Uma força de trabalho temporária confiável e fortemente engajada é um ativo valioso para qualquer empresa. Isso é particularmente verdadeiro em setores como manufatura e logística, em que a flexibilidade para responder à sazonalidade e às flutuações na demanda do cliente pode ser essencial para o sucesso do negócio.

 

Tendências recentes têm mostrado que um número crescente de empregadores está reconhecendo e alavancando o valor de uma força de trabalho flexível. Em um estudo conduzido pela Economist Intelligence Unit no primeiro trimestre de 2019, quase 60% das empresas disseram que os talentos temporários representavam pelo menos 20% de sua força de trabalho total.

 

As principais razões apresentadas para usar talentos temporários foram: 

  • maior agilidade;
  • redução de custos;
  • atender às necessidades específicas do projeto;
  • necessidades de negócios sazonais ou variáveis;
  • acessar habilidades que faltam na força de trabalho permanente.

Considerando o quanto uma força de trabalho temporária bem gerenciada pode ser benéfica, vale a pena refletir sobre o que sua empresa é capaz de ganhar com uma nova abordagem para talentos temporários.

Aqui estão algumas perguntas pertinentes que podem ajudar a orientar sua decisão:

Sua estratégia de atração de trabalhadores temporários está personalizada para esse público? 

Uma abordagem genérica de “tamanho único” não é boa o suficiente se você deseja obter os melhores resultados na atração de talentos temporários. Você deve procurar uma solução sob medida, projetada para refletir as características e as necessidades exclusivas de sua organização.

Existem muitas razões pelas quais as práticas para a força de trabalho temporário que funcionavam bem no passado podem não ser as mais adequadas para hoje.

Se a empresa está passando por uma fase de rápido crescimento ou de expansão para uma nova região geográfica, por exemplo, você precisa de uma solução de força de trabalho que possa atender às suas necessidades de mão de obra em constante mudança de maneira econômica.

Você está trabalhando com mais fornecedores do que precisa?

Uma maneira eficaz de reduzir gastos desnecessários e maximizar a eficiência na contratação de recursos para sua equipe é garantir que você não esteja trabalhando com mais fornecedores do que o necessário.

Os fornecedores devem ser avaliados e monitorados, o que leva tempo, e há considerações financeiras óbvias envolvidas no trabalho com uma variedade de fornecedores.

Reduzir sua rede de fornecedores a um número limitado de parceiros confiáveis pode liberar tempo e recursos financeiros, assim como simplificar o processo de encontrar as pessoas de que você precisa.

O seu gasto com horas extras é muito alto?

Os custos insustentáveis com horas extras devem ser vistos como um sinal de ineficiência na gestão da força de trabalho. Se não forem verificados, podem levar a grandes problemas financeiros para a empresa.

Esse é um problema que pode ser administrado com uma estratégia eficaz de trabalho temporário. Trabalhar com um parceiro de negócios no local para gerenciar sua força de trabalho flexível significa que você terá suporte dedicado na previsão de suas necessidades de RH e no planejamento de padrões de mudança para reduzir gastos excessivos.

Quantas pessoas estão envolvidas na contratação de trabalhadores temporários?

Não é incomum para empresas – particularmente grandes organizações com vários departamentos, cada um com seus próprios requisitos de RH – ter várias pessoas envolvidas no processo de contratação e integração de trabalhadores temporários.

Isso pode apresentar algumas questões como a complexidade, inflexibilidade e interesses conflitantes que muitas vezes surgem quando muitas pessoas são incorporadas às tomadas de decisões da força de trabalho.

Portanto, vale a pena dedicar algum tempo para garantir que todos os envolvidos na contratação de funcionários temporários tenham um papel claro a desempenhar e que não haja duplicação de responsabilidades.

Você atrai o talento certo? 

Um dos obstáculos mais comuns enfrentados pelas empresas em muitos setores no momento é identificar, adquirir e reter as habilidades de que precisam. Na verdade, a escassez de talentos foi identificada como o principal risco emergente que as organizações enfrentam em todo o mundo.

Sua empresa pode ter muito a ganhar com a implementação de uma estratégia focada que identifica lacunas de habilidades críticas e aumenta seu apelo para os talentos mais solicitados.

Otimizar sua marca empregadora é uma das maneiras mais eficazes de atrair e reter as pessoas que você precisa.

Você conhece os riscos?

Uma força de trabalho temporária econômica e capaz é um grande ativo, mas o uso de mão de obra desse tipo também pode apresentar certos riscos dos quais todo empregador deve estar ciente.

Há o compromisso financeiro envolvido na contratação de trabalhadores, é claro, mas há também considerações legais e regulatórias, que podem ter repercussões financeiras e de reputação significativas.

Trabalhar com um parceiro de gestão de força de trabalho no local como a Randstad pode ajudá-lo a mitigar esses riscos e maximizar os benefícios de uma força de trabalho contingente.

Para saber mais, baixe nosso guia completo para construir e gerenciar uma força de trabalho temporária.