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A consultora da Randstad, Silvana Barros, alerta para a necessidade de se pensar na carreira de forma estratégica e estabelecer metas realistas de curto, médio e longo prazos.

O mês de dezembro representa a finalização de um ciclo, quando é indicado que o profissional faça um balanço do ano que passou. Este período, entretanto, é também o momento propício para elaboração do plano de carreira com foco em 2017. Segundo Silvana Barros, consultora na Randstad, empresa de soluções em Recursos Humanos, é muito importante estabelecer metas concretas para o curto, médio e longo prazos, pois assim os esforços voltados à carreira passam a ser direcionados e efetivos e isso faz uma grande diferença nos resultados.

“Antes de qualquer coisa, independentemente da área na qual atua, o profissional deve pensar em um plano coerente com a fase em que sua carreira se encontra atualmente, considerando cursos e competências que pretende desenvolver até chegar ao alvo principal, que pode ser aquela almejada promoção ou, por exemplo, tornar-se um especialista em determinada área. A ideia é estabelecer onde se deseja chegar ao final dos próximos 12 meses e como o fará, na prática”, enfatiza a consultora.

Silvana dá a seguir dicas de como fazer um plano de carreira de forma a atingir seus objetivos no ano que se aproxima: Primeiramente, pense em metas atingíveis. “Não há nada mais frustrante do que impor a si mesmo objetivos impossíveis de se alcançar”, afirma.

O planejamento é uma ferramenta poderosa para a conquista de metas. Por isso, sua elaboração é uma fase quase tão estratégica quanto o caminho que se vai percorrer ao longo dos meses. Nesse momento, é fundamental dimensionar todos os custos e quanto tempo irá precisar dispor para atingir o ideal fixado;

O ideal é colocar no papel ou no computador todas as informações com relação a valores e tempo que serão investidos. Há ferramentas, como programas e aplicativos, que podem ser muito úteis, pois permitem ajustes dinâmicos. Isso possibilita que o plano seja atualizado a cada mês e o profissional tenha uma visualização plena do panorama de sua carreira e o que falta para alcançar seus objetivos;

Buscar a ajuda profissional de coachings e mentores, que podem ser profissionais que você tem como referência e admira, também é um recurso muito válido, tanto na hora de montar o plano como no decorrer do ano. Da mesma forma, passar a integrar fóruns de discussão na Internet sobre temas que tenham a ver com sua carreira pode ajudar nessa jornada;

Se sua meta é aprender um novo idioma, por exemplo, avalie bem se será necessário fazer uma viagem ao exterior ou se cursos intensivos no Brasil são suficientes. Tudo vai depender de quanto poderá investir, do tempo que tem para dispor e de qual nível pretende alcançar. No caso de optar por um intercâmbio, deve ser levado em conta o tempo que precisará se ausentar do trabalho atual;

Quando o objetivo a ser atingido está relacionado à empresa onde o profissional já atua, como conseguir ascender de cargo ou até mesmo mudar de área, pense na possibilidade de compartilhar esse desejo com seu gestor ou com a área de Recursos Humanos, de forma a alinhar as expectativas de ambos os lados;

É muito importante ter em mente que, em muitos casos, chegar a atingir o alvo do plano proposto não depende do profissional unicamente, mas também de uma série de variáveis, como as condições oferecidas pela empresa etc. Mas isso não deve desanimá-lo. “O que se deve ter em mente é que o fato de não alcançar a meta não é uma derrota, uma vez que o mais importante é o crescimento conquistado ao longo da caminhada”, conclui a consultora.

Perfil —A Randstad é o segundo maior prestador de serviços de recursos humanos global, com um volume de negócios combinado, em 2015, de cerca de 19,2 bilhões de euros. A empresa está presente em 39 países, que representam mais de 90% do mercado mundial deste setor, com mais de 4.400 escritórios distribuídos pelos cinco continentes. A companhia emprega cerca de 29.000 funcionários ao redor do mundo. | www.randstad.com.br.

Com mais de 20 anos atuando no Brasil, por meio da RH Internacional, a Randstad mantém 21 filiais distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pernambuco, Amazonas, Paraná, Goiás e, dedicando-se fortemente aos seguintes serviços especializados: recrutamento & seleção; recrutamento especializado; HR Solutions; gestão do talento temporário; gestão integrada do talento alocado e Outsourcing, entre outros. A Randstad está posicionada como a companhia de RH mais conceituada de acordo com a publicação BusinessWeek e detém o prêmio de melhor empresa para se trabalhar em vários países onde está presente. Pelo segundo ano consecutivo, a Randstad foi listada no Dow Jones de Sustentabilidade como referência em sua área.