No mundo dos negócios, poucos erros são tão graves quanto contratar a pessoa errada. No mínimo, você terá que repetir todo o processo para preencher a vaga novamente. Na pior das hipóteses, uma contratação errada pode criar um ambiente de trabalho tóxico que afasta os bons colaboradores, afeta a motivação e prejudica a produtividade. De qualquer forma, a sua empresa pagará caro pelo erro.

Com o aumento dos custos e preocupações com a recessão, fica cada vez mais difícil para as empresas, independentemente do setor, se recuperar do prejuízo causado por uma contratação errada. As empresas precisam desenvolver um processo de recrutamento eficiente para contratações mais rápidas, inteligentes e eficazes.

Neste artigo, apresentamos dicas para aprimorar o processo de recrutamento e minimizar o risco de contratar a pessoa errada. Você também terá acesso a um guia gratuito sobre como elaborar descrições atrativas e precisas de vagas, garantindo acesso aos melhores candidatos desde o início. Por fim, você terá acesso a um plano de ação claro para reduzir o recrutamento ineficiente e maximizar as boas contratações.

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o custo de contratar um colaborador

Muitas empresas subestimam o custo que uma contratação inadequada impõe à empresa. Em média, o custo de contratar um colaborador varia de três a quatro vezes o salário anual do cargo. Os custos de contratação incluem despesas incorridas antes da contratação propriamente dita, como o pagamento de anúncios, triagem e entrevistas, e despesas envolvidas após o processo, como integração e treinamento. Isso também inclui despesas indiretas incorridas até o momento de preenchimento da vaga, que vão desde a redução da produtividade até a menor satisfação do cliente.

As consequências de uma contratação inadequada podem ir muito além do custo. Se tiver a sorte de identificar o erro rapidamente e tentar um acordo para demissão voluntária ou rescisão, talvez seja possível minimizar os gastos. 

Caso contrário, o prejuízo pode ser significativo quando o profissional permanece na empresa. Basta um colaborador inadequado para criar um ambiente de trabalho tóxico que afeta todos os envolvidos. O local de trabalho é impactado de diversas maneiras, incluindo:

  • queda na produtividade: preencher uma vaga com um colaborador inadequado pode afetar diretamente os níveis de produção de todos os profissionais. Isso acontece principalmente em setores cujos negócios dependem fortemente de trabalho em equipe e colaboração, como nas indústrias de manufatura e construção.
  • aumento nas taxas de rotatividade: em ambientes de trabalho tóxicos, as taxas de rotatividade costumam ser mais altas. Uma contratação errada pode prejudicar até mesmo os melhores e mais leais colaboradores se medidas não forem implementadas.
  • redução da qualidade dos produtos ou serviços: imagine o dano que uma pessoa não qualificada na linha de produção, não treinada em construção ou antiética no setor de vendas pode causar à qualidade dos produtos ou serviços de sua empresa. Decisões inadequadas de contratação afetam a qualidade.
  • maior preocupação com a segurança: colaboradores que não possuem habilidades ou que não estão dispostos a seguir os protocolos de segurança podem colocar sua empresa em risco. As questões de segurança no local de trabalho podem apresentar risco aos colaboradores e gerar altos custos, inclusive com multas altas. 

como acontecem as contratações inadequadas

Sabe-se que a contratação de colaboradores bem-sucedidos gera valor para a organização, assim como o contrário impacta negativamente a empresa. Então, por que tantas organizações não têm um processo de recrutamento linear e criterioso?

De acordo com a nossa experiência, o principal motivo é a falta de alinhamento entre o RH e a gestão de recrutamento. Desta forma, identificamos quatro principais fatores que contribuem para processos de recrutamento inadequados e, consequentemente, colaboradores ineficientes.

1. a gestão de recrutamento não está ciente do custo de uma contratação inadequada.

Embora as equipes de RH saibam quanto custa substituir um colaborador inadequado, a gestão de recrutamento pode não ter esse conhecimento. Quando esses profissionais ignoram o impacto de suas decisões de recrutamento, seus critérios de seleção tendem a ser menos rigorosos.

2. a gestão de recrutamento não é treinada em relação às boas práticas do setor.

É um equívoco pensar que a gestão de recrutamento seja a mais adequada para recrutar um novo membro para sua equipe. Sem o treinamento correto, sua empresa pode estar em risco. Por exemplo, a gestão de recrutamento deve ter ótimas habilidades de entrevista para selecionar os candidatos ideais.

3. a gestão de recrutamento tem pressa para preencher a vaga.

Novos colaboradores são normalmente contratados em momentos de necessidade, então sempre há pressão interna para que as contratações ocorram o mais rapidamente possível: a equipe está sobrecarregada ou um funcionário saiu repentinamente, deixando uma função importante a ser desempenhada. A gestão de recrutamento pode tomar decisões precipitadas, desconsiderando os pontos negativos do candidato e até mesmo ignorando os alertas recebidos.

4. a gestão de recrutamento não segue um processo padronizado.

Apesar de práticas padronizadas acelerarem o processo de recrutamento e permitirem melhores resultados, muitas empresas ainda não padronizaram seus processos. Com isso, a gestão de recrutamento, que muitas vezes não possui experiência suficiente, desenvolve suas próprias práticas, aumentando o risco de contratações ineficientes.

Em todos os casos, as contratações inadequadas são causadas pela falta de colaboração entre o RH e a gestão de recrutamento. O fato de a equipe de RH nem sempre ter a palavra final não significa que não desempenhe um papel fundamental no processo. As equipes de RH devem colaborar com o sucesso da gestão de recrutamento e dos novos colaboradores. Esses profissionais devem se unir à gestão de recrutamento, especialmente durante as entrevistas, etapa na qual habilidades de entrevista e experiência no assunto são fundamentais. Veja abaixo como ambas as partes podem atingir esses objetivos. 

como sempre garantir boas contratações 

Como a principal provedora global de serviços de RH, a Randstad atende empresas de diferentes setores para ajudá-las a atrair e contratar talentos de alto nível. Sabemos que um bom processo de recrutamento é fundamental para garantir o sucesso em longo prazo da empresa e dos colaboradores. É por isso que identificamos cinco principais áreas a serem abordadas para encontrar, contatar e selecionar os colaboradores certos, sempre:

1. melhore as descrições e os anúncios de vagas

As descrições e os anúncios de vagas são duas formas de alcançar os candidatos. Portanto, garantir que essas ferramentas sejam aplicadas corretamente é fundamental. É a diferença entre escolher dentre um grupo de bons candidatos e um grupo de candidatos inadequados. Ao iniciar o processo, pense de forma integrada sobre as necessidades de sua equipe e empresa.

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2. apresente uma descrição precisa da marca e cultura da empresa 

Assim como a gestão fica frustrada com colaboradores inadequados, os novos funcionários apresentam desempenho não satisfatório quando a cultura da empresa não condiz com o que foi anunciado, uma vez que querem ter um senso de propósito no trabalho e um sentimento de pertencimento. Nosso estudo aponta que mais de um em cada dois colaboradores deixaria o emprego se sentisse que não pertence à empresa. A boa notícia é que esse sentimento de pertencimento pode melhorar a produtividade e a retenção, além de reduzir o absenteísmo.

Certifique-se de que os candidatos entendam a cultura da empresa ao lerem a descrição da sua vaga. Além disso, apresente os principais aspectos da mesma durante a entrevista. Estabelecer expectativas realistas sobre a função já nas primeiras etapas do processo evita o prosseguimento de candidatos inadequados nas etapas posteriores. Isso também permite aos candidatos determinar se a vaga é adequada para eles.

3. formalize o processo de entrevistas para abordar aspectos importantes da vaga

Muitas empresas não têm um processo padronizado para as entrevistas. Isso impede que a gestão de recrutamento repasse e receba informações importantes, incluindo detalhes sobre o comportamento do candidato, capacidade de resposta à situação e aptidão técnica. Além disso, esses profissionais não conseguem comparar com precisão os resultados de diferentes entrevistas se não estiverem seguindo um processo de entrevista estruturado. 

Não presuma que a gestão de recrutamento tenha experiência em realizar boas entrevistas. A empresa deve oferecer treinamento para que a gestão domine essa habilidade. Isso garantirá um processo coeso de entrevistas em todos os níveis de gestão. 

De acordo com a McKinsey, é necessário realizar avaliações padronizadas para coletar informações sobre os candidatos. "Recomendamos práticas com evidências diretas que relacionam a avaliação ao desempenho no trabalho ou às características relevantes ao cargo", detalhou a empresa.

4. busque as qualidades comuns de todos os colaboradores bem-sucedidos

Além de encontrar funcionários com a experiência necessária e as habilidades certas, a gestão de recrutamento deve procurar as principais características que todo novo colaborador deve ter, independentemente do cargo. São elas: vontade de aprender, integridade e colaboração. Da mesma forma, a gestão de recrutamento deve saber quais qualidades não desejam em um candidato – e por quê. Devem nomeá-las e defini-las com antecedência.

A sua empresa pode recorrer a diversas avaliações de habilidades para analisar as habilidades interpessoais e técnicas de um candidato. Ao utilizarem essas ferramentas, os empregadores conseguem comparar, de forma imparcial, as competências dos candidatos durante o processo seletivo, o que pode evitar contratações inadequadas. 

5. invista em tecnologia de RH

No mercado acelerado de hoje, as empresas devem aproveitar a tecnologia de RH para agilizar o processo de recrutamento. Por exemplo, o uso da tecnologia para automatizar o processo de verificação de referências permite um processo de triagem mais rápido e preciso. Outras tecnologias de RH, como entrevistas on-line, podem proporcionar uma melhor experiência ao candidato e permitir uma maior colaboração entre toda a equipe envolvida no processo de recrutamento.

Ao escolher as tecnologias de RH certas para sua organização, conheça o potencial e os benefícios de cada uma. Além disso, forneça à sua equipe de RH o treinamento necessário para implementá-las e gerenciá-las. Isso pode ajudar a empresa a aproveitar ao máximo o investimento realizado em tecnologias de RH.

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Uma boa triagem permite o sucesso do processo de recrutamento e a triagem começa com uma boa descrição da vaga e bons anúncios. Acelere o seu processo de recrutamento: baixe agora mesmo nosso guia gratuito que irá te auxiliar a elaborar descrições de vagas com eficiência.

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