Qual é o papel dos perfis C-Level nas tendências futuras? Confira quais são os principais desafios que eles enfrentarão.

Confira os aspectos que definem esses cargos de alta administração, também conhecidos como C-Level Executive, sendo que C se refere a Chief.

o que são executivos de nível C?

Para entender o significado do termo "C-Suite level", pode-se recorrer à mesma definição de "C-Level Executive", ou seja, refere-se ao âmbito de alta direção, caracterizado pela letra "C" inicial que implica ter alcançado a categoria de gerência superior.

quais perfis compõem o C-Level e quais são seus desafios?

Os cargos que compõem o C-Level implicam grande responsabilidade e tomada de decisões que afetam significativamente a evolução da empresa.  São perfis executivos que têm em comum o desafio de assumir competências como gestão da mudança, resiliência, liderança transformacional, inovação, visão estratégica, flexibilidade, comunicação e influência, e liderança digital, entre outras.

Algumas das competências dos perfis imersos no C-Level:

1. CEO – Chief Executive Officer ou diretor executivo

É o cargo de maior hierarquia da empresa, que deve ter forte visão estratégica, pois é responsável por conduzir a estratégia financeira e operacional da organização. O CEO trabalha em estreita colaboração com o Comitê de Gestão e garante que a liderança da empresa esteja presente no mercado, atenta às oportunidades de crescimento, às demandas e necessidades dos clientes, bem como às mudanças e demandas das operações da empresa que lidera. Depende dele que a missão e a visão da empresa sejam cumpridas com sucesso, a curto, médio e longo prazo.

2. CFO – Chief Financial Officer ou diretor financeiro

diretor financeiro ocupa o segundo lugar em importância corporativa no organograma empresarial, logo após o CEO. O seu papel é fundamental na gestão da empresa enquanto líder da área financeira, tanto no dia a dia, gerenciando as contas, tesouraria, etc., como na estratégia a longo prazo. Isso porque é responsabilidade do CFO tudo o que se relaciona a operações de aquisições e fusões, bem como os investimentos que uma empresa pode fazer para dar um salto qualitativo em alcance. A política de expansão internacional, por exemplo, não se entende sem o envolvimento do Chief Financial Officer.

3. CHRO – Chief Human Resources Officer ou diretor de Recursos Humanos

CHRO depende de alcançar equilíbrio e coesão entre os integrantes de uma empresa, além de planejar um fator cada vez mais fundamental para o sucesso das empresas: a atração e retenção de talentos

Por meio de sistemas de desenvolvimento e crescimento, como programas de qualificação e requalificação, é possível manter a motivação e o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Ou seja, depende dele que aquela que é conhecida como “ jornada do empregado ” (atração e contratação, desenvolvimento e crescimento, e relacionamento após o término de sua relação comercial) seja realizada da melhor forma possível. Isso beneficia tanto o trabalhador quanto a empresa.

4. CMO – Chief Marketing Officer ou diretor de marketing

Pessoa-chave para atingir o objetivo final da maioria das empresas: converter seus esforços em vendas. É um membro da equipe executiva, reporta-se diretamente ao CEO para desenvolver a estratégia de negócios, além de uma influência criativa que consolide a imagem da marca junto aos consumidores atuais e potenciais. Entre os desafios do diretor de marketing está decidir quais serão os canais, procedimentos, ferramentas, equipamentos e sistemas que serão utilizados para atrair, convencer e vender os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Para isso, trabalharão lado a lado com o diretor de vendas no planejamento da estratégia comercial, bem como com o diretor de comunicação na estratégia de publicidade e comunicação. O CMO também deve estudar o mercado e conhecer suas tendências, mudanças, variações nos gostos do público, mudanças nas demandas, percepção da marca, etc. Portanto, você deve redirecionar rapidamente as estratégias de marketing que se mostraram ineficazes para implementar aquelas que funcionam da maneira mais eficaz possível.

5. COO – Chief Operations Officer ou diretor de operações

É considerada a espinha dorsal de qualquer organização e sua participação é fundamental para a sustentação da empresa. 

Suas responsabilidades e desafios podem variar dependendo da estrutura de cada empresa, mas em qualquer caso, deve atuar como uma ponte entre a equipe executiva e seus colaboradores, contribuindo para que os objetivos e a missão definidos pela empresa em cada campanha sejam concretizados da melhor maneira possível.

6. CIO – Chief Information Officer ou Diretor de Tecnologia da Informação

Uma posição fundamental em empresas ligadas ao desenvolvimento tecnológico e que operam neste meio, mas também para aquelas que querem oferecer os seus produtos no ambiente on-line. Entre os desafios do CIO está estudar o investimento em tecnologia que uma empresa pode fazer e o retorno aproximado que pode obter, bem como estudar como gerar valor de negócio por meio da tecnologia.

Diferentes perfis que, quanto mais coesos e comunicativos forem, mais valor gerarão para a empresa.

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