sua organização.
avanços atuais e futuros que influenciam o plano de carreira.
ferramentas de planejamento de carreira impulsionadas por IA
Nos últimos anos, o rápido desenvolvimento da IA generativa e não generativa impactou significativamente nossas vidas profissionais e pessoais. O campo do plano de carreira não é uma exceção. As ferramentas baseadas em IA têm uma grande capacidade de analisar grandes volumes de informações complexas, oferecendo insights e sugestões precisas e úteis. Isso torna a tecnologia um recurso valioso durante o planejamento de carreira, onde o histórico profissional, os interesses e as habilidades de um colaborador são combinados para sugerir o plano de carreira futuro mais relevante e impactante.
Diversas ferramentas de IA generativa e não generativa podem ser úteis nesse processo. Algumas ferramentas são especializadas em análises preditivas complexas impulsionadas por IA, que monitoram a posição atual de um colaborador em sua carreira e fornecem indicações sobre o que deve acontecer no futuro para que ele alcance seus objetivos — como por exemplo, sugerir o momento ideal para uma promoção ou identificar as habilidades essenciais que o mesmo deve desenvolver para transitar para a próxima etapa de sua jornada profissional de forma eficaz.
Além disso, ferramentas de IA generativa baseadas em chat, amplamente utilizadas, também podem ser úteis. Com os prompts adequados, um GPT pode ser utilizado como um coach de carreira interativo ou um consultor com quem o colaborador pode interagir diretamente, auxiliando-o a descobrir seus objetivos pessoais, prioridades de crescimento profissional e possíveis papéis futuros. Uma tarefa que antes exigia a atuação de um membro do departamento de RH como coach, agora pode ser escalada em toda a organização sem demandar uma quantidade proporcional de recursos de RH.
IA criando novas possibilidades para os planos de carreira futuros.
A IA, tanto generativa quanto não generativa, não é valiosa apenas para ajudar os colaboradores a progredirem de forma eficaz em planos de carreira tradicionais. Em vários setores, ela também está abrindo uma ampla gama de novas carreiras que não existiam no passado. Por exemplo, um engenheiro em uma empresa de manufatura pode ter trabalhado por anos em direção a uma carreira na área de eletrônicos de consumo. No entanto, com o crescimento da IA e seu enorme potencial em engenharia e P&D, ele pode descobrir uma nova paixão e redirecionar seu plano de carreira para dominar essas ferramentas de IA e avançar ainda mais nessa área. Exemplos de planos de carreira como este também existem em outros campos, como marketing ou vendas. Colaboradores que passavam seus dias criando conteúdo ou entrando em contato com clientes potenciais agora podem almejar uma carreira futura implementando e aprimorando ferramentas de IA que simplifiquem e aprimorem esses processos.
Toda empresa, independentemente do setor, precisa estar ciente do enorme impacto da IA e da influência que ela pode estar exercendo sobre seus colaboradores. Embora a tecnologia, em sua forma atual, ainda seja relativamente nova, seu impacto continuará a crescer e evoluir nos próximos anos. Isso foi comprovado em nosso estudo Workmonitor 2025, no qual as habilidades relacionadas à IA foram as mais frequentemente escolhidas como prioridade de desenvolvimento pelos profissionais para o futuro próximo.
Nesse cenário, grandes organizações não podem permanecer comprometidas apenas com os planos de carreira típicos que seus talentos seguiam no passado. Estar aberto à mudança nos planos de carreira dos colaboradores e aproveitar a oportunidade para desenvolver a expertise em IA dentro da organização é uma excelente maneira de fazer um investimento inicial que provavelmente trará grandes retornos no futuro.
aprendizagem e desenvolvimento personalizados e inteligentes.
Um dos aspectos mais desafiadores ao implementar iniciativas eficazes de aprendizagem e desenvolvimento (L&D) de colaboradores é encontrar o nível ideal. Quando uma habilidade específica, como liderança, precisa ser fortalecida em um grupo de colaboradores em uma grande organização, alguns integrantes do grupo podem precisar de mais apoio do que outros. Se alguns talentos já possuem habilidades relativamente avançadas e outros são iniciantes, o processo de L&D pode acabar se tornando inadequado para ambos os níveis.
Nesses casos, a IA pode criar programas de treinamento personalizados para cada colaborador, no nível certo. Empresas como a Udemy já utilizam IA para ajustar a trilha de aprendizado de cada usuário com base em seus conhecimentos e habilidades existentes, garantindo que o treinamento esteja alinhado com suas capacidades.
Além dos programas de treinamento personalizados, ferramentas de IA baseadas em chat também podem ser utilizadas para desenvolver habilidades práticas no ambiente de trabalho, em um cenário controlado e autêntico. No relatório 2025 Global Learning and Skills Trend, a Udemy exemplifica como um colaborador pode usar um chatbot de IA para simular uma comunicação com um colega sobre uma questão complexa: "o colaborador que precisa praticar e aplicar habilidades de resolução de conflitos pode usar um chatbot de IA generativa para simular uma conversa futura com um colega em que possa surgir um conflito."
Outra possibilidade é aproveitar as capacidades linguísticas de ferramentas como GPT para fornecer feedback em exemplos reais de comunicação no ambiente de trabalho. Por exemplo, ao fornecer a transcrição de uma reunião anonimizada para o chatbot baseado em IA, ele pode analisar a discussão e oferecer ao colaborador feedback instantâneo sobre a clareza e a eficácia de sua comunicação, além de apontar possíveis melhorias que ele poderia implementar em suas habilidades de resolução de conflitos.
De acordo com insights do nosso estudo Workmonitor 2025, mais de um terço dos entrevistados não concorda que seus empregadores oferecem as oportunidades de treinamento e desenvolvimento que desejam. Ao potencializar o aprendizado e desenvolvimento com IA, sua empresa pode não apenas aprimorar as habilidades dos colaboradores, mas também se destacar da concorrência.
No entanto, as ferramentas de IA devem ser vistas como um complemento útil ao processo de planejamento de carreira, e não como a força motriz por trás dele. Mesmo com o avanço das ferramentas de IA, elas ainda terão dificuldades para igualar o suporte no plano de carreira oferecido por um gestor que tem um relacionamento de longa data com o colaborador. Como sempre, certifique-se de verificar a política de IA da sua empresa antes de usar ferramentas de IA no processo de planejamento de carreira.
crescimento de oportunidades de carreira em diversidade, equidade e inclusão (DEI)
As habilidades em DEI estão em alta demanda entre grandes empresas, mesmo que não seja na mesma intensidade de quanto já foi. Analistas apontaram que o número de vagas de emprego relacionadas a DEI caiu cerca de 43% entre 2022 e 2024, e em 2023 foi possível observar várias grandes empresas de tecnologia, como Meta e Google, reduzirem suas iniciativas de DEI.
No entanto, as forças de trabalho estão se tornando mais diversas, e DEI continua sendo uma prioridade essencial para os trabalhadores, gerando potencial de crescimento em planos de carreira relacionados a DEI. O estudo Workmonitor 2025 mostrou que mais de um quarto de todos os entrevistados afirmou que os valores de seus empregadores em áreas como diversidade eram "muito importantes" ao avaliar seu emprego atual ou considerar futuros cargos. Da mesma forma, quase 60% dos entrevistados concordaram que "as iniciativas de diversidade, equidade e inclusão do meu empregador não são suficientes".
As grandes empresas devem continuar a promover suas iniciativas de DEI para atrair os melhores talentos e responder às atitudes da força de trabalho. No futuro, isso pode levar a cargos como Gerente de Cultura, Coordenador de Diversidade ou Diretor de Diversidade se tornarem mais comuns e representarem trajetórias de carreira atrativas para colaboradores engajados.
obtenha mais insights sobre o futuro do trabalho no workmonitor 2025.
Se você busca informações mais detalhadas sobre o que sua força de trabalho atual e futura procura em termos de progresso no plano de carreira, aprendizagem e desenvolvimento (L&D) e qualificação, baixe nosso mais recente estudo Workmonitor. A pesquisa global da Randstad, com mais de 26.000 colaboradores de uma ampla gama de setores, oferece insights claros sobre o que os departamentos de RH precisam priorizar para atrair os melhores candidatos e direcioná-los para os planos de carreira com maior potencial.