À medida que a covid-19 continua a afetar empresas, indústrias e economias inteiras, garantir a continuidade dos negócios continua sendo a principal prioridade para muitas organizações, especialmente para as PMEs. Para superar este momento difícil, você precisa garantir que tem o talento certo e o número certo de pessoas em sua força de trabalho, mas também que não está perdendo tempo e dinheiro em processos ineficientes de RH.

A parceria com uma empresa de serviços de RH experiente te ajudará a adquirir o talento que precisa, bem como atingir um alto nível de flexibilidade organizacional, o que é essencial em momentos de incerteza.

Apresentamos, a seguir, alguns dos benefícios específicos que você pode obter ao trabalhar com um parceiro especialista em RH:


recuperar o seu tempo

Para que sua empresa seja bem-sucedida no ambiente atual (e, de fato, em qualquer momento), você deve ser capaz de tomar as decisões corretas de contratação. Isso significa dedicar tempo aos principais processos de recrutamento, como criar uma descrição detalhada do cargo para o perfil que você procura e pensar sobre as melhores plataformas para interagir com ele. Escrever descrição de vagas envolventes, selecionar candidatos, conduzir entrevistas e verificar referências também são etapas importantes. Executar essas tarefas com alto padrão o ajudará a encontrar talentos que podem transformar seu negócio, reduzindo, ao mesmo tempo, o risco contratações inadequadas.

 

No mundo das PMEs, é comum que os gerentes tenham diversas responsabilidades e pouco ou nenhum tempo para atividades de recrutamento, como:

 

  • filtrar e avaliar pilhas de currículos;
  • administrar e monitorar o anúncio de emprego;
  • lidar com recusas;
  • organizar entrevistas;
  • realizar testes;
  • propor candidatos internamente aos gerentes de linha.

Transferir essas responsabilidades a um parceiro de RH dará a você e à sua equipe mais tempo para se concentrar em atividades que geram valor imediato para o negócio. Você sempre terá a palavra final sobre quem a empresa contrata, o que significa que você pode manter o controle sobre as decisões de recrutamento sem ter de estar envolvido em todas as fases do processo. Ao trabalhar com a Randstad, você pode se envolver o quanto quiser, seja para ficar em segundo plano e permitir que um recrutador cuide de suas necessidades de pessoas ou para se envolver mais de perto em cada etapa da jornada.

garantir as competências

As lacunas de competências são um desafio para todos os empregadores, mas podem ser particularmente problemáticas para empresas menores, que não têm recursos financeiros para competir com grandes empresas que procuram pelos mesmos talentos.

Mais da metade (52%) dos proprietários de PMEs que responderam à Pesquisa Small Business da CNBC/SurveyMonkey para o segundo trimestre de 2019 afirmam que ficou mais difícil encontrar funcionários qualificados no ano anterior ao estudo. Esse aumento foi de 63% nas empresas com mais de 50 funcionários.

O mercado de trabalho mudou significativamente em 2020, é fato, com o aumento do desemprego global como resultado da pandemia. Consequentemente, muitos gerentes de contratação enfrentam o desafio de lidar com um grande número de inscrições em vez de encontrar candidatos adequados.

Portanto, isso não significa que você deve ter como certo que as competências das quais você precisa estarão facilmente disponíveis no mercado de trabalho, especialmente para funções altamente técnicas. É especialmente importante ter uma estratégia clara de aquisição de talentos se você opera em um setor que deverá ver uma piora na escassez de competências nos próximos anos, como engenharia ou manufatura.

Um dos benefícios mais valiosos que as empresas de RH oferecem a seus clientes é o acesso a uma grande rede de candidatos confiáveis ​​e avaliados, que já demonstraram suas habilidades em outras companhias que enfrentam desafios semelhantes.

tomar as decisões corretas de pagamento

Definir salários para funções específicas pode ser um ato de equilíbrio difícil. Pagar demais traz desvantagens financeiras óbvias, mas pagar muito pouco coloca você em risco de perder trabalhadores talentosos que podem encontrar ofertas melhores em outro lugar.

Quando você está competindo por talentos sob demanda que podem fazer uma diferença real em seus negócios, precisa encontrar esse equilíbrio certo. Afinal, o pagamento continua a ser o fator mais importante nas decisões das pessoas sobre para quem elas desejam trabalhar. No mais recente estudo sobre marcas empregadoras da Randstad, 57% dos entrevistados citaram salários e benefícios atraentes como o principal motivo para escolher um empregador.

As consultorias de recrutamento e os prestadores de serviços de RH especializados dedicam todo o seu tempo trabalhando nessa área para que possam fornecer as informações mais atualizadas sobre as taxas de pagamento e o que você deve oferecer para garantir sua competitividade.

Além disso, um bom parceiro poderá mantê-lo informado sobre as tendências e os desenvolvimentos relacionados às suas atividades de contratação, como a escassez de talentos com certas habilidades ou experiência. Armar-se com essas informações o coloca em uma posição mais forte para tomar as decisões corretas referentes à remuneração.

acompanhar as tendências e as tecnologias

O RH e o recrutamento constituem um espaço em rápida evolução, com inovações surgindo o tempo todo. É importante permanecer na linha de frente da mudança, em primeiro lugar para garantir que você está se beneficiando das tecnologias e das metodologias mais valiosas – entrevistas em vídeo e integração virtual, por exemplo –, mas também para mostrar aos funcionários em potencial que você possui uma empresa moderna e ágil.

A parceria com um provedor de serviços de RH dará acesso instantâneo às informações e às percepções mais recentes sobre como o campo está evoluindo. Um parceiro especialista também poderá aconselhá-lo quanto a ferramentas e tecnologias específicas que oferecem o maior potencial para otimizar suas atividades de gestão de pessoas.

Outra vantagem importante de terceirizar seu recrutamento é acompanhar os desenvolvimentos mais recentes sobre o que os candidatos desejam das empresas, o que o ajudará a construir uma marca empregadora poderosa.

A Randstad realiza estudos anuais sobre marcas empregadoras para identificar os principais fatores que influenciam as decisões das pessoas de trabalhar para organizações específicas.

Se você está pensando em se associar a um parceiro de RH, certifique-se de ler nosso guia rápido: 5 perguntas para fazer ao escolher um parceiro de RH.