como trabalhar com um parceiro de RH pode ajudá-lo a reduzir custos de mão de obra?

As grandes organizações contam com uma força de trabalho considerável para operar em um alto nível e entregar resultados para seus clientes.

Consequentemente, os custos de mão de obra representam uma proporção significativa de suas despesas. É necessário certificar-se que você terá recursos humanos suficientes para manter a produção e para atrair e reter o talento certo ao oferecer uma remuneração competitiva.

Além dos custos diretos, há muitos outros fatores financeiros a serem considerados, como recrutamento e pagamento de pessoal, as perdas de produtividade que ocorrem quando as vagas não são preenchidas ou quando uma pessoa é contratada para a posição e acaba revelando-se não compatível com o trabalho proposto ou mesmo com a cultura da empresa.

Se você precisa controlar os custos da sua força de trabalho, a contratação de um parceiro de RH é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de fazê-lo. Aqui estão alguns dos melhores exemplos de como trabalhar com uma consultoria pode ajudá-lo a gerenciar seus custos de mão de obra: 

1-) evitando más contratações 


Uma má contratação é um cenário que todos desejam evitar. Recrutar alguém que se mostra inadequado para a sua organização, que simplesmente não é capaz de fazer o trabalho de acordo com o padrão exigido, ou ainda, que não se adeque à cultura da empresa é uma perda de tempo, dinheiro e esforço para todas as partes. Também pode ser desmotivante.

Esse tipo de contratação custará 30% dos ganhos do funcionário no primeiro ano para sua empresa. 

Um dos maiores benefícios de trabalhar com um parceiro de RH é aumentar significativamente a qualidade da contratação, pois seus especialistas estão dedicados a recrutar as pessoas certas para funções específicas, adotando uma abordagem rigorosa e comprovada para a seleção, análise e verificação de referências dos candidatos.

2-) menos gastos com publicidade


Um dos compromissos financeiros envolvidos na contratação de talentos vem da necessidade de anunciar as vagas disponíveis em painéis de empregos e outras plataformas.

Existe uma tentação compreensível de posicionar e promover suas vagas no maior número possível de canais, mas essa pode ser uma maneira cara de abordar o recrutamento.

Isso consome muito tempo e trabalho árduo no processo de divulgação das posições e triagem dos candidatos adequados. Os membros da equipe que precisam fazer esse trabalho terão mais liberdade e flexibilidade para se concentrar em outras tarefas que poderiam gerar mais valor para o negócio.

O parceiro de RH certo pode ajudá-lo a encontrar os melhores candidatos com rapidez e facilidade, fornecendo acesso a um grupo de talentos comprovado e aprovado. 

3-) redução da carga administrativa


Há muito trabalho administrativo envolvido no gerenciamento de seus recursos humanos, desde o planejamento de turnos até o gerenciamento de horas extras e folha de pagamento. Para grandes empresas, com força de trabalho grande e diversificada, essas atividades podem tornar-se extremamente complicadas, custando muito tempo e dinheiro à equipe.

Ao tomar a decisão de se associar a uma consultoria de RH, você se beneficiará por delegar essa grande parte dessa responsabilidade administrativa ao seu parceiro. Se você costuma usar talentos flexíveis durante os períodos de maior demanda, por exemplo, pode contar com um especialista para analisar a capacidade disponível, trazer as pessoas de que você precisa e cuidar de processos como gerenciamento de folha de pagamento.

Um parceiro alocado pode ser particularmente eficaz já que estarão adaptados às demandas e desafios exclusivos de seu negócio. 

4-) mais flexibilidade


Em muitas indústrias - a manufatura é um dos exemplos mais claros - as tendências sazonais e as flutuações na demanda ditam a produção das empresas e, consequentemente, sua necessidade de pessoal.

Se você deseja fazer uso mais eficiente de seus recursos em todos os momentos, a flexibilidade deve ser uma parte fundamental do gerenciamento da força de trabalho. Os serviços e experiência de um parceiro de RH poderá ajudá-lo a otimizar suas contratações e alinhar sua necessidade de talentos com seus ciclos de produção.

Você pode minimizar o desperdício de recursos aumentando e diminuindo sua força de trabalho conforme necessário, o que significa que você só paga pelas horas trabalhadas e o gasto com horas extras é minimizado. Além disso, você reduz o risco de prazos serem perdidos ou pedidos não serem atendidos devido à falta de pessoal.

5-) soluções digitais


A inovação tecnológica está fazendo uma contribuição vital para a evolução contínua do RH, e a maioria das empresas tem algo a ganhar com a adoção de novos sistemas e tecnologias para otimizar os principais processos de contratação e gestão da força de trabalho.

No que diz respeito à eficiência de custos, métodos como faturamento eletrônico e automação de tarefas-chave,  como triagem de candidatos, verificação de referências e análise da força de trabalho, podem dar à sua equipe mais tempo para se concentrar em outros trabalhos que façam bom uso de suas habilidades.

Esses processos também reduzem o risco de erro humano, que pode ter implicações financeiras.

Um parceiro de RH pode ajudá-lo utilizando as tecnologias mais recentes e decidir quais ferramentas irão beneficiá-lo mais. 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:

Você busca uma solução de RH?

clique aqui

Você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

clique aqui