Enquanto trabalhadores mais velhos se aposentam, a mão de obra qualificada enfrenta uma pergunta que se torna cada vez mais aparente: de onde virá a próxima onda de talentos? A resposta pode estar nas mãos da geração Z, destinada a ultrapassar os Baby Boomers na força de trabalho em 2024. Porém, atrair essa geração ambiciosa e tecnológica requer uma mudança estratégica em como nós percebemos e promovemos esses papéis vitais.

Já se diz há muito tempo que um diploma universitário de 4 anos é o caminho para o sucesso profissional. Os Gen Zers, termo utilizado para descrever pessoas da geração Z, tendem a se voltar instintivamente para a educação superior. Um estigma sobre empregos que exigem menor nível técnico significa que esses empregos têm sido considerados como uma opção para aqueles que falham na escola. Entretanto, a narrativa está mudando. Com o aumento dos custos da educação universitária, as profissões especializadas surgem como uma alternativa viável e lucrativa, oferecendo um tipo diferente de realização profissional. 

Então, como você pode comunicar isso à geração que cresceu em um mundo digital? 

ofereça programas de estágio e treinamento no trabalho.

Os Gen Zers podem não trazer anos de experiência, mas eles de fato trazem uma perspectiva nova e a habilidade de aprender rapidamente. Programas de estágio dão a pessoas jovens a oportunidade de ganhar experiência, adquirir habilidades e receber remuneração ao mesmo tempo.

Por sua vez, empresas que oferecem tais programas aproveitam o baixo custo de recrutamento, uma força de trabalho mais diversificada e maiores taxas de retenção. E através do treinamento contínuo, estes jovens podem se aperfeiçoar dentro do seu negócio ao mesmo tempo que progridem em suas carreiras. É uma troca de via dupla.

promova benefícios e valores de destaque da empresa

Para a Geração Z, os valores da empresa e um bom equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho são uma expectativa, e não apenas algo bom de se ter. Para diferenciar sua empresa da concorrência, considere:

implementar políticas de trabalho flexíveis

Opções de trabalho híbrido e remoto podem ser complicadas, mas oferecer flexibilidade nas horas, dias de folga e férias remuneradas pode ser uma boa saída.

defender diversidade, equidade e inclusão (DEI)

A geração Z espera esforços tangíveis em DEI, então promova ativamente suas iniciativas em materiais de recrutamento e nas redes sociais.

aproveitar a nova tecnologia

Incorporando as últimas tecnologias e ferramentas, você irá recorrer ao grupo mais jovem. Mas isso não é tudo. Quando mais velhos, mais trabalhadores com experiência colaborarão com os empregados tecnológicos da geração Z, e isso cria uma oportunidade de aprendizagem única! Profissionais experientes podem aprender truques novos, priorizando ferramentas atuais e plataformas digitais que em outro momento podem ter ignorado.

conectar com escolas

Engajar com escolas locais de ensino médio pode abrir sessões para apresentações de carreira, competições inovadoras e oportunidades de experiência de trabalho.

engajar nas redes sociais

9 em cada 10 participantes da geração Z usam redes sociais ativamente, e aproximadamente 50% deles gastam pelo menos duas horas por dia nelas. Manter uma forte presença nas plataformas como Youtube, Instagram e TikTok pode ser uma forma poderosa de alcançar talentos mais jovens. Compartilhe conteúdos rápidos que engajem – pense na possibilidade de divulgar vídeos apresentando programas de estágio, conteúdos institucionais ou a rotina da empresa.

recrutar a geração Z com a Randstad como sua parceira estratégica

Atrair a geração Z pode parecer um desafio, porém podemos ajudá-lo a resolvê-lo. Entre em contato conosco para conversarmos sobre trazer o dinamismo da geração Z dentro do seu time.

Quer ter acesso a conteúdos como este? Inscreva-se em nossa newsletter e atualize-se mensalmente!