Há 99% de chance de que essas perguntas sejam feitas na sua entrevista de emprego. Não importa se é seu primeiro emprego ou uma entrevista para um cargo de CEO, essas perguntas são usadas para conhecer seus pontos fortes, aqueles que precisam ser trabalhados e sua situação atual. Esteja bem preparado, com as respostas prontas para encarar as 10 perguntas mais comuns em entrevistas.

1. Por que está deixando seu emprego atual?

Pode haver vários motivos para você deixar seu emprego atual ou já ter deixado seu último emprego. Sinta-se confiante ao responder, e prepare sua resposta antes de ir para a entrevista. Conseguir responder essa pergunta de forma clara mostrará para o entrevistador que você leva essa mudança de emprego bastante a sério. Tente focar no lado positivo da mudança com uma visão voltada para o futuro em vez de dar respostas negativas sobre seu emprego atual ou anterior.

2. Por que deseja trabalhar aqui?

Essa pergunta costuma ser um teste para ver se você dedicou tempo para pesquisar sobre a empresa e por que acha que seria a pessoa mais indicada para o papel em questão. Preparação é fundamental. Certifique-se de pesquisar e dedicar algum tempo para conhecer os serviços, produtos, história e cultura do novo local de trabalho. Uma maneira excelente de causar uma boa impressão é incluir o que mais te atrai para querer trabalhar na empresa – como isso se alinha com sua trajetória e seus objetivos de carreira. O entrevistador talvez pergunte por que essas coisas são importantes para você em um empregador, então esteja preparado para explicar tudo.

3. O que te interessa neste cargo?

Às vezes, é possível cobrir essa questão com a resposta anterior, mas entrevistadores costumam incluir essa pergunta para garantir que você compreende perfeitamente a função que deverá realizar. Será uma grande oportunidade para você realçar as habilidades citadas no seu CV e associá-las à descrição do cargo. Na sua resposta, concentre-se em algumas coisas que você particularmente gosta de fazer ou nas quais se sobressai.

4. Quais são seus objetivos para o futuro?

Essa é uma pergunta-chave para a qual você deve ter uma resposta boa e detalhada na ponta da língua. O entrevistador está tentando saber se você está procurando um emprego de longo prazo. Se for o caso, explique seus objetivos futuros, suas ambições e suas expectativas na carreira. Isso demonstrará capacidade de planejamento e que você consegue expressar corretamente como esse cargo ajudará você a alcançar seus objetivos.

5. Quais são seus principais pontos fortes?

Todos somos ótimos para falar sobre as coisas que sabemos fazer bem, mas não exploramos todas as possibilidades ao fazer isso. Dedique algum tempo para pensar nos seus pontos fortes e, ao responder, associe-os às especificações do cargo ou da função para o(a) qual está sendo entrevistado.

6. Quais são suas maiores fraquezas?

Embora você talvez já esteja esperando por essa pergunta, ainda costuma ser muito difícil respondê-la. Você estará preocupado em deixar uma boa impressão e torcendo para não falar algo “errado” que o faça perder o emprego. Ser capaz de dar uma resposta honesta e mostrar que você é autoconsciente é um atributo que os empregadores valorizam muito. Ao começar a falar, explique como está se esforçando para superar esses obstáculos e termine com uma nota positiva.

7. Poderia falar sobre uma situação difícil de trabalho e como você a superou?

Ao dar sua resposta, fale de suas habilidades para solucionar problemas e as apresente por meio de histórias, pois são mais fáceis de lembrar do que fatos e números. Você terá a  oportunidade de mostrar como sempre faz todo o possível para ajudar a resolver um problema.

8. Qual é sua expectativa salarial?

Antes de mais nada, verifique se o orçamento para a oportunidade está alinhado com a remuneração que pretende receber. Candidatar-se a uma vaga fora da faixa salarial esperada pode parecer que você está ignorando o seu valor. Faça uma pesquisa, mesmo se o salário para a vaga pretendida não tiver sido especificado: muitas consultorias oferecem estudos  que mostram os salários médios esperados para várias funções. Tente se posicionar entre as faixas mediana e superior e não se esqueça de dizer para o entrevistador qual sua flexibilidade em relação a sua pretensão salarial.

9. Por que deveríamos te contratar?

Você talvez considere essa pergunta intimidadora, mas será apenas mais uma oportunidade para se vender como o melhor candidato para o cargo. Fale de suas habilidades e experiências anteriores e como isso casa com o papel para o qual está se candidatando.

10. Gostaria de fazer alguma pergunta?

Esta é uma das perguntas mais importantes de todas, pois te dará a chance de entrevistar o entrevistador e esclarecer suas dúvidas. Também mostrará que você está entusiasmado com a oferta de emprego e te dará a chance de conhecer as experiências do próprio entrevistador ao trabalhar na empresa.

Agora que já sabe quais perguntas deve esperar, você terá uma chance ainda maior de brilhar durante a entrevista. Apenas lembre-se de ser pontual, sorrir, vestir-se de forma adequada e estar presente na sala. A Randstad deseja muita sorte para você!

 

Para acessar nossas oportunidades de emprego:

Para acessar nossa websérie Dicas de Carreira:

Para acessar mais textos do nosso blog: