A pandemia é considerada um evento sem precedentes que trouxe diversas mudanças e implementou tendências como a transformação digital e mudança nas relações, principalmente quando falamos de consumo. No varejo, em especial, houve a consolidação das vagas temporárias. Segundo o estudo Flexibility @ Work, realizado todos os anos pela Randstad, essa é uma tendência que vem crescendo muito no mercado. Para se ter uma ideia, a empresa registrou um aumento de 40% para esse formato de contratação em 2021 em comparação com o ano anterior.

Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, em 2021, o número registrado de contratação de trabalhadores temporários no Brasil foi de 2.415.419, superando níveis pré-pandemia. O número aponta o maior patamar desde 2014, início da série histórica. Além disso, a reforma trabalhista alterou a forma de admissão de talentos, beneficiando empresas durante as datas de varejo. As vagas temporárias oferecem uma série de vantagens:

Empresas

  • Garantem agilidade e flexibilidade às empresas para se adaptarem a diferentes cenários de mercado ou aumento de demanda. 
  • Reúnem profissionais com habilidades e competências para atender, exatamente, o que a empresa tomadora de serviços precisa.

Talentos

  • Permitem a entrada de profissionais sem experiência no mercado para diversas funções operacionais e administrativas;
  • Trazem a oportunidade de pessoas serem efetivadas após mostrarem capacidade de adaptação e rápido aprendizado, sem precisarem ser especialistas ou ter experiências prévias, por exemplo;
  • Podem culminar em uma efetivação. No Brasil, de maneira geral,  há uma taxa de 20% de efetivação destes profissionais, de acordo com a Randstad;

Em 2021, a Black Friday movimentou R$ 4,2 bilhões em vendas, um crescimento de 5% em relação a 2020, ano que teve crescimento de 25,1% em relação a 2019, no período pré-pandemia, segundo dados NielsenIQ Ebit. 

 

Para 2022, após a retomada das atividades de forma ininterrupta, a perspectiva do varejo é que as vendas aumentem ainda mais. Segundo projeção da Associação Brasileira do Varejo (ABV), as vendas devem ser 12% superiores no segundo semestre em relação a janeiro e junho deste ano. Com este cenário favorável, a tendência é que as compras aumentem e a necessidade de mão de obra também cresça. 

 

50% dos consumidores pretendem comprar algum produto durante a Black Friday – número 3% superior em comparação ao ano anterior, de acordo com a pesquisa “Termômetro de Consumo”, realizada pela Globo. 

Segundo o estudo realizado pela Randstad, há uma projeção de crescimento na contratação de profissionais temporários de 25% em relação ao ano passado. Por isso, antecipação e planejamento são fundamentais para garantir profissionais adequados ao perfil da empresa e seus objetivos. As empresas precisam levantar pontos importantes que precisam ser antes de partir para a contratação desta mão de obra: 

  • Áreas que necessitam dos temporários;
  • Regiões de atuação;
  • Período da contratação;
  • Remuneração;
  • Benefícios;
  • Os diferenciais da empresa para encantar estes candidatos;
  • A integração com a atual equipe de colaboradores também conta para um resultado mais assertivo na seleção dos candidatos, que farão a diferença na operação.

Pensando nisso, a Randstad tem especialistas para apresentar as vantagens do trabalho temporário e dar dicas de como as empresas podem (e devem) já começar a se preparar para as contratações de profissionais temporários para a Black Friday e final de ano.