o que é um promotor de vendas?

Um promotor de vendas influencia os clientes em potencial a comprar os produtos de sua empresa. Como promotor de vendas, você cria e aumenta o interesse dos clientes pelos produtos, faz apresentações, distribui amostras e realiza demonstrações conforme necessário. Você influencia e convence os clientes a experimentar os produtos da sua empresa. Uma maneira de fazer isso é informá-los sobre o que torna esses produtos uma escolha melhor do que o que os concorrentes oferecem. Idealmente, você elabora estratégias de marketing inovadoras para atingir as metas de marketing definidas. Você também constrói uma presença de marca positiva para os produtos que promove.

Observe que um promotor de vendas não é o mesmo que um vendedor de piso que ajuda principalmente os clientes com qualquer coisa que eles queiram comprar. Um promotor de vendas cria consciência e tenta influenciar os clientes a comprar produtos específicos, além de ilustrar os usos do produto, oferecer amostras grátis e distribuir panfletos ou mercadorias. Este profissional também aborda pessoas e faz um discurso promocional. Normalmente, a empresa para a qual ele trabalha o coloca em uma loja de varejo ou área de vendas com uma exibição dedicada onde os clientes em potencial verão os produtos.

Trabalhar como promotor de vendas se adequaria ao seu talento em vendas e senso de iniciativa? Em caso afirmativo, continue lendo para descobrir as competências e qualificações necessárias para prosperar em uma função de promotor de vendas.

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salário médio do promotor de vendas

De acordo com a Talent, o pacote de remuneração médio de um promotor de vendas é de  R$1.500 mensais ou R$18.000 por ano. Algumas empresas também oferecem comissões para promotores com base nas vendas, enquanto outras oferecem bônus e outras vantagens, como mercadorias gratuitas.

quais fatores afetam o pacote de remuneração para promotores de vendas?

Como promotor de vendas, seu salário depende do seu nível de experiência e dos produtos que você está oferecendo. Seu salário aumenta com a experiência, então quanto mais anos você trabalha como promotor, mais você ganha. Os produtos que você promove e o tamanho do local também afetam seus ganhos. Por exemplo, aqueles que trabalham em supermercados ou lojas de varejo podem ganhar menos do que aqueles que promovem produtos de saúde ou eletrônicos.

Onde você mora e trabalha também influencia seu salário. Trabalhar nas grandes cidades correlaciona com um custo de vida mais alto e melhores salários.

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tipos de promotores de vendas

Alguns dos tipos de promotores de vendas incluem:

  • Promotor de vendas B2C: você vende diretamente aos clientes, abordando-os em lojas de varejo ou nas ruas. Como promotor de vendas B2C, você também demonstra produtos aos clientes e convence as pessoas a comprar itens por telefone.
  • Promotor de vendas B2B: você vende e comercializa os produtos de uma empresa para grandes agências de distribuição e outras organizações. A função também envolve a demonstração de produtos em feiras e a busca de novos clientes.
4 persons looking up in the same direction, in a room with glass windows
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trabalhar como promotor de vendas

Um promotor de vendas é um membro valioso da equipe de vendas que demonstra os recursos e benefícios do produto aos clientes. A função requer conhecimento profundo dos produtos da empresa para aumentar o reconhecimento da marca.

homem sorridente sentado no sofá
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educação e competências

Você não precisa de formação formal para se tornar um promotor de vendas, mas a maioria dos empregadores pede GCSEs. No entanto, os promotores de vendas precisam de experiência anterior em vendas ou marketing para se destacarem na função. Alguns empregadores estão interessados em candidatos com conhecimento de uma língua estrangeira, especialmente se o trabalho promocional for em feiras e eventos que atraem públicos internacionais.

A maioria das empresas também organiza sessões de briefing e treinamento sobre os recursos do produto. Após o treinamento, você poderá responder a quaisquer perguntas sobre os produtos ou serviços.

aptidões e competências

Algumas das qualidades de um promotor de vendas incluem:

  • Habilidades de marketing: são essenciais se você pretende se destacar neste campo. Você precisa de um excelente conhecimento do produto e da capacidade de criar confiança com os clientes, anunciar seus produtos e desenvolver argumentos de vendas criativos e convincentes.
  • Habilidades de atendimento ao cliente: um promotor de vendas requer excelentes habilidades de atendimento ao cliente para persuadi-los a considerar a compra de um produto. Você deve ser capaz de fazer perguntas com confiança e abordar as preocupações dos clientes em potencial.
  • Habilidades de apresentação confiantes: uma boa apresentação conecta o serviço, produto e público. Você deve ser confiante e articulado ao falar sobre um produto.
  • Habilidades interpessoais: como promotor de vendas, você precisa de habilidades interpessoais, pois nem todos os clientes estarão dispostos a comprar seu produto ou ouvir seu argumento de venda. Também é importante se preparar para lidar com a rejeição com elegância. Persuasão e paciência também são valiosas para lidar com diferentes personalidades.
  • Habilidades de comunicação: como promotor de vendas, excelentes habilidades de comunicação são essenciais porque o trabalho é baseado em conversas. Você anuncia ou cria reconhecimento do produto, faz apresentações e demonstrações e vende os produtos. A única maneira de fazer isso com sucesso é ter excelentes habilidades de comunicação.
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FAQs

Perguntas frequentes sobre como trabalhar como promotor de vendas:

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