recrutamento: 3 razões pelas quais você deve contar com a Randstad

Nenhuma empresa pode ter sucesso sem as pessoas e as habilidades certas em sua força de trabalho. 

É vital, portanto, garantir que seu processo de recrutamento seja personalizado para ajudá-lo a encontrar talentos fortes, que impulsionarão sua empresa.

Fazer a contratação certa elevará sua organização a novos níveis de sucesso, mas errar pode expô-la a todos os tipos de riscos. 

A Sociedade de Gestão de Recursos Humanos (Society for Human Resource Management - SHRM), estima que o empregador médio leva 42 dias e gasta US $4.129 para contratar um funcionário, tempo e dinheiro que podem ser perdidos se você tomar a decisão errada. 

Existem muitas outras repercussões possíveis do recrutamento ineficiente, como: 

  • custos financeiros e operacionais de fazer uma má contratação
  • perda de produtividade quando você descobre que o novo recrutado é incapaz de fazer o trabalho com o padrão exigido;
  • impacto na marca empregadora devido a uma alta taxa de rotatividade de pessoal.

Todos esses são argumentos fortes que explicam por que você deve se associar a uma empresa de recrutamento experiente para minimizar riscos e tomar as decisões corretas de contratação.

Aqui estão outros grandes benefícios que você poderia obter ao nos contratar, para otimizar suas práticas de contratação:

1. Conformidade legal
Existem várias obrigações legais envolvidas no recrutamento, das quais você deve estar ciente para se proteger de penalidades que podem afetar seriamente o seu negócio. 

O não cumprimento das leis trabalhistas — seja deliberadamente ou por falta de conhecimento —, pode levar a multas e danos à reputação de longo prazo para sua organização.

Se você for uma empresa menor, é provável que não tenha tempo ou recursos para gastar e acompanhar os desenvolvimentos mais recentes em RH e legislação trabalhista. 

Isso pode ser um desafio particular se você opera em diferentes áreas geográficas que têm suas próprias regras e regulamentos locais.

Qualquer empresa que opere na União Europeia, ou que empregue residentes, está sujeita ao Regulamento Geral de Proteção de Dados. Isso significa que você deve obedecer a certas regras em relação aos dados pessoais. 

Como por exemplo, garantir que detalhes dos candidatos não sejam mantidos em registro quando não forem mais necessários e as pessoas possam acessar suas referências, caso desejem.

Outro conceito com o qual os empregadores devem estar familiarizados, é o acordo coletivo, que se refere aos acordos que você mantém com os sindicatos. Isso geralmente inclui:

  • termos e condições de emprego;
  • contratação, demissão e suspensão;
  • alocação de trabalho;
  • disciplina.

Esses acordos nem sempre são juridicamente vinculativos, mas deixar de reconhecê-los e respeitá-los, pode colocá-lo em algumas situações difíceis, que têm ramificações para sua força de trabalho e para a empresa como um todo.

O não cumprimento de regras e regulamentos como esses, é um risco que você não pode correr. 

É por isso que vale a pena trabalhar com um parceiro de confiança que pode oferecer o conhecimento jurídico e a experiência de que você precisa para operar dentro das regras e construir laços fortes e duradouros com seus funcionários.

Iniciamos o relacionamento com cada cliente com o objetivo de conhecer seu negócio e entender suas diversas necessidades, prioridades e pontos fracos. Isso nos permite construir uma imagem detalhada de sua posição de conformidade, riscos potenciais e medidas que você pode tomar para resolvê-los.

2. Flexibilidade
A flexibilidade é um traço importante e valioso para as empresas modernas. A ideia tradicional de trabalho das 9h às 17h, no escritório ou no local está se tornando uma coisa do passado, especialmente à luz da pandemia COVID-19, que normalizou a ideia de força de trabalho remota.

No que diz respeito ao recrutamento, uma abordagem flexível pode levar a uma série de benefícios importantes para o seu negócio, como ser capaz de aumentar e diminuir seus recursos com o máximo de velocidade e eficiência. 

Se você opera em um setor afetado por tendências sazonais, como hotelaria, varejo ou construção, não precisa do mesmo número de funcionários ao longo do ano.

Você também pode descobrir que suas necessidades de recursos variam de acordo com as demandas do cliente, tendências econômicas e os detalhes de projetos e contratos individuais. 

Isso pode ser problemático se você mesmo gerencia o recrutamento e tem que reservar tempo para antecipar necessidades futuras, contratando o número certo de pessoas e garantindo que não está pagando por trabalhadores de que não precisa.

A parceria com uma empresa de recrutamento, torna muito mais fácil a flexibilidade da equipe. Trabalhamos em estreita colaboração com todos os nossos clientes para entender as várias tendências e padrões que afetam seus negócios. 

Dessa forma, garantimos que possam adquirir o talento de que precisam, quando necessário. Também podemos fornecer acesso rápido a uma extensa rede de trabalhadores experientes e avaliados, para quando você precisar contratar com rapidez.

Esses benefícios podem ser mais evidentes do que nunca nos próximos anos. No Relatório Talent Trends de 2021 da Randstad Sourceright, 77% dos líderes de capital humano de 17 mercados globais disseram que estavam mais focados do que nunca na agilidade da força de trabalho.

"Este ano, a flexibilidade será fundamental para ajudar sua empresa a se adaptar às condições de mercado em constante mudança. É por isso que tantas empresas estão recorrendo a talentos flexíveis para lidar com a escassez de habilidades críticas (...) além de procurar economizar custos e obter acesso rápido a talentos."

    - Michael Smith, Chief Executive Officer, Randstad Sourceright

3. Hora de se concentrar em seu negócio principal
Talvez o maior benefício de terceirizar suas atividades de contratação para uma empresa de recrutamento dedicada -— especialmente se você for uma empresa menor —, é que isso lhe dá mais tempo para se concentrar no que é mais importante: administrar seu negócio principal.

Não é incomum que os líderes de pequenas e médias empresas ocupem uma ampla gama de funções. Você pode se pegar mudando de gerente de RH, para diretor financeiro ou uma série de outras funções, tudo no decorrer de um dia.

Isso pode se tornar especialmente difícil quando se depara com as várias complexidades e demandas do processo de recrutamento, sem o tempo e os conhecimentos especializados necessários para lidar com elas de forma adequada.

Ser capaz de transferir tarefas essenciais como contratação e gestão da folha de pagamento para um parceiro de confiança, sem medo de queda nos padrões ou perda de objetivos importantes, tornará sua vida mais fácil e menos estressante. 

Também ajudará o seu negócio a ter sucesso, pois terá mais tempo para se concentrar em fazer menos trabalho, com um padrão mais elevado.

Seguimos um processo rigoroso para garantir que entregamos os melhores resultados possíveis para cada um dos nossos clientes. Isso começa com a compreensão de suas necessidades únicas e evolui constantemente a cada etapa, até a integração do funcionário e o acompanhamento pós-contratação.

você é candidato e quer saber sobre nossas vagas?

Clique aqui

você busca soluções de RH?

Clique aqui