Evento, que acontece no dia 14 de agosto, tem o objetivo de ampliar a diversidade racial e abrir caminhos para quem quer embarcar ou acelerar a sua carreira

Na ocasião, a Randstad terá um estande virtual para falar com os participantes sobre vagas de diversas empresas, a maioria para desenvolvedores

Com o objetivo de enegrecer o setor tecnológico no Brasil e diminuir a desigualdade do mercado de trabalho, acontece no dia 14 de agosto o Potências Negras Tec, evento online e gratuito com mais de 10 horas de palestras, painéis, entrevistas especiais e atrações culturais. A ação é organizada pela Profissas, escola com foco em diversidade, e pela consultoria de diversidade e inclusão Ana Minuto. A Randstad, líder global de soluções de RH, terá um estande virtual para conversar com os participantes sobre as mais de 200 vagas disponíveis na área, a maioria para desenvolvedores (JAVA, React, Mobile IOS e Android), mas também com oportunidades para analista de segurança da informação e de Big Data

“Nossos clientes passam o escopo da vaga e nós temos a missão de conectar talentos ao perfil encaminhado por eles. Com um time de Tech Recruiters, especializado neste mercado, procuramos profissionais tanto com hard quanto soft skills, que nada mais é que conhecimento técnico e habilidades comportamentais que sejam aderentes ao perfil da vaga, bem como ao fit cultural da empresa. Ao dar esse match, conectamos os talentos com as diversas oportunidades disponíveis, apoiando o mercado a ampliar a diversidade e inclusão desses profissionais, cada vez mais valorizados”, comenta Priscila Magalhães Eleutério, Gerente de Recrutamento & Seleção de Technologies na Randstad.

Dicas valiosas para conseguir uma oportunidade em tecnologia

A Randstad sabe que ao procurar um trabalho, dicas valem ouro e fazem a diferença para conseguir a oportunidade desejada. A companhia destaca a importância de um candidato saber se adaptar de acordo com o mercado e oportunidades, ter flexibilidade  para aprender coisas novas e viver mudanças constantes de cenários, tão frequentes hoje. Outro ponto importante é fazer networking para além das conexões das redes sociais. Eventos como o Potências Negras Tec, por exemplo, são uma oportunidade para fazer relacionamento, além de entender o que o mercado está buscando. Outra dica valiosa é a busca constante pelo desenvolvimento profissional, com isso, o candidato mostra ao recrutador que tem essa mentalidade e vontade de ser um constante aprendiz, afinal é isso que pode fazer uma grande diferença, saber que pode contar com essa evolução constante que agrega tanto às empresas quanto ao próprio profissional.

O mercado tecnológico é extremamente dinâmico e mudanças relevantes foram feitas na área nos últimos anos. “Grandes empresas de tecnologia, as chamadas ‘big techs’, por exemplo, derrubaram a formação superior como fator decisório nas contratações e passaram a avaliar os candidatos por suas habilidades, por sua capacidade de entrega. O que importa são as competências e não somente seus títulos. Desta forma, as empresas ampliam o leque para novas maneiras de aprendizado. Sabemos que no mercado em geral as qualificações acadêmicas ainda são levadas em consideração, e continuam sendo um ponto importante na avaliação de um candidato, mas já não são o fator principal”, complementa Priscila.

Algumas empresas têm considerado as capacidades desenvolvidas em empregos anteriores, esforço próprio, ou bootcamps, que são programas de ensino imersivo. “Hoje vemos uma tendência muito forte de acelerar conhecimento através dos  cursos livres ou por conta própria, porque abordam de fato o que a posição pede. Uma forma de adquirir conhecimento mais rápido e de forma mais acessível. Para quem deseja ingressar na área de TI, minha dica final é: comece estudando pela internet mesmo, assista a vídeos com conceitos básicos de desenvolvimento e programação, invista no que é possível acessar gratuitamente e busque alternativas de se desenvolver. É isso que fará a diferença na sua contratação: o que você sabe fazer, o que você entrega, não só os títulos acadêmicos que você tem”, finaliza Priscila.

O que: Randstad no Potências Negras Tec

Quando:  14 de Agosto de 2021, das 9h às 20h, com estande virtual da Randstad disponível das 13hr às 14hrs.

Onde: Online & Gratuito, pelo Youtube*

Inscrições: https://potenciasnegras.com.br/ ( inscrições até 14/08, dia do evento)

Link de acesso às mais de 200 vagas da Randstad: https://insights.randstad.com.br/pt-br/potenciasnegrastec

*é preciso inscrever-se previamente para receber todas as orientações