Não é nenhum segredo que sua linguagem corporal pode revelar como você realmente se sente. Não importa se você está tentando mostrar para alguém que está interessado em um relacionamento amoroso ou com raiva, isso tudo transparece por meio do modo como você age, e é por isso que deve estar ciente da sua linguagem corporal em certas situações, especialmente em entrevistas.

Todo mundo possui algum tique, seja arrumar o cabelo, bater os pés no chão ou não conseguir parar quieto. Isso pode incluir até mesmo algumas posturas, como andar encurvado. Tudo isso transparece em uma entrevista de emprego e pode desviar a atenção de sua capacidade de desempenhar a função ou da sua personalidade.

O ambiente costuma ser consideravelmente “carregado” durante entrevistas, pois há coisas muito importantes em jogo. Por isso, é importante saber o que seu corpo está fazendo e como está sendo percebido do outro lado da mesa ou, mais recentemente, do outro lado da tela. Sim, as entrevistas virtuais dominaram o cenário de recrutamento e seleção há dois anos, com o início da pandemia, e nossas dicas também podem ser aplicadas a entrevistas no formato virtual. 

Postura durante entrevistas.

Especialistas do mundo todo dizem que uma boa postura pode fazer maravilhas para sua confiança e para o modo como você se comporta. Ficar largado na cadeira ou apoiar a cabeça na mão  costuma sugerir tédio ou falta de interesse, ao passo que inclinar-se para frente mostra que você está ouvindo atentamente e prestando atenção. As pessoas também se aproximam mais dos indivíduos de que gostam, por isso largar-se na cadeira pode sinalizar o oposto. Ao mesmo tempo, inclinar-se demais para a frente ou se aproximar demais da outra pessoa pode ser considerado intimidador.

Talvez seu entrevistador não ache nada bom ver você tomando conta da mesa e invadindo seu espaço pessoal. A melhor maneira de se comportar durante uma entrevista é sentar-se direito e permanecer atento. Imagine que há um fio entre o topo da sua cabeça e o teto. Ficar em pé com uma postura ereta transmite autoconfiança.

Gestos.

Há vários pequenos hábitos que as pessoas desenvolvem ao longo dos anos e talvez nem mesmo percebam. Por exemplo, algumas pessoas costumam apontar com o dedo ao falar, o que é considerado um gesto agressivo e, em algumas culturas, incrivelmente ofensivo. 

Movimentos bruscos também são mal vistos porque podem reduzir o espaço psicológico entre você e o entrevistador e indicar agressividade.

Vale muito a pena prestar atenção no que suas mãos estão fazendo durante a entrevista. Por exemplo, se você enfiar as mãos nos bolsos, virá-las para trás nas costas, ou mesmo cruzar os braços, isso talvez transmita uma atitude de introspecção e rigidez em vez de uma conduta aberta e acessível.

Muitas pessoas “falam com as mãos” e as utilizam para enfatizar o que estão dizendo. Trata-se de um comportamento humano inato, pois estudos têm demonstrado que mesmo pessoas cegas usam gestos das mãos ao falar.

Porém, tenha o cuidado de não mover demais as mãos durante a entrevista, pois isso poderá perturbar o entrevistador. Prefira falar lenta e naturalmente, deixando que seus gestos reforcem o que está dizendo em vez de dominar a conversa.

Cuidados pessoais e como apresentar a si mesmo em uma entrevista.

Arrumar o cabelo ou ficar brincando com suas unhas ou seus acessórios são atitudes que transmitem um desejo impaciente de deixar uma boa impressão. Isso é muito comum, especialmente em situações de alta pressão, mas a última coisa que você deve fazer é distrair o entrevistador ou parecer estar nervoso.

Esses hábitos impacientes, que talvez sejam tão intrínsecos e inevitáveis, são na verdade consideravelmente fáceis de evitar. Você poderá evitá-los, pelo menos durante aquele breve período de tempo da entrevista, se não usar anéis, relógios ou acessórios ou se prender o cabelo para reduzir as chances de ter de arrumá-lo, por exemplo. Isso também permitirá que o entrevistador veja claramente seu rosto e se engaje com você, transmitindo, ao mesmo tempo, uma imagem profissional.

 

Para mais oportunidades:

Para mais dicas de carreira:

Para conferir todos os artigos do blog: