A chegada das férias é a melhor época para encontrar um trabalho temporário de verão, já que muitas empresas precisam preencher vagas, seja para aumentar o quadro de colaboradores ou para cobrir folgas e férias.

Segundo dados do mercado de trabalho, o verão é a época em que muitas pessoas encontram uma oportunidade, mesmo que temporária, o que ajuda a movimentar a economia e reduzir a taxa de desemprego.

Lembre-se de que, em geral, a demanda por emprego nesse período se concentra em setores como gastronomia, comércio e turismo, embora a busca por profissionais das áreas de TI e informática também apresente crescimento.

A seguir, apresentamos uma série de dicas para que você encontre um bom emprego neste verão e retorne ao mercado com um currículo ainda mais competitivo.


1. organize-se com antecedência

Mesmo para um trabalho sazonal, você deve se preparar com antecedência para começar a procurar assim que as vagas surgirem. Tenha clareza sobre o que deseja e quando quer começar. 

 

2. fortaleça o domínio de idiomas

O verão é a alta temporada do turismo e muitas vagas exigem candidatos que falem outras línguas. Antes de começar a busca, procure aprimorar os idiomas que você já conhece e, se possível, aprenda pelo menos o básico de mais algum para conseguir se comunicar com visitantes estrangeiros.

 

3. foque no que lhe interessa

Escolha em qual setor você deseja atuar. Ao focar em um segmento específico, você consegue concentrar seus esforços e se preparar melhor para as particularidades daquela área.

 

4. adapte seu currículo

Seu currículo é seu cartão de visitas. Ele deve chamar a atenção do recrutador para que você seja convidado para a entrevista. Ao elaborá-lo, destaque as experiências e cursos que tenham relação direta com o setor escolhido. Mesmo sendo um emprego de verão, essa experiência ajuda a desenvolver competências valiosas para o seu futuro profissional.

 

5. esteja aberto à flexibilidade de horários

No verão, o ritmo de trabalho costuma ser diferente do restante do ano. Dependendo do setor, a flexibilidade de horários será um requisito essencial e, em muitos casos, obrigatória devido ao aumento do fluxo de clientes em períodos específicos (como noites e fins de semana).

 

6. comece sua busca com antecedência

Se o objetivo é uma vaga de verão, o planejamento deve começar cedo. Assim como você, as empresas também precisam de tempo para se organizar. Inicie suas buscas com antecedência para passar por um processo seletivo bem estruturado, o que aumenta suas chances de sucesso.

 

7. utilize o portal da Randstad

Na Randstad, oferecemos diversas vagas temporárias, todas com garantia de qualidade e suporte para que você não enfrente problemas. Você pode usar tanto nosso site quanto nosso aplicativo para encontrar a oportunidade ideal de forma prática e rápida.

 

8. considere uma mudança temporária de cidade

Algumas ofertas de emprego podem exigir que você resida temporariamente no local do trabalho (como cidades litorâneas ou turísticas). Essa é uma ótima oportunidade para mudar os ares, ganhar experiência em mercados específicos e, muitas vezes, enfrentar uma concorrência menor.

 

9. pratique o networking

O networking permite que você conheça pessoas do setor em que deseja ingressar, o que aumenta sua empregabilidade. Além de indicações, conversar com quem já atua na área ajuda você a entender como o mercado funciona na prática, o que será um diferencial no futuro.

 

10. prepare-se para a entrevista

Por fim, prepare-se minuciosamente para a conversa com o recrutador. Como você já terá seguido as etapas anteriores, terá mais segurança sobre as demandas do setor, as faixas salariais e as condições oferecidas, se posicionando como a melhor escolha para a vaga.

Se você está procurando um emprego temporário de verão, não perca tempo! Coloque essas dicas em prática agora mesmo e conquiste a vaga que você deseja.


Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!