Em um ano “normal”, quantos funcionários deixam sua organização? Dez? Vinte? Duzentos?

De acordo com o mais recente estudo Human Capital Benchmarking Report da SHRM, os negócios não sazonais devem ter como objetivo um turnover de pessoal inferior a 10% ao ano. Contudo, a maior parte das empresas perde entre 12% e 20% de seus funcionários em um período de 12 meses.

Um certo grau de rotatividade é inevitável, mas há coisas que você pode fazer para reduzir esse índice.

por que a rotatividade importa

Tendo em consideração os custos de recrutamento, treinamento e integração, substituir funcionários é muito caro, e a rotatividade custa mais do que apenas dinheiro. A dinâmica do local de trabalho muda sempre que as pessoas vão embora. Quando funcionários de alto desempenho vão atrás de novos ares, os níveis de produtividade diminuem e a motivação despenca.

 

Spinning top - available for a blue. navy and white background. Please use the version for the background colour as indicated in the file name. The zip file contains the illustration in EPS, PNG, SVG, AI and PSD format.

descubra as 10 causas mais comuns da rotatividade de funcionários e o que fazer a respeito.

baixe nosso guia

por que ocorre a rotatividade

A rotatividade de pessoal ocorre por uma variedade de motivos. Algumas pessoas mudam de emprego por causa de uma cultura empresarial tóxica, enquanto outras encontram oportunidades melhores. Outros, ainda, mudam de endereço, aposentam-se ou simplesmente sofrem com o burnout. Muitas causas da rotatividade de funcionários podem ser corrigidas. Na verdade, uma pesquisa recente da Gallup indicou que mais de 50% das demissões voluntárias eram potencialmente evitáveis.

o que você pode fazer a respeito

Você pode reduzir a taxa de rotatividade de funcionários. Iniciativas como horários flexíveis, programas de reconhecimento e oportunidades de treinamento melhoram as condições de trabalho e retenção.

Para saber mais sobre as 10 causas principais da rotatividade de funcionários, baixe nosso guia prático.

sobre a autora
sandra ebbers
sandra ebbers

sandra ebbers

vice presidente global de conceitos de inhouse

Sandra é responsável pela implementação do conceito de inhouse em todo o mundo. Esse conceito de negócios agrega valor a grandes organizações, otimizando sua força de trabalho e orientando os trabalhadores temporários em uma maneira econômica de se trabalhar.