Atualmente, a marca e a reputação de uma empresa são ainda mais importantes considerando as incertezas econômicas e os mercados que estão cada vez mais competitivos. Embora a maioria das organizações tenha passado pelo menos uma década se concentrando na experiência, no reconhecimento e no engajamento dos funcionários, no fim de 2022, vimos uma mudança no mercado de trabalho que muitas pessoas não esperavam: demissões. 

Algumas empresas de marca sólida, que antes priorizavam o lado humano, começaram a dispensar seus funcionários de forma impessoal e transacional, prejudicando sua marca empregadora perante os consumidores.

A Aspect43 conversou com os líderes de algumas dessas empresas, que agora admitem terem errado. A empresa de pesquisa e consultoria também conversou com os gerentes que tiveram que dar a notícia da demissão, e também com alguns dos funcionários que foram demitidos. Analistas preveem que as demissões atinjam a marca de 200 mil pessoas por trimestre apenas nos Estados Unidos. O relatório mais recente combina essas constatações com as melhores práticas para ajudar a sua empresa a conduzir o processo de demissão de forma ética. 

Conheça quais ações podem ser tomadas antes, durante e após as etapas de um processo de demissão, para atender a todos os envolvidos e preservar a reputação da sua empresa durante esse período delicado. Você aprenderá:

  • planejar com base em dados e elaborar comunicações claras antes da demissão, para melhorar a experiência do funcionário.
  • a melhor forma de dar a notícia e que tipo de treinamento oferecer aos funcionários responsáveis por essa atividade
  • quais serviços podem ajudar durante a transição e as melhores formas de fornecer apoio financeiro e emocional após o processo de rescisão
  • como dispensar um funcionário da forma correta.