Monotonia. Até os colaboradores mais empenhados podem experimentá-la quando se deparam com tarefas entediantes. E isso acontece em todas as funções, em umas mais do que em outras. William Arruda, cofundador da CareerBlast e criador do questionário completo do LinkedIn que ajuda a avaliar o perfil no LinkedIn e a estratégia de networking dos profissionais, acredita que é possível manter a inspiração mesmo quando é preciso desempenhar tarefas mais monótonas. E ele as descreveu na Forbes.

Mesmo com os incríveis avanços na inteligência artificial, os humanos ainda não encontraram uma forma de eliminar tarefas um tanto odiadas como responder e-mails, lidar com clientes difíceis e tratar da folha de pagamento. No entanto, as tarefas monótonas não precisam sugar a alegria dos colaboradores.

Para superar a sensação de desmotivação quando chega o momento de enfrentar tarefas pouco agradáveis e rotineiras, o primeiro passo é analisar a nossa mentalidade. É mais fácil do que se pensa manter a inspiração, mesmo que seja para atualizar aquela enorme base de dados pela quinta vez em um mês. Veja a seguir quatro formas de vencer o tédio.

1. Procure a magia no quotidiano

Com a ajuda dos colegas de trabalho, reformule os seus esforços e procure vê-los de um ponto de vista novo e interessante. David Disiere, fundador e CEO do QEO Insurance Group, recorre aos colegas para encontrar o que chama de “magia no quotidiano”.

Por exemplo, Disiere recebe um relatório de auditoria anual, que resume as informações que observa regularmente ao longo do ano. Depois, utiliza dados para iniciar conversas com os seus colegas de trabalho sobre itens de maior relevância, em vez de simplesmente olhar para os números para retirar uma tarefa da lista de coisas para fazer. “Quando realmente ouvimos os colegas de trabalho e colaboramos com eles, podemos descobrir novas ideias e formas de inovar”, explica Disiere. “É uma ótima forma de mudar a rotina e mostrar à equipe que você se importa com ela.”

2. Combine trabalhos monótonos com coisas que você gosta

Quantas vezes você já reproduziu as suas playlists do Spotify ou ouviu um podcast preferido enquanto corta a grama ou limpa a casa? Aplique essa mesma combinação de prazer e dever a tudo que está na sua lista de tarefas – especialmente as que sempre são adiadas.

Se você gosta de jogos, por exemplo, por que não cria um sistema de recompensa para ajudar a se motivar? Quando completar uma tarefa que normalmente você não gosta em determinado prazo – e bem feita, claro – você recebe um “prêmio”. Ao receber pequenas recompensas, você se sentirá motivado para concluir as tarefas mais rotineiras. E isso também acabará estimulando a sua criatividade, pois assim você sempre estará procurando formas interessantes de se manter presente e alerta.

3. Alterne entre tarefas cotidianas e inspiradoras

Em vez de fazer todas as coisas que gosta de fazer e deixar as que não gosta para o fim do dia, alterne entre responsabilidades. Saltar regularmente das tarefas principais favoritas para as menos agradáveis impede que você chegue a um impasse e tenha um período de trabalho desinteressante.

Comece todas as manhãs organizando o dia. Coloque tarefas monótonas entre as que melhor aproveitam os seus pontos fortes. Certifique-se de que as últimas tarefas se enquadram na categoria de “agradáveis”. Assim você sempre terá um objetivo a ser atingido e sairá do escritório com mais animação.

4. Aprenda algo novo ou desafie você mesmo

Agir como uma esponja e não como um robô melhora a capacidade de raciocínio, limitando o tédio. Como sugere Maureen Metcalf, da empresa de consultoria de gestão Metcalf & Associates: “Se não se sentirem suficientemente motivados, podem assumir mais responsabilidades ou aprender uma nova habilidade. A aprendizagem é muitas vezes um grande antídoto para o tédio, e pode preparar vocês para um próximo cargo mais desafiante.”

Considere formas de pensar ou se motivar enquanto está envolvido em tarefas que prefere não fazer. Odeia enviar faturas? Procure algum software ou processo que possa tornar o trabalho mais eficiente ou que ensine algo a você.

Ninguém disse que o seu prato de trabalho conteria apenas alimentos saborosos. Você tem que equilibrar a sobremesa com um prato principal nutritivo. Quanto mais você  aproveitar o que tem, mais saudável, mais feliz e mais completo será o seu trabalho.