É fato que a sociedade está em constante evolução, tanto nos espaços sociais como profissionais. Essas transformações exigem cada vez mais profissionais que dominem as áreas de conhecimento existentes e futuramente dominem as que estão por vir. 

Por esse motivo, a retenção de talentos torna-se uma das principais preocupações de muitas empresas, pois a capacitação contínua e o desenvolvimento profissional podem reduzir os níveis de rotatividade e aumentar a produtividade

Segundo nossa primeira edição do Workmonitor 2022, oportunidade de capacitação e desenvolvimento é um critério importante para 92% dos trabalhadores brasileiros na hora de escolher, permanecer ou mudar de emprego.

Portanto, em um mundo repleto de serviços e opções no mercado, treinar adequadamente sua equipe de trabalho pode diferenciar sua empresa das demais e torná-la uma marca atrativa para talentos.  

por que você deve oferecer capacitação contínua para a sua equipe?

A realidade é que todo conhecimento é importante, portanto, o melhor para uma empresa é oferecer treinamento direcionado e especializado. Se a sua empresa está no início, é provável que não seja possível fazer um grande investimento em treinamentos, ou que esse nem seja considerado um ponto fundamental, porém, quando houver orçamento, os principais membros da equipe podem realizar capacitações e, dessa forma, transmitir o conhecimento ao restante do time. 

De maneira semelhante, o aprendizado contínuo também serve para: 

  • Gerar uma mudança de comportamento.
  • Motivar os colaboradores. 
  • Desenvolver ou melhorar competências.
  • Ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças e se aprimorarem.
  • Incorporar o uso de novas tecnologias.
  • Gerar melhorias de processo.
  • Contribuir para um ambiente de trabalho agradável.
Waiter serving a drink to woman sitting at a table.
Waiter serving a drink to woman sitting at a table.

como posso implementar a capacitação contínua?

Para implementar a capacitação contínua com sucesso, é necessário ter um plano de treinamento que inclua:

  • Diagnóstico: é muito importante que você identifique as competências que pretende desenvolver em cada uma das áreas da sua organização, pois este conhecimento deve ser capaz de potencializar o talento dos seus colaboradores a um novo patamar.
  • Objetivos: indicar claramente para onde deseja direcionar sua equipe de trabalho. 
  • Ações de capacitação: pense em como o treinamento será realizado. Além disso, é fundamental que o treinamento seja consistente com as políticas e expectativas da empresa.  
  • Avaliação: verifique se os colaboradores absorveram o aprendizado conforme esperado. 
  • Acompanhamento: obtenha feedback dos colaboradores que participaram, observe o que funcionou e o que pode melhorar ainda mais. 

Esse plano deve ser constantemente reavaliado para incluir as necessidades que surgirem, seja no mercado de trabalho ou na organização. Além disso, serve como garantia de que a empresa continuará investindo em capacitação. 

Na Randstad, nos esforçamos todos os dias para que as pessoas e organizações atinjam o seu verdadeiro potencial. Se quiser saber mais sobre tendências e novidades na área de Recursos Humanos: