O headhunting é uma nova estratégia de atração de talentos. Você já sabe como funciona esse processo? Confira neste artigo!

O sucesso e o bom progresso de uma empresa são influenciados por diversos fatores, e sem dúvida um deles é a qualidade humana de seus integrantes e o talento que possuem. E é exatamente disso que se trata o headhunting, buscar talentos e encontrar os melhores profissionais para determinada empresa. 

Existem empresas especializadas que abordam profissionais que não estão buscando emprego ativamente, mas que possam estar abertos a considerar uma mudança caso surja uma oportunidade que lhes desperte interesse. Headhunting é uma estratégia de gestão de recursos humanos que surgiu em meados do século passado nos Estados Unidos com o objetivo de encontrar os profissionais mais talentosos. 

Neste artigo, analisamos o que é esse processo e a importância que ele pode ter para o crescimento de uma empresa.

como funciona o headhunting?

Podemos comparar o headhunting ao futebol, em que os times mais competitivos recorrem a olheiros para formar suas equipes. Ou seja, eles têm especialistas em encontrar talentos nas diferentes equipes e ligas, sejam eles talentos emergentes ou conhecidos que já provaram seu valor ao longo da carreira. E que podem se interessar em mudar de time diante de uma proposta melhor. 

O headhunting funciona dessa mesma maneira, os profissionais da área atuam como intermediários entre o talento e o empregador. Apesar de existirem empresas dedicadas exclusivamente ao headhunting, também podemos encontrar esses profissionais nos departamentos de recursos humanos das empresas. 

No entanto, para manter a discrição, contrata-se os serviços de um consultor externo. Qual a razão para isso? Quando uma empresa 'perde' um colaborador, pode experimentar certo desconforto em relação à empresa que o recrutou. Ainda que essa prática esteja em total conformidade com a lei e respeite a autonomia do profissional, uma empresa que persiste em recrutar talentos de concorrentes ativos de maneira frequente pode acabar prejudicando sua imagem corporativa.

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principais responsabilidades do headhunter

As funções mais relevantes do headhunter podem ser resumidas entre as seguintes: 

  • Manter um relacionamento com as empresas (seus clientes), com as quais mantém o compromisso de fornecer os melhores candidatos para as vagas disponíveis. Mas vai além: ele não busca apenas os perfis adequados para um cargo, mas aqueles que se destacam e que proporcionarão o valor agregado de que a empresa precisa para se diferenciar da concorrência. Esta é uma tarefa complexa que só headhunters experientes com uma boa capacidade de análise são capazes de desempenhar. 
  • Análise do perfil que o cliente busca para o cargo e comparação dos candidatos cadastrados em seu banco de talentos para possíveis contratações. 
  • Recrutamento pelas redes sociais. Desde o surgimento das redes sociais profissionais, como o Linkedin, a atividade de headhunting expandiu-se consideravelmente. Tanto que também se fala em nethunting, ou seja, processos seletivos que rastreiam os perfis nessas redes sociais em que talentos tão valorizados estão. 
  • Contato com o candidato. Como mencionado anteriormente, esses profissionais nem sempre estão em busca ativa de novas oportunidades de emprego e podem estar atualmente empregados em empresas que oferecem reconhecimento e remuneração adequados. Portanto, é essencial abordá-los de maneira discreta, porém persuasiva e assertiva, a fim de despertar o interesse do candidato e garantir que ele compreenda a natureza sólida da proposta em questão.

o processo de headhunting

O processo é complexo e engloba diversas etapas. Não basta se conectar com um candidato através de uma  rede social profissional e enviar uma mensagem. Longe disso, o recrutamento de um profissional valorizado na empresa em que trabalha é uma tarefa complexa que leva tempo e também requer o talento do headhunter.

Além das etapas já descritas, o headhunter também deve realizar uma série de entrevistas para confirmar o valor profissional e humano do candidato: entrevistas para analisar e testar diferentes habilidades, mas também a linguagem não verbal, as habilidades sociais e de liderança.  Em todos esses contatos o profissional terá a oportunidade de falar sobre as vantagens que o candidato terá caso opte pela vaga.  

Após essas reuniões, o headhunter já possui informações suficientes e relevantes para elaborar um relatório o mais detalhado possível para o cliente. Esta descrição avaliará os pontos fortes e fracos do candidato, os seus méritos objetivos, mas também os subjetivos, ou seja, as soft skills (habilidades interpessoais/comportamentais) que observou nas diversas entrevistas. Também é pertinente incluir comentários sobre a disponibilidade e a disposição do candidato para ingressar na empresa e se ele impôs exigências salariais excessivas ou razoáveis. 

É comum que candidatos talentosos com um bom desenvolvimento profissional sejam disputados pelas empresas, o que os favorece em uma negociação para contratação. Considerando isso, podem exigir salários exorbitantes para mudar de empresa e compensar o risco envolvido, o que pode levar a empresa interessada a não prosseguir com a contratação. 

Por fim, o cliente e o headhunter devem se reunir para avaliar a proposta final ao candidato. 

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