o que é um promotor de vendas?
Um promotor de vendas influencia os clientes em potencial a comprar os produtos de sua empresa. Como promotor de vendas, você cria e aumenta o interesse dos clientes pelos produtos, faz apresentações, distribui amostras e realiza demonstrações conforme necessário. Você influencia e convence os clientes a experimentar os produtos da sua empresa. Uma maneira de fazer isso é informá-los sobre o que torna esses produtos uma escolha melhor do que o que os concorrentes oferecem. Idealmente, você elabora estratégias de marketing inovadoras para atingir as metas de marketing definidas. Você também constrói uma presença de marca positiva para os produtos que promove.
Observe que um promotor de vendas não é o mesmo que um vendedor de piso que ajuda principalmente os clientes com qualquer coisa que eles queiram comprar. Um promotor de vendas cria consciência e tenta influenciar os clientes a comprar produtos específicos, além de ilustrar os usos do produto, oferecer amostras grátis e distribuir panfletos ou mercadorias. Este profissional também aborda pessoas e faz um discurso promocional. Normalmente, a empresa para a qual ele trabalha o coloca em uma loja de varejo ou área de vendas com uma exibição dedicada onde os clientes em potencial verão os produtos.
Trabalhar como promotor de vendas se adequaria ao seu talento em vendas e senso de iniciativa? Em caso afirmativo, continue lendo para descobrir as competências e qualificações necessárias para prosperar em uma função de promotor de vendas.
confira nossas vagassalário médio do promotor de vendas
De acordo com a Talent, o pacote de remuneração médio de um promotor de vendas é de R$1.500 mensais ou R$18.000 por ano. Algumas empresas também oferecem comissões para promotores com base nas vendas, enquanto outras oferecem bônus e outras vantagens, como mercadorias gratuitas.
quais fatores afetam o pacote de remuneração para promotores de vendas?
Como promotor de vendas, seu salário depende do seu nível de experiência e dos produtos que você está oferecendo. Seu salário aumenta com a experiência, então quanto mais anos você trabalha como promotor, mais você ganha. Os produtos que você promove e o tamanho do local também afetam seus ganhos. Por exemplo, aqueles que trabalham em supermercados ou lojas de varejo podem ganhar menos do que aqueles que promovem produtos de saúde ou eletrônicos.
Onde você mora e trabalha também influencia seu salário. Trabalhar nas grandes cidades correlaciona com um custo de vida mais alto e melhores salários.
tipos de promotores de vendas
Alguns dos tipos de promotores de vendas incluem:
- Promotor de vendas B2C: você vende diretamente aos clientes, abordando-os em lojas de varejo ou nas ruas. Como promotor de vendas B2C, você também demonstra produtos aos clientes e convence as pessoas a comprar itens por telefone.
- Promotor de vendas B2B: você vende e comercializa os produtos de uma empresa para grandes agências de distribuição e outras organizações. A função também envolve a demonstração de produtos em feiras e a busca de novos clientes.
trabalhar como promotor de vendas
Um promotor de vendas é um membro valioso da equipe de vendas que demonstra os recursos e benefícios do produto aos clientes. A função requer conhecimento profundo dos produtos da empresa para aumentar o reconhecimento da marca.
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descrição do trabalho do promotor de vendas
Alguns dos deveres dos promotores de vendas incluem:
- Montagem de estandes e organização de produtos: trabalha em um estande em lojas, feiras ou centros comerciais. Você monta os estandes e organiza os produtos e mercadorias para atrair a atenção dos clientes. Você usa panfletos e a marca da empresa para promover os produtos do seu empregador. Às vezes, você monta estandes em locais públicos movimentados.
- Aproximação dos visitantes: você interage com os visitantes e inicia conversas para apresentar os produtos e a marca que está promovendo, fazendo discursos de vendas cara a cara.
- Distribuição de folhetos: ao persuadir os clientes a fazer uma compra, você distribui panfletos, folhetos e outros materiais promocionais. Você também oferece amostras, presentes e itens de merchandising aos clientes. Também é importante fornecer informações sobre iniciativas e eventos.
- Registro de informações de clientes em potencial: você desenvolve leads de vendas daqueles que visitaram seu estande. Seu trabalho é registrar seus detalhes para acompanhamento. Você convence clientes em potencial a preencher os formulários de contato.
- Relatar os resultados da promoção: você prepara relatórios detalhados sobre eventos promocionais e follow-up de vendas. Os relatórios fornecem informações sobre números de vendas e merchandising durante a promoção, bem como uma visão geral das campanhas de marketing.
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ambiente de trabalho
Alguns promotores de vendas lidam com vários produtos e trabalham em diferentes setores. Isso inclui marketing, varejo, saúde, esportes e entretenimento. Uma empresa de publicidade também pode adquirir seus serviços para ajudá-los a criar reconhecimento para uma linha de produtos específica. A descrição do seu trabalho é ajudar as empresas a anunciar ou aumentar a conscientização sobre seus serviços ou produtos. Você não trabalha em uma configuração de escritório. Como promotor de vendas, você trabalha em ambientes fechados ou ao ar livre, dependendo do produto que promove e do mercado-alvo.
Espere que seu trabalho inclua promoções de rua, feiras e eventos do setor. Na maioria dos casos, você demonstra como um produto funciona. Se você estiver fazendo uma promoção na loja, usará um estande ou área de exibição para seus produtos.
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quem são seus colegas?
Como promotor de vendas, você pode trabalhar para diversas empresas, e seus colegas podem incluir executivos de vendas, representantes de vendas de campo e executivos de marketing. Você também pode trabalhar com gerentes de marketing digital, bem como outros especialistas, como gerentes de marketing, gerentes de vendas e gerentes de produto.
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horário de trabalho
Como promotor de vendas, você poderá trabalhar em horários de meio período ou período integral. Seu horário de trabalho depende de seu empregador e de seus clientes-alvo. Por exemplo, um promotor de vendas que trabalha em uma loja normalmente trabalha em horários comerciais. Por outro lado, um promotor de vendas que viaja para representar a empresa ou encontrar clientes não trabalha necessariamente em horário normal.
Como promotor de vendas, sua agenda é flexível, a menos que você trabalhe em uma loja de varejo. Nesse caso, você deve estar em sua estação durante todo o dia, especialmente nos fins de semana. Os promotores de vendas que trabalham ao ar livre têm horários flexíveis, pois geralmente são obrigados a trabalhar meio período e quando o tráfego de pedestres é alto. Dependendo de onde trabalham, é provável que trabalhem aos fins de semana e à noite. Os promotores de vendas não podem trabalhar em casa, a menos que promovam produtos on-line.
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perspectivas de emprego
Espera-se que o emprego neste setor de trabalho cresça nos próximos anos, à medida que mais empresas desejam impulsionar as vendas criando reconhecimento da marca. Com muitos produtos semelhantes no mercado, as empresas precisam de promotores de vendas para destacar sua marca, impulsionar as vendas e influenciar os clientes a comprar seus produtos.
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vantagens de encontrar um emprego de promotor de vendas através da randstad
Encontrar seu emprego de promotor de vendas através da Randstad oferece vantagens importantes, como:
- uma grande variedade de oportunidades de treinamento e desenvolvimento
- uma pessoa de contato experiente para fornecer ajuda, se necessário
- uma gama de oportunidades na sua área
- ser pago semanal ou mensalmente, dependendo do trabalho
- contratos temporários e permanentes
Quer um contrato permanente? Um trabalho temporário como promotor de vendas costuma ser um trampolim para um emprego permanente atraente. Todos os anos, milhares de pessoas conquistam um contrato permanente com grandes empregadores graças a um emprego temporário encontrado através da Randstad. Além disso, muitas empresas também recrutam seus colaboradores permanentes por meio da Randstad!
educação e competências
Você não precisa de formação formal para se tornar um promotor de vendas, mas a maioria dos empregadores pede GCSEs. No entanto, os promotores de vendas precisam de experiência anterior em vendas ou marketing para se destacarem na função. Alguns empregadores estão interessados em candidatos com conhecimento de uma língua estrangeira, especialmente se o trabalho promocional for em feiras e eventos que atraem públicos internacionais.
A maioria das empresas também organiza sessões de briefing e treinamento sobre os recursos do produto. Após o treinamento, você poderá responder a quaisquer perguntas sobre os produtos ou serviços.
aptidões e competências
Algumas das qualidades de um promotor de vendas incluem:
- Habilidades de marketing: são essenciais se você pretende se destacar neste campo. Você precisa de um excelente conhecimento do produto e da capacidade de criar confiança com os clientes, anunciar seus produtos e desenvolver argumentos de vendas criativos e convincentes.
- Habilidades de atendimento ao cliente: um promotor de vendas requer excelentes habilidades de atendimento ao cliente para persuadi-los a considerar a compra de um produto. Você deve ser capaz de fazer perguntas com confiança e abordar as preocupações dos clientes em potencial.
- Habilidades de apresentação confiantes: uma boa apresentação conecta o serviço, produto e público. Você deve ser confiante e articulado ao falar sobre um produto.
- Habilidades interpessoais: como promotor de vendas, você precisa de habilidades interpessoais, pois nem todos os clientes estarão dispostos a comprar seu produto ou ouvir seu argumento de venda. Também é importante se preparar para lidar com a rejeição com elegância. Persuasão e paciência também são valiosas para lidar com diferentes personalidades.
- Habilidades de comunicação: como promotor de vendas, excelentes habilidades de comunicação são essenciais porque o trabalho é baseado em conversas. Você anuncia ou cria reconhecimento do produto, faz apresentações e demonstrações e vende os produtos. A única maneira de fazer isso com sucesso é ter excelentes habilidades de comunicação.
FAQs
Perguntas frequentes sobre como trabalhar como promotor de vendas:
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qual é o papel de um promotor de vendas?
Como promotor de vendas, você influencia os clientes a comprar um serviço ou produto de sua empresa para aumentar as vendas. Você informa os clientes sobre os benefícios do produto e o que o torna uma excelente escolha.
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quais habilidades você precisa para ser um promotor de vendas?
Para ser um promotor de vendas, você precisa de excelentes habilidades interpessoais, de apresentação, comunicação, atendimento ao cliente, vendas e marketing. Além disso, você precisa de amplo conhecimento do produto, capacidade de definir metas diárias de vendas e atendê-las, além de ter o poder de influenciar os clientes.
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como me tornar um bom promotor de vendas?
Se você quer se tornar um bom promotor de vendas, o primeiro passo é ganhar experiência em vendas. Você não precisa de qualificações educacionais, mas alguns conhecimentos pós-secundários em vendas melhoram suas perspectivas de carreira.
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por que devo ser um promotor de vendas?
Ser promotor de vendas é um excelente trabalho, pois os horários são flexíveis e você terá a chance de viajar para diferentes lugares para conhecer clientes ou representar sua empresa em eventos. Este trabalho também permite que você faça networking e conheça diversos tipos de pessoas.
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o que é um exemplo de promotor de vendas?
Um exemplo de promotor de vendas é aquele que trabalha em uma loja de varejo. Eles promovem produtos ao longo do dia. Eles estão sempre prontos para vender produtos e influenciar os clientes a experimentá-los, às vezes distribuindo amostras.
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como posso me candidatar a uma vaga de promotor de vendas?
Candidatar-se a uma vaga de promotor de vendas é fácil: crie um perfil no site da Randstad Brasil e pesquise nossas ofertas de emprego para vagas em sua área, Basta nos enviar seu currículo. Precisa de ajuda com a sua aplicação? Confira todas as nossas dicas de busca de emprego!