Em um ano “normal”, quantos colaboradores deixam sua organização? Você sabia que o turnover afeta a produção da sua empresa? 

O custo de rotatividade dos colaboradores (turnover) pode ser elevado, especialmente quando se acrescenta a perda de moral e produtividade entre os colegas de trabalho. A boa notícia é que você pode controlar a rotatividade dos funcionários até certo ponto.

De acordo com o estudo Human Capital Benchmarking Report da SHRM, os negócios que não têm grande sazonalidade devem ter como objetivo um turnover inferior a 10% ao ano. Contudo, a maior parte das empresas perde entre 12% e 20% de seus colaboradores em um período de 12 meses.

Um certo grau de rotatividade é inevitável, mas há coisas que você pode fazer para reduzir esse índice. Ao rastrear as taxas de rotatividade dos funcionários, é possível  detectar problemas de desenvolvimento e identificar setores ou divisões dentro de sua empresa com baixa retenção de talentos.

Descubra as principais razões da rotatividade de colaboradores e aprenda estratégias valiosas para melhorar a retenção e reduzir a taxa de rotatividade de seus funcionários.

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Se sua taxa de rotatividade de colaboradores for alta, o primeiro passo é identificar suas principais causas.

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o que é a rotatividade de colaboradores?

A rotatividade de colaboradores ou turnover é o cálculo feito para medir o número de funcionários que deixam uma empresa durante um período específico, podendo ser mensal, trimestral ou anualmente, variando de acordo com as necessidades da empresa. 

Uma taxa de rotatividade alta pode indicar problemas como conflitos de liderança, falta de oportunidades e desenvolvimento e ambiente de trabalho insatisfatório. Entretanto, há outros fatores que influenciam a rotatividade de colaboradores. 

Por que ocorre a rotatividade de colaboradores?

Abaixo detalharemos os diferentes motivos de demissões, incluindo voluntárias e involuntárias. Também falaremos sobre cortes no quadro de colaboradores.

rotatividade desejável X indesejável

A rotatividade dos funcionários pode ser desejável? Sim. Quando trabalhadores improdutivos ou colaboradores com atitudes negativas deixam sua organização, o ambiente de trabalho pode realmente melhorar. Os profissionais com desempenho abaixo do esperado têm manutenção cara e podem reduzir a produtividade. Quando eles saem e você os substitui por talentos novos e entusiasmados, os níveis de produtividade quase invariavelmente aumentam. 

Os colaboradores inovadores, por outro lado, deixam o nível de entrega muito alto quando partem. Quando desiludidos, frustrados ou entediados, aqueles com o melhor desempenho procuram outro lugar para trabalhar. Após a partida, os antigos colegas podem se sentir à deriva e desmoralizados. Não surpreendentemente, este tipo de rotatividade é indesejável. 

demissões voluntárias

Quando o colaborador inicia uma ruptura com a empresa, isso é chamado de demissão voluntária. Estas podem ser desejáveis ou indesejáveis, dependendo de como se encaixam nos cenários acima.

Entretanto, na maioria das vezes, as pessoas deixam os empregos porque encontram outros cargos que combinam melhor com suas habilidades ou planos de longo prazo, ou porque se mudam. Este tipo de rotatividade voluntária é indesejável. Felizmente, também é o tipo que você pode controlar mais facilmente.

demissões involuntárias

Os colaboradores que infringem as políticas da empresa, não têm um bom desempenho durante um longo período ou se envolvem em má conduta enfrentam uma demissão involuntária. Também conhecida como destituição ou exoneração, a demissão involuntária ocorre por iniciativa do empregador. Geralmente, é o último recurso e acarreta um certo nível de risco.

Ocasionalmente, os empregadores permitem que um colaborador se demita em vez de enfrentar a realização da demissão. Estes casos são categorizados como demissões involuntárias. Infelizmente, se você não seguir à risca as leis trabalhistas, as demissões aparentemente simples podem se tornar rapidamente mais complexas.

cortes no quadro de funcionários

Os cortes no quadro de funcionários acontecem quando as empresas reduzem o número de pessoas em sua força de trabalho para passarem por períodos econômicos difíceis ou quando os projetos sazonais terminam. Por exemplo, a indústria aérea foi obrigada a demitir ou dar aviso prévio a mais de 400.000 trabalhadores durante a pandemia do coronavírus. Como resultado, apesar dos amplos subsídios do governo, milhares de trabalhadores tiveram que pedir o seguro-desemprego em massa. 

Os cortes de pessoal são geralmente vistos como um tipo de demissão "justa", desde que os empregadores não utilizem critérios de seleção injustos para escolher os trabalhadores que demitem. Quando os colaboradores  são despedidos por corte de pessoal, muitas vezes eles têm direito a pacotes de demissão pagos, portanto, consulte as leis trabalhistas em sua região antes de prosseguir.

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Se você estiver preocupado com uma alta taxa de rotatividade de colaboradores, primeiro identifique as causas de demissão.

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por que a rotatividade dos colaboradores é importante?

Em poucas palavras, a rotatividade dos colaboradores é importante porque custa dinheiro. Primeiro, é caro contratar, integrar e treinar novos funcionários. De acordo com dados coletados durante o ano de 2021 da Sociedade de Gestão de Recursos Humanos, as empresas, em média, pagam mais de US $4.500 (R$24.750) para recrutar e integrar um novo trabalhador.

O aumento dos custos de recrutamento não é o único efeito colateral da alta rotatividade. A produtividade diminui à medida que os novos colaboradores não são tão eficientes quanto o pessoal existente por um bom tempo. A motivação dos funcionários também sofre quando as pessoas saem. Ocasionalmente, a demissão de uma pessoa fundamental pode causar um êxodo de rotatividade à medida que outros colaboradores também vão embora.

Finalmente, o custo da rotatividade dos funcionários pode superar o salário anual de cada cargo abandonado, às vezes em três ou quatro vezes.

Para os gerentes de RH ou líderes, análises minuciosas da rotatividade de pessoas são fundamentais para ajudar a identificar por que os colaboradores estão indo embora e implementar mudanças benéficas.

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O aumento dos custos de recrutamento não é o único efeito colateral da alta rotatividade". A produtividade diminui à medida que os novos colaboradores não são tão eficientes quanto o pessoal existente por um bom tempo. A motivação dos funcionários também sofre quando as pessoas saem.

por que medir a rotatividade dos colaboradores?

Como em qualquer métrica empresarial, o acompanhamento da rotatividade de pessoas ajuda a mapear seu progresso em relação ao objetivo almejado, neste caso, uma taxa efetivamente baixa de rotatividade de colaboradores. Por outro lado, se você medir uma alta taxa de rotatividade de funcionários, você sabe que precisará recrutar mais e planejar os custos de recrutamento, que podem acumular-se. 

A maioria das empresas mede a rotatividade de pessoas de modo trimestral ou anual. Algumas empresas atêm-se às taxas de toda a empresa, enquanto outras segmentam por departamento ou localização para obter uma imagem mais precisa. Quando se trata de métricas empresariais, quanto mais dados você tiver, mais bem equipado estará para agir. 

custos da rotatividade

Os custos da rotatividade de colaboradores vão desde custos com recrutamento, equipamento, integração e treinamento até despesas e custos relacionados à produção da sua empresa.  É essencial calculá-los para assim determinar a quantidade de demissões e suas causas e, principalmente, considerar o potencial de quem permanece na empresa. 

como calcular a taxa de rotatividade dos colaboradores

Com a ajuda do RH, você pode determinar rapidamente a taxa de rotatividade dos colaboradores de sua empresa. Antes de começar, defina o período para suas informações: a maioria das organizações calcula uma taxa de rotatividade mensal, trimestral ou anual. Em seguida, calcule a quantidade de pessoas que deixaram sua empresa durante o período selecionado. Esta é sua rotatividade real de colaboradores.

A seguir, descubra quantos funcionários você tinha no início desse período e quantos estavam presentes no final. Em seguida, faça a soma destes dois números e divida o resultado por dois para determinar a média de funcionários. 

Finalmente, utilize o seguinte cálculo de rotatividade de funcionários para chegar a uma porcentagem:

(Colaboradores que saíram ÷ média de colaboradores) x 100 = porcentagem de rotatividade de colaboradores

Exemplo de fórmula de rotatividade de colaboradores

Imagine que você empregava 200 pessoas em 1º de janeiro e 196 pessoas em 31 de dezembro. Entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, 20 pessoas deixaram sua empresa (rotatividade real de colaboradores). Com esses números em mente, você calcularia a porcentagem de rotatividade de seus colaboradores da seguinte forma:

  • (200 + 196) ÷ 2 = 198 colaboradores (média)
  • (20 ÷ 198) x 100 = 10,1% de rotatividade anual de colaboradores

Se você emprega colaboradores temporários ou sazonais, meça a rotatividade para este grupo separadamente em relação aos que trabalham em período integral e meio período. Dessa forma, você pode acompanhar com mais precisão as despesas relacionadas ao pessoal.

rotatividade de funcionários
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Qual é a boa taxa de rotatividade de colaboradores?

Uma taxa de rotação de colaboradores de zero por cento simplesmente não é realista ou desejável. Então, qual porcentagem de rotatividade é realista? A resposta varia dependendo da região, do setor e das funções dentro desses setores. Além disso, a metodologia de dados e as circunstâncias mundiais afetam as taxas. Por exemplo, um comunicado de imprensa da Gartner em abril de 2022 prevê que as empresas americanas poderiam esperar um aumento significativo na porcentagem de rotatividade após a pandemia.

A pesquisa do LinkedIn de 2021-2022 sobre as taxas de rotatividade entre os membros mostra que, embora a média tenha sido de 10,6%, determinados setores tiveram taxas muito mais altas, com serviços profissionais no topo da lista com 13,4% e as áreas de tecnologia e mídia apenas ligeiramente abaixo com 12,9%. Os trabalhadores do governo (8,4%) e do setor de construção (9,2%) apresentaram taxas abaixo da média.

As taxas de rotatividade entre cargos colocaram os recursos humanos no nível mais alto, com uma taxa de 14,6%, e a administração registrou a menor taxa, de 7,8%.

Ao acompanhar a taxa de rotatividade de seus colaboradores, você pode facilmente detectar tendências alarmantes e ver onde sua empresa cai em comparação com a concorrência ou outras empresas de sua região. Antes de abordar como melhorar a taxa de rotatividade de seu pessoal, vamos discutir por que eles vão embora.

o que causa a rotatividade dos colaboradores?

Os funcionários podem deixar um cargo por muitas razões, incluindo um ambiente de trabalho tóxico, melhor remuneração em outro lugar e novas perspectivas de carreira. Alguns motivos estão fora de seu controle, como uma mudança na situação familiar, mudança de casa ou doença.

Entretanto, a maioria das demissões voluntárias acontece devido a problemas de gestão, falta de oportunidade ou esgotamento. O Relatório State of the Global Workplace 2022 da Gallup fornece uma visão dos estados mentais dos trabalhadores e dos motivos de insatisfação no trabalho. A seguir,  abordaremos alguns aspectos que costumam provocar a rotatividade.

principais razões da rotatividade de colaboradores

problemas de gestão

Quando os gerentes repreendem constantemente os colaboradores, os ambientes de trabalho se tornam hostis e as pessoas se demitem. Tanto os supervisores que microgerenciam quanto os que tomam o caminho oposto e abandonam totalmente os funcionários à sua própria sorte aumentam a rotatividade do pessoal. As pessoas que acham seus gerentes difíceis de trabalhar, com frequência, temem ir ao trabalho.

ambiente de trabalho desagradável

Às vezes o problema não é o chefe, mas os colegas de trabalho. Quando a cultura da empresa não proporciona um ambiente de trabalho seguro e inclusivo, as pessoas se sentem estressadas e dispõem-se rapidamente a abandonar o navio.

esgotamento

Ambientes de trabalho com alta pressão e muito pouco tempo de descanso invariavelmente causam o esgotamento dos colaboradores. Quando as pessoas se sentem sobrecarregadas e excessivamente comprometidas, elas começam a se sentir esgotadas. A menos que lhes sejam dadas oportunidades de reestruturar seus horários, estes trabalhadores procuram novos empregos. 

tédio

Nem todo trabalho pode ser tão excitante quanto gostaríamos que fosse. Entretanto, as empresas precisam encontrar maneiras de desafiar seus colaboradores. Mudar as tarefas e proporcionar oportunidades de requalificação pode ajudar a evitar que os trabalhadores se sintam desengajados, um sentimento admitido por mais de três quartos dos trabalhadores da pesquisa Gallup.  

sem flexibilidade suficiente

Os trabalhadores estão solicitando e recebendo horários flexíveis e oportunidades para trabalhar remotamente. Se sua empresa estiver atrasada nessas ofertas, talvez seja necessário priorizar um local de trabalho híbrido para atrair talentos.  

Como reduzir a rotatividade dos colaboradores

Para reter bons funcionários, você deve entender como os fatores acima se relacionam com sua organização. Somente então, você poderá elaborar uma estratégia específica para combater cada situação.

Com o conhecimento de como sua organização funciona, incluindo sua cadeia de comando e os programas atuais de treinamento e incentivo aos colaboradores, você pode fazer mudanças que abordam diretamente os problemas acima. Por exemplo, vejamos três medidas que podem ser tomadas para aumentar a retenção dos funcionários.

criar oportunidades de treinamento

Quando o treinamento é abundante, a rotatividade dos funcionários despenca. De acordo com o 2022 Learning & Development Report, da Findcourses, mais de dois terços dos colaboradores que se classificaram como altamente satisfeitos com seus empregos também disseram que sua empresa promoveu uma cultura de aprendizagem. O ideal seria que o treinamento começasse na fase de integração e continuasse durante todo o período de permanência do trabalhador. 

Os programas de treinamento permitem que os colaboradores desenvolvam novas habilidades e explorem diferentes caminhos de carreira dentro de sua empresa de forma prática para combater o tédio e reduzir o esgotamento.

Além disso, o treinamento em gestão pode ajudar a desenvolver as características necessárias para criar líderes eficazes. Os funcionários desejam um chefe justo e encorajador que forneça um feedback positivo e reconheça seu talento.

oferecer horário flexível

Muitos colaboradores se beneficiam de horários flexíveis e da oportunidade de trabalhar remotamente, tais como pais que precisam buscar crianças na escola ou funcionários com longos deslocamentos de ida e volta do trabalho. Outros preferem trabalhar por projeto em vez de por hora. 

Na indústria de fabricação, os dias com vários turnos se prestam bem a um horário flexível. Da mesma forma, muitas empresas do setor de logística operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que as torna ideais para um horário flexível.

Em um relatório trimestral de julho de 2021, a McKinsey observou uma grande desconexão entre empregadores que querem que os colaboradores voltem ao escritório e aqueles que desejam permanecer trabalhando de casa. Compreender o que os funcionários realmente querem e adaptar-se às suas necessidades permite estar à frente dos concorrentes ao recrutar e reter talentos.

implementar um programa de reconhecimento

Programas de remuneração e reconhecimento de colaboradores bem projetados levantam o ânimo dos trabalhadores e ajudam a melhorar as taxas de retenção. Prêmios tradicionais, como Funcionário(a) do Mês, ainda funcionam bem, assim como bônus e prêmios baseados em projetos. Para aproveitar ao máximo seu programa de reconhecimento, reconheça as realizações prontamente e forneça um feedback significativo.

Se você quer aprender mais sobre estratégias para reduzir a rotatividade de funcionários, o primeiro passo envolve compreender as principais causas da rotatividade. Clique no link abaixo para fazer download do nosso guia prático.

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Esta é uma versão atualizada de um artigo publicado originalmente em 22 de março de 2022.

sobre o autor
Fabio Donadoni
Fabio Donadoni

fabio donadoni

randstad operational national manager

Fabio é gerente nacional da Randstad Operational com mais de 20 anos de experiência. A divisão, que está sob sua responsabilidade, auxilia inúmeras empresas com equipes alocadas em suas operações, executando soluções customizadas de recrutamento e gestão de alto volume de temporários. Em suas experiências anteriores, Fabio também atuou em empresas de recrutamento em países como Malaysia, Brasil e Itália.

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