3 estratégias para aumentar a produtividade dos funcionários.

A produtividade do funcionário parece um conceito simples: é a quantidade de trabalho que alguém produz em um determinado período. Por exemplo, se os funcionários em uma linha de manufatura estão produzindo caixas, você pode medir a produtividade do trabalhador de acordo com a quantidade de caixas produzidas por hora e por pessoa. 

O aumento da produtividade dos funcionários tem sido a principal preocupação de muitas empresas há décadas ou mesmo séculos. No entanto, nem sempre é fácil conseguir esse aumento. Descubra mais sobre o motivo de a produtividade ser importante, por que pode ser difícil mudar “o ponteiro do relógio” e quais estratégias você pode introduzir na sua empresa para melhorar a produtividade. 

por que a produtividade do funcionário é importante?

Quanto mais produto final você gerar em um certo período, mais eficaz sua empresa pode ser. As métricas exatas dependem de sua empresa, mas o aumento da produtividade pode levar a mais unidades para vender, serviços mais eficientes ou  capacidade de cobrar mais.

O benefício, em escala nacional, é que a economia produz muito mais bens sem o mesmo aumento no trabalho. Isso permite maior consumo e melhor capacidade de exportação. 

Em uma escala menor – como no nível das empresas –, os benefícios são semelhantes. As empresas que produzem mais podem gerar maiores receitas. Aqueles que produzem mais com menos horas de trabalho geram melhores margens de lucro. Ambas as coisas têm um efeito positivo na estabilidade e no crescimento.

Em relação ao trabalho, os benefícios de uma maior produtividade podem incluir a satisfação de cumprir metas, potencialmente mais felicidade com o trabalho e uma chance maior de aumento salarial, promoções ou outros aspectos de crescimento pessoal na carreira.

tendências de produtividade do funcionário

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, os aumentos na produtividade nos Estados Unidos nos últimos 50 a 70 anos levaram a um crescimento exponencial da produção sem um crescimento semelhante nas horas trabalhadas. Por exemplo, de 1947 a 2013, a produção do país aumentou nove vezes, enquanto as horas trabalhadas nem mesmo dobraram.

Essa tendência não é a mesma para todas as outras nações. De 1972 a 2019, por exemplo, o Reino Unido experimentou uma métrica de crescimento de produtividade flutuante, sem nenhuma mudança real em geral. Na Austrália, a produtividade do trabalho caiu de 1996 a 2020.

Especialistas em RH do Reino Unido e outros países consideram essa falta de crescimento em alguns mercados o quebra-cabeça da produtividade.

quebra-cabeça da produtividade refere-se à questão de porque o crescimento da produtividade global diminuiu desde a crise financeira de 2008. Economistas e outros especialistas, é claro, apresentaram teorias e argumentaram se esse quebra-cabeça, o da produtividade, é o que que precisa ser tratado. 

Uma teoria é que o fruto mais fácil já foi colhido quando se trata de produtividade. Durante grande parte do século passado, as revoluções industriais e dos computadores estimularam o crescimento da produtividade. Mudanças de gerenciamento e programas, incluindo conceitos como Lean Manufacturing e Six Sigma, fizeram o mesmo. Alguns especialistas levantam a hipótese de que esses tipos de ganhos foram quase maximizados.

Outras teorias incluem que as pessoas que retornam ao mercado de trabalho após a perda de empregos na crise financeira de 2008 não estão tão motivadas, ou mesmo que a produtividade não está sendo contabilizada de forma apropriada para os mercados modernos. 

E, embora as ideias teóricas sejam muito boas nos contextos mais amplos das economias globais, quando se trata do seu negócio, você precisa de conceitos viáveis ​​para lidar com questões de produtividade.

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13 estratégias para melhorar a produtividade do colaborador em seu negócio.

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3 estratégias para aumentar a produtividade dos funcionários

Se você notou um declínio na produtividade que está afetando seus resultados financeiros ou se deseja aumentar a escala para atender às demandas futuras, aqui estão três estratégias que você pode aplicar.

1. remova o microgerenciamento de seus processos

Um estudo  perguntou a profissionais de RH seniores no Reino Unido quais problemas estavam reduzindo a produtividade dos funcionários. O microgerenciamento estava entre os cinco primeiros, com 28% dos profissionais de RH observando-o como um problema.

Outra pesquisa perguntou aos funcionários por que eles deixaram seus empregos, e 55% citaram uma má gestão. Microgestão, junto com bullying ou outro comportamento agressivo, foram alguns dos exemplos que os funcionários deram de má gestão.

Esse não é um problema exclusivo do Reino Unido. Quase 60% dos trabalhadores em uma pesquisa nos EUA disseram que trabalharam para gestores que realizavam a microgestão, e quase 70% disseram que isso diminuiu sua motivação. Mais da metade deles disse que o microgerenciamento atrapalhou sua produtividade. Um outro estudo, publicado originalmente pelo Journal of Experimental Psychology, descobriu que, muitas vezes, os funcionários que estão sendo observados são menos produtivos do que as pessoas que não estão sendo monitoradas de perto.

Aqui estão algumas dicas para remover o microgerenciamento de processos em indústrias como manufatura, automotiva ou logística:

coloque as pessoas nos cargos certos. 

Quando você é capaz de combinar as habilidades, o talento e os interesses das pessoas com os requisitos do trabalho, eles não precisam ser gerenciados tão de perto. Todo mundo precisa de responsabilidade, mas as pessoas que sabem fazer o trabalho e querem executá-lo bem têm maior probabilidade de serem pró-ativas em suas tarefas.  

capacite os funcionários durante o processo. 

Quando os funcionários precisam chamar supervisores para cada pequena coisa, isso pode gerar microgerenciamento e diminuir a produtividade. Incorpore em seus processos a tomada de decisão do funcionário sempre que possível, confiando em seu talento bem treinado para tomar as decisões certas e fazer o acompanhamento com a gerência conforme apropriado.   

desconfie de tendências negativas. 

Os líderes às vezes podem desenvolver um preconceito por certos funcionários, presumindo que a pessoa ou as pessoas em questão não terão um bom desempenho. Isso pode levar a ver apenas os erros ou os problemas – e nunca os pontos positivos –, o que cria um ciclo de feedback negativo que pode fazer com que um funcionário desengajado seja menos produtivo. 

incentive os funcionários a falarem. 

Um sinal de microgerenciamento é que os funcionários não se sentem à vontade para falar ou apresentar suas próprias ideias. Eles podem acreditar que o método de um supervisor é o único que será permitido. Isso pode levar a situações em que soluções e boas ideias que podem melhorar a produtividade não são apresentadas.

certifique-se de que a gestão fiscalize apenas os processos de que entende. 

Outra reclamação potencial sobre microgerenciamento não é que os supervisores estão sempre por perto ou envolvidos: é que a liderança não entende realmente o processo do dia a dia, mas aparece para tomar decisões de qualquer maneira – decisões essas que possivelmente acabam reduzindo a produtividade do funcionário.  

2. minimizar as reuniões

Uma pesquisa com trabalhadores do Reino Unido descobriu que a maioria dos funcionários achava que reuniões improdutivas estavam fazendo-os desperdiçar seu tempo – tanto que 66% disseram que dariam desculpas para sair de tais reuniões. 

O problema é o mesmo em outras partes do mundo. A mesma pesquisa indicou que os trabalhadores alemães eram ainda mais propensos a mentir ou inventar desculpas para escapar das reuniões. E cerca de 67% dos trabalhadores nos Estados Unidos apontaram o excesso de reuniões como uma razão para o mau desempenho no trabalho. 

Mesmo quando você está gerenciando funcionários de logística ou manufatura, cenário em que as reuniões não estão na programação de todos, a equipe provavelmente se reúne para se comunicar pelo menos periodicamente. E isso é bom – algumas mensagens simplesmente não funcionam bem se transmitidas por e-mail. Além disso, nem todos em uma linha de produção têm acesso regular a e-mail ou a outras formas de comunicação ao longo do dia.

Mas, antes de implementar uma verificação matinal da equipe todos os dias ou chamar todos para a sala de reunião, pergunte-se o seguinte:

qual é o objetivo da reunião? 

Isso melhora a cultura da empresa, ajuda as pessoas a se reconhecerem como equipe ou aumenta a produtividade? Se as reuniões não estiverem atendendo a um propósito específico de negócios, convém reduzi-las.

todos precisam estar na reunião? 

É tentador convidar todos os membros da equipe como uma demonstração de transparência ou inclusão, mas isso pode estar dificultando o trabalho dos funcionários. Converse com membros da equipe, supervisores de linha e outros colaboradores para descobrir que tipo de comunicação funciona melhor para todos e quem precisa estar em várias reuniões.

as informações podem vir em um formato diferente? 

Vídeos pré-gravados que as pessoas podem assistir quando quiserem no trabalho, e-mails ou até mesmo memorandos são opções de mensagens. Sempre considere se uma reunião é o método mais eficaz e, se não for, tente outro meio. 

3. incentivar a produtividade

Há muito que você pode fazer como empregador para aumentar a produtividade do funcionário, mas também há muito o que os membros da equipe podem fazer. Incentivar a produção pode ajudar a motivar os funcionários a fazer sua parte para aumentar o desempenho.

Os incentivos começam a entrar no território de compensação, portanto certifique-se de trabalhar em estreita colaboração com suas equipes de recursos humanos, jurídica e de compliance ao elaborar programas. E lembre-se de que os incentivos nem sempre precisam vir na forma de bônus ou outra compensação monetária. Algumas outras ideias podem incluir:

programas de reconhecimento. 

Agradecer publicamente aos funcionários ou recompensá-los com elogios ou vantagens especiais pode incentivar alguns deles. As opções do programa podem incluir almoço com a equipe executiva, ser reconhecido como funcionário do mês, recebimento de um certificado ou outra evidência tangível de alto desempenho que os funcionários podem usar no futuro para apoiar o desenvolvimento de suas carreiras.

tempo livre extra.

Poder sair mais cedo na sexta-feira, ou poder entrar mais tarde sem precisar de justificativa são recompensas que podem ajudar o colaborador a melhorar sua qualidade de vida.

refeições ou lanches. 

Ofereça à equipe um almoço, uma parada para sorvete ou outra refeição pelo atingimento de um objetivo, ou ofereça vale-presente para indivíduos que melhoram o desempenho da produtividade ou ultrapassam uma meta.

concursos e brindes. 

Ofereça ingressos ou entradas de cinema ou shows como brindes para determinadas ações positivas ou de produtividade. Em seguida, sorteie um nome por mês e dê o prêmio a alguém.

quer conhecer mais maneiras de melhorar a produtividade do seu negócio?

As três estratégias descritas acima são apenas algumas das ideias para aumentar a produtividade dos funcionários. Se elas funcionariam ou não com suas equipes e seus processos é algo que você deve decidir – de preferência, em conjunto com sua equipe de recursos humanos, que pode ajudá-lo a criar políticas de gestão de talentos eficazes e contínuas.

E, se você estiver procurando por mais ideias para aumentar a produtividade dos funcionários, baixe nosso guia. Ele inclui mais 13 estratégias para aumentar a produtividade dos funcionários.

sobre a autora
sandra ebbers
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sandra ebbers

vice presidente global de conceitos de inhouse

Sandra é responsável pela implementação do conceito de inhouse em todo o mundo. Esse conceito de negócios agrega valor a grandes organizações, otimizando sua força de trabalho e orientando os trabalhadores temporários em uma maneira econômica de se trabalhar.