Por que as empresas recorrem à tecnologia de RH para reduzir preconceitos na hora da contratação?

Qual é um dos desafios mais preocupantes para as empresas que contratam hoje? A escassez de talentos e as crescentes lacunas, ou gaps, de competências certamente vêm à mente, mas por trás dessas dificuldades pode haver algo mais difícil de superar para muitas organizações — preconceito, intencional ou não, na contratação.

Por mais que algumas empresas tentem superar o preconceito de contratação para promover uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva ainda pode ser um desafio. O preconceito contra candidatas do sexo feminino e de minorias pode ser inconsciente e/ou intencional em qualquer ponto do processo de contratação. 

Uma empresa pode promover uma cultura que cria, institucionalmente, barreiras para diversos candidatos ou simplesmente não ter conhecimento das etapas de contratação, seleção ou entrevista que podem tornar difícil para esses candidatos serem contratados.

Intencionalmente ou não, esses empregadores estão perdendo ótimos funcionários que podem gerar resultados mais sólidos de negócios. Por isso, uma força de trabalho diversificada e inclusiva traz muitos benefícios. Estudos têm demonstrado que diversidade e resultados financeiros têm forte correlação. 

A diversidade é fundamental nas contratações
A McKinsey relata que os dados sugerem que as empresas com uma estratégia de diversidade e inclusão mais forte podem ser recompensadas com uma maior participação no mercado. 

A Harvard Business Review descobriu que a diversidade pode ajudar a impulsionar inovações de negócios. Essas são apenas algumas das pesquisas que dão suporte ao business case.

Apesar dessas razões imperiosas, muitas empresas ainda não conseguem uma força de trabalho bem representada por trabalhadores de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade.

A Forbes informou que os executivos estão cada vez mais interessados em diversidade na contratação de candidatos, mas executar com base nessa meta continua sendo um problema. 

A Society for Human Resource Management (SHRM) citou recentemente um executivo de recrutamento e seleção dizendo que, embora as empresas queiram melhorar suas práticas de seleção, muitas falham em criar uma abordagem eficaz que leve a resultados.

As empresas que se esforçam para contratar candidatos mais diversificados podem enfrentar uma série de barreiras. O preconceito inconsciente, conhecido também como viés inconsciente, está se tornando um problema significativo para muitas organizações. 

As empresas cada vez mais procuram educar melhor seus gerentes de recrutamento e recrutadores, usando uma variedade de ferramentas e programas de treinamento ao longo do caminho. 

Inovação tecnológica de RH para o resgate
A categoria mais animadora da Conferência de Tecnologia de RH deste ano ajuda a criar mais diversidade auxiliando os recrutadores. Duas plataformas em particular se destacam durante o show. O primeiro Blendoor, usa IA e análise de talentos para reduzir o preconceito inconsciente e promover contratações diversificadas. A segunda, TalVista, depende de algoritmos para eliminar o viés no processo de recrutamento. Ambas as soluções foram vencedoras na competição Pitchfest.

Entre as principais formas de promover uma contratação mais diversificada está a garantia de que as descrições de cargos sejam mais convidativas para candidatos de diferentes origens. 

As empresas muitas vezes não estão cientes de que a forma como constroem uma descrição pode desencorajar certos segmentos de talento de se candidatarem, enquanto o anonimato dos currículos pode minimizar o preconceito no processo de seleção.

Ao aproveitar a IA e a automação para executar rapidamente essas tarefas, os empregadores garantem que seu processo não seja retardado pela necessidade de identificar preconceitos conscientemente. Além disso, a tecnologia pode ser aplicada para identificar onde ocorre o viés em toda a jornada de contratação.

Algumas tecnologias também ajudam na obtenção de diversos candidatos, fornecendo acesso a banco de talentos mais inclusivos. Isso garante que o empregador esteja olhando no lugar certo para começar. 

Já existem soluções que ajudam os recrutadores a escrever descrições de cargos mais atraentes, considerando a diversidade de candidatos, comparando o conteúdo a postagens bem-sucedidas. Essas soluções são alimentadas por IA e escaneiam as descrições à medida que são escritas e comparadas com termos-chave que são atraentes para diversos candidatos.

O uso de IA para eliminar preconceitos e promover maior diversidade da força de trabalho não é novo. Mais empresas, no entanto, estão ansiosas por usar novas ferramentas para obter os melhores talentos, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, idade e outras características pessoais. 

Nestes tempos de escassez de talentos, faz sentido para os empregadores garantir que eles não deixem grandes candidatos para trás por preconceito inconsciente. Eles estão reconhecendo que há espaço para melhorias em seus processos e que desejam ativamente preencher as lacunas.

Além disso, as empresas que operam em mercados nos quais a diversidade da força de trabalho é um requisito para fazer negócios com agências governamentais não têm escolha a não ser cumprir tais quesitos. Embora eles possam ver isso como um mal necessário, o fato é que com o tempo perceberão os benefícios de uma cultura mais inclusiva.

À medida que os empregadores em todo o mundo se tornam mais conscientes de sua necessidade de trazer talentos de diferentes origens para suas organizações, a boa notícia é que a tecnologia está ajudando a automatizar e acelerar seus esforços. 

Embora sempre haja preconceito em algum ponto do processo de contratação, as empresas podem minimizar significativamente o impacto que isso tem para alcançar os melhores talentos do mercado, independentemente de gênero, raça ou idade.

Agora que você já entendeu o porquê das empresas recorrerem ao uso de tecnologias de RH para reduzir preconceitos na hora da contratação, leia sobre os 5 benefícios de trabalhar com um parceiro de RH para alavancar os seus resultados!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:

Você busca uma solução de RH?

Clique aqui

Você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

Clique aqui