introdução

Os profissionais de aquisição de talentos (talent acquisition) enfrentam atualmente um mercado de trabalho sem precedentes, onde há taxas  recordes de rotatividade, ambientes de trabalho híbridos e expectativas diferentes dos candidatos. Como resultado, empresas de todas as dimensões - desde startups a grandes empresas - competem entre si por talentos e habilidades essenciais.

Os líderes empresariais estão sentindo a pressão da concorrência. Para cada função preenchida, há, em média, mais de 10 novas para preencher. 73% dos recrutadores relatam que as negociações para salários mais elevados estão se tornando cada vez mais comuns entre os candidatos - um aumento de mais de 20% desde 2020.

Apesar destes desafios, os líderes de RH podem operar em um ambiente de recrutamento extraordinário, se tiverem a estratégia certa de aquisição de talentos e ferramentas de apoio. Acima de tudo, eles precisam de uma abordagem orientadora - uma estratégia de aquisição de talentos - a fim de produzirem resultados de negócios a longo prazo.

Uma estratégia de aquisição de talentos estruturada ajuda no processo de recrutamento em toda a organização. Ela pode reforçar o pipeline de talentos, ajudar a identificar, atrair e selecionar candidatos mais qualificados e diminuir tanto o tempo de contratação como os seus custos globais. A estratégia adequada também envolve uma avaliação proativa de novas tecnologias, processos e recursos de recrutamento que conduzam à transformação.

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o que é a aquisição de talentos?

A aquisição de talentos representa a abordagem estratégica de uma empresa à descoberta e aquisição de talentos para impulsionar as principais operações e objetivos empresariais.  A aquisição de talentos envolve a otimização e redefinição de parâmetros para todos os processos de recrutamento, à medida que as necessidades empresariais, as oportunidades de mercado e os recursos disponíveis evoluem.

A aquisição de talentos requer uma grande colaboração com os gerentes de recrutamento, bem como um profundo conhecimento do mercado de trabalho, ferramentas e recursos disponíveis para ajudar no recrutamento, e as necessidades atuais e futuras da empresa em termos de talento.  Uma vez que estes elementos estão sempre mudando, os líderes de RH devem reavaliar regularmente a sua estratégia e determinar novamente onde e como encontrarão o talento que precisam.

Por fim, a aquisição bem-sucedida de talentos fornece um modelo para cultivar relacionamentos com os talentos, bem como criar um pipeline antes da vaga de emprego. Cada vez mais, a aquisição de talentos é uma iniciativa estratégica, na qual o objetivo é tornar a contratação mais fácil e eficaz nos momentos mais importantes.

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aquisição de talentos vs. recrutamento

É fundamental que os membros da equipe de RH compreendam a diferença entre a aquisição de talentos e o recrutamento, antes de contribuírem para a estratégia global de aquisição de talentos da sua empresa.

A aquisição de talentos representa uma abordagem a longo prazo que garante que todos os esforços de recrutamento da sua empresa conduzam a resultados comerciais - agora e para o futuro. Um investimento na aquisição de talentos é uma precaução contra futuras perturbações do negócio e o seu potencial impacto na capacidade de uma empresa para garantir esses recursos. 

O recrutamento descreve os processos individuais para preencher funções específicas. O recrutamento é a responsabilidade diária de um gerente de recrutamento, de um profissional de RH, ou de ambos, e termina quando encontram um candidato para a função aberta em questão.

Como iniciativa estratégica, a estratégia de aquisição de talentos tem um impacto direto nos processos individuais de recrutamento:

  • define as melhores práticas para os esforços de recrutamento individual
  • fornece ferramentas de segurança, tecnologias e recursos de RH ou contratação de gestores 
  • determina a employer brand e as propostas de valor dos profissionais que os recrutadores trazem para o mercado
  • otimiza e redefine continuamente estes elementos para tornar o recrutamento futuro mais eficaz

A importância da aquisição de talentos torna-se mais evidente à medida que os líderes de RH começam a recrutar para cargos mais elevados. Garantir a liderança a longo prazo para a sua organização não é fácil. Os executivos consideram as empresas com valores e benefícios claramente definidos como parte das suas estratégias de aquisição de talentos. Isso é especialmente importante conforme a competição por líderes seniores se intensifica.

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sinais de que é preciso melhorar a sua aquisição de talentos

Cada líder de RH precisa de uma estratégia que esteja atrelada aos objetivos da sua empresa, mas que também leve em conta as tendências emergentes no mercado de trabalho, os campos individuais dos candidatos desejáveis, e as linhas de negócio exclusivas da sua empresa. 

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apenas 6% dos líderes globais de RH acreditam que possuem os melhores processos de AT do seu setor.

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como construir estratégias de aquisição de talentos de sucesso

A perda de um bom candidato é a oportunidade perfeita de um empregador concorrente, e isso nunca foi tão verdadeiro como hoje. Pesquisas recentes revelam que 40% dos trabalhadores globais consideram deixar seus cargos atuais nos próximos seis meses, onde quase dois terços desses trabalhadores o fariam  sem outro emprego alinhado.

A empresa com uma estratégia vencedora de aquisição de talentos é a que irá captá-los. Mas, a implementação bem-sucedida da sua estratégia de aquisição de talentos - incluindo a sua proposta de valor do trabalhador (EVP), employer brand, capacidade de aquisição de talentos e outros elementos - depende da cooperação e da adesão de todos os níveis de gestão.

Aqui estão quatro formas de construir uma estratégia bem-sucedida de aquisição de talentos dentro da sua própria organização e alcançar estes objetivos com o apoio de equipes executivas.

1. criar uma proposta de valor para os colaboradores

Em um estudo recente, 36% dos profissionais globais afirmam que aceitarão um emprego diferente em um futuro próximo, porque "a pandemia permitiu-lhes reconsiderar o que queriam e procurar uma mudança". Incidentes como estes apresentam uma oportunidade para líderes de aquisição de talentos, mas muitos não conseguem criar uma proposta de valor altamente convincente e relevante para atrair os trabalhadores.

Uma proposta de valor do trabalhador ou Employee Value Proposition (EVP) é a promessa que as empresas contratantes fazem aos novos trabalhadores em relação às experiências, benefícios, valores da empresa e crescimento que podem esperar ao assumirem um novo papel. O desafio das EVPs é identificar os requisitos e desejos das potenciais contratações adequadas e encontrar maneiras de satisfazê-los. Os componentes-chave de uma proposta de valor bem-sucedida incluem:

  • empresa: a sua finalidade, valores e cultura
  • liderança: o que os trabalhadores podem esperar em termos das suas relações com os gerentes
  • função: responsabilidades, recursos e oportunidades de crescimento e desenvolvimento
  • recompensas: tanto tangíveis (por exemplo, salário, benefícios de saúde) como intangíveis (horários de trabalho flexíveis)

Os líderes de RH podem começar determinando as habilidades que a sua empresa necessita no presente e no futuro. Garantir que a assistência técnica está alinhada com a sua estratégia empresarial e com os objetivos da empresa é fundamental para o desenvolvimento de uma EVP bem-sucedida. Melhorar a comunicação interna - entre os líderes da empresa e de RH, bem como managers de recrutamento - é fundamental para este processo, especialmente ao criar várias EVPs diferentes que se alinhem com funções e dados demográficos específicos. 

O estabelecimento de processos claros para o desenvolvimento de EVPs garante a comercialização de cada função da melhor forma possível e evita "comprometer" o valor que pode fornecer em cada papel. As EVPs devem também alinhar-se com a mais ampla employer brand, que discutiremos a seguir.

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2. construir uma employer brand mais forte

Cada proposta de valor ao trabalhador (EVP) para funções específicas deve apoiar a sua employer brand global. Ela é a reputação da sua empresa como um local de trabalho entre os trabalhadores atuais, candidatos ativos e passivos e outros interessados. A sua employer brand incorpora  seus valores, cultura e ambiente de trabalho. Oferece uma promessa aos candidatos que, se cumprida, pode trazer um alto retorno sobre o investimento para sua equipe de RH e sua empresa.

Por outro lado, uma má reputação pode prejudicar a sua employer brand. Com a presença de plataformas de análise on-line e mídias sociais, a sua employer brand nunca foi tão pública e vulnerável - seja você mesmo moldando essa marca ou sendo moldada por outros.

As employer brands têm consequências reais. Por exemplo, 86% dos trabalhadores dos EUA não se candidatariam ou continuariam trabalhando para uma empresa que tem má reputação com ex-trabalhadores ou o público em geral. Da mesma forma, 65% provavelmente sairiam se seus empregadores fossem retratados negativamente nas notícias ou nas redes sociais, devido a uma crise ou a práticas comerciais negativas.

Felizmente, é possível construir uma employer brand de topo através da aprendizagem, criatividade e honestidade, tanto internamente como no mercado, bem como de publicidade empreendedora que atraia os melhores talentos, agora e no futuro:

  • Internamente, comece perguntando aos trabalhadores sobre a sua visão da sua employer brand. Isto lhe permitirá identificar lacunas e visar áreas problemáticas no futuro.
  • Externamente, utilize a análise de mercado para compreender o que os candidatos querem e acham atrativo quando escolhem um empregador. Por exemplo, a nossa Randstad Employer Brand Research explora os impulsionadores e motivadores entre quem procura emprego em 34 mercados diferentes.

randstad employer brand

A Randstad Employer Brand Research é a pesquisa de marca empregadora que fornece informações localizadas sobre os impulsionadores e motivadores dos trabalhadores em 34 mercados. Nossa pesquisa anual fornecerá informações sobre:
- os atributos que os candidatos mais valorizam em uma empresa

- o que faz com que os colaboradores permaneçam em sua empresa e o que os impede 

- a atratividade de seu setor e como ele se compara a outros setores

A sua estratégia de aquisição de talentos deve abranger uma variedade de atividades contínuas para manter e fortalecer a sua marca. Por exemplo, você pode começar com uma pesquisa on-line para conhecer o status existente da sua employer brand, tal como o mercado a percebe  (por exemplo, em sites que recebem análises anônimas de trabalhadores). Pode consultar trabalhadores existentes sobre as suas experiências, desejos e perspectivas para determinar as mensagens certas no que diz respeito a oportunidades e ao futuro. Através de uma compreensão profunda dos pontos fortes e fracos da sua empresa, você pode garantir que a mensagem da sua marca esteja alinhada com o valor que a sua empresa pode fornecer quando novas contratações chegarem.

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3. adotar sourcing mais inteligente de talento

Os líderes de RH devem explorar formas alternativas e mais criativas de buscar talentos para competir na economia global moderna. Por exemplo, os candidatos passivos representavam 70% da força de trabalho global em 2018. Quando é difícil atrair candidatos ativos, os candidatos passivos representam oportunidades que, com os recursos certos, podem levar a novas contratações fortes.

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70% da força de trabalho global é constituída por talentos passivos

Por exemplo, os líderes de RH podem elaborar estratégias de recrutamento para candidatos passivos especificamente com o apoio de parceiros especializados. Seus recrutadores qualificados podem encontrar candidatos passivos à procura de emprego através da sua extensa rede de talentos, redes sociais, sites de análise on-line, organizações profissionais, e eventos comunitários. Esta pode ser uma abordagem ideal quando se procura candidatos que tenham competências e experiência solicitadas ou difíceis de encontrar.

O sourcing inteligente de talento também significa romper com o pensamento tradicional em termos de aquisição de talentos. Por exemplo, quase 90% dos anúncios de emprego em tecnologia, cuidados de saúde, gestão empresarial e outras indústrias em crescimento exigem um diploma de bacharel - excluindo todos os candidatos de alto desempenho que não têm essa referência frequentemente arbitrária.

 Os líderes de RH devem também considerar sua tecnologia e outros recursos que contribuem para a atração de talentos mais inteligentes a longo prazo. Por exemplo, uma investigação de 2019 descobriu que a abordagem baseada em dados, seleção e sourcing de candidatos é uma das medidas mais eficazes que um recrutador moderno pode tomar, mas apenas 12% dos recrutadores tinham  fortes recursos de sourcing baseados em tecnologia desse tipo.

As equipes de RH podem adotar novas tecnologias que simplificam o processo de recrutamento dentro das suas empresas. Mais da metade dos recrutadores se beneficia do uso de  chatbots como parte de seus processos de recrutamento, por exemplo. Além de melhorar as experiências dos candidatos, a tecnologia também libera os recrutadores para se concentrarem em mais oportunidades de recrutamento de valor agregado.

4. utilizar dados e tecnologia

As tecnologias analíticas e baseadas em dados são amplamente subutilizadas nas áreas de aquisição de talentos. De fato, 83% das equipes de RH têm baixa capacidade de análise de pessoas, o que as impede de superar os desafios de recrutamento. As equipes de RH que conhecem  seus benefícios relatam uma melhor percepção da aptidão dos candidatos, um melhor processo e uma melhor compreensão do impacto da aquisição de talentos nos seus negócios, reporta a Society of Human Resource Management.

O parceiro certo terá ferramentas e tecnologias especializadas para o apoiar em seus esforços. Por exemplo, a Randstad tem acesso a ecossistemas especializados de talento que podem explorar para satisfazer as suas necessidades únicas - reduzindo drasticamente o tempo e esforço que gastam no recrutamento de candidatos que não estão à procura de um novo emprego.

aquisição de talentos
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como construir uma equipe de AT de sucesso

As verdadeiras equipes de aquisição de talentos vão além das equipes de RH dedicadas. De fato, entrevistas de 2021 com CHROs revelam uma descoberta surpreendente: Os CHROs acreditam que as iniciativas de aquisição de talentos devem estender-se por toda a organização, ou pelo menos às dezenas de áreas onde o talento extraordinário é fundamental para o sucesso da empresa. Assim como a experiência do cliente e as iniciativas de segurança cibernética abrangem departamentos, a assistência técnica também deve acontecer.

Mas a construção de uma equipe orientada e dedicada à aquisição de talentos deve ser o seu primeiro passo. Além de cultivar uma pequena equipe de especialistas de aquisição de talentos, as equipes modernas de aquisição de talentos também se estenderão cada vez mais para fora da organização. Já 64% dos recrutadores antecipam que os seus orçamentos irão aumentar nos próximos 6 a 12 meses, onde uma das maiores mudanças serão os dólares destinados às agências de recrutamento externas.

aquisição de talentos
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Por meio de uma combinação de recursos internos e de agências, as equipes de aquisição de talentos se tornarão mais focadas  nos seus processos para moldar a estratégia e os processos de recrutamento, possibilitados por esforços centrados em tecnologia e dados. Isso significa reunir profissionais de RH para os quais a análise de dados e as ferramentas digitais são pontos fortes.

Como em qualquer equipe, as funções de aquisição de talentos evoluirão ao longo do tempo para refletir as necessidades da empresa. Manter-se a par das mais recentes competências, melhores práticas e oportunidades de mercado garantirá que seus esforços de aquisição de talentos tenham sempre as capacidades certas.

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como a Randstad pode ajudar

Frequentemente, as empresas estão sobrecarregadas com processos de contratação muito longos, complicados, ou simplesmente que não produzem os resultados que desejam. A Randstad pode ajudar a sua equipe de aquisição de talentos a criar uma estratégia que proporcione excelentes candidatos e melhore a sua estratégia de aquisição de talentos para os próximos anos. A Randstad trabalha com as suas equipes para desenvolver uma estratégia criativa que o ajude a atrair o talento que necessita para fazer sua empresa evoluir. 

Como líder global em recrutamento e soluções de RH, a Randstad tem ligações diretas com uma ampla variedade de grupos de talentos com trabalhadores temporários qualificados e aprovados. Independente da necessidade da empresa, a Randstad pode ajudá-lo a fazer a contratação certa de forma oportuna e econômica sempre que necessário.

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Encontre o talento certo que você precisa mais rapidamente com a pesquisa de talentos relevantes da Randstad. Este recurso gratuito funciona como um mecanismo de pesquisa sofisticado, ajudando-o a contornar os processos complexos de divulgação de vagas de emprego. Incorpore este recurso na sua estratégia de aquisição de talentos para obter uma vantagem contínua sobre organizações competitivas.

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