Como muitos outros setores, a indústria fabril foi duramente atingida durante a pandemia. Quase que de um dia para o outro, os bloqueios governamentais entraram em vigor, os desafios da cadeia de abastecimento se intensificaram e as exigências dos consumidores foram alteradas.

Para além dessas questões, esse setor já estava lidando com uma escassez de competências que começou muito antes da covid-19. De fato, um estudo da Deloitte de 2018 previu que mais de 2 milhões de postos de trabalho no setor fabril ficariam vagos até 2028.

Com o agravamento da pandemia, várias fábricas em todo o mundo foram forçadas a encerrar suas atividades devido a quarentenas ou altos níveis de absentismo. Isso resultou em uma diminuição acentuada dos níveis de produção, incluindo os fabricantes britânicos, que, em conjunto, sofreram uma queda de 10% na produção durante 2020.

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mais de 2 milhões de postos de trabalho no setor fabril ficariam vagos até 2028.

Deloitte

A grande questão é: quão rápido é possível se recuperar?

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principais tendências de rh no setor da indústria

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perspetiva de produção

Mesmo quando as condições começaram a se normalizar no último trimestre de 2020, menos de três quartos dos líderes das indústrias  estavam otimistas quanto às perspectivas futuras da sua empresa, de acordo com o inquérito trimestral da Associação Nacional de Fabricantes dos Estados Unidos (NAM).

Embora alguns peritos tenham previsto que o setor industrial demoraria anos para se recuperar, esse não parece ser o caso. De fato, estudos sugerem agora que os níveis de produção irão exceder as taxas pré-pandêmicas até ao final do 3º trimestre de 2021.

Felizmente, os níveis de produção melhoraram tanto que o Moody's Investors Service elevou o panorama global da indústria de negativo para estável, e o Reino Unido passou o crescimento previsto de produção de 3,9% para 7,8%. Além disso, o inquérito do 2º trimestre de 2021 da NAM mostra que mais de 90% dos fabricantes estão agora otimistas quanto ao futuro da sua empresa.

os principais cargos técnicos com procura

À medida que as necessidades de produção aumentam, aumenta também a procura de trabalhadores qualificados. Alguns dos empregos mais procurados na indústria incluem:

  • operadores de máquinas
  • trabalhadores de produção
  • condutores de empilhadeiras
  • agentes de controle de qualidade
  • supervisores de produção
Smiling woman working on a production site.
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tendências de RH para líderes da indústria

Uma vez que os empregadores da indústria se preparam para reconstruir a sua força de trabalho em um mercado de trabalho pós-pandemia, agora é o momento de reexaminar suas práticas e estratégias de recrutamento. Para ajudar nesse processo, montamos uma lista com as cinco principais tendências de contratação.

Sem tempo para ler? Baixe o nosso guia rápido com um resumo das tendências de RH que você precisa conhecer

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as expectativas dos trabalhadores mudaram

As exigências dos consumidores não são a única coisa que se intensificou durante a pandemia – as expectativas dos trabalhadores também, especialmente quando se trata de trabalho remoto. Durante a pandemia, os empregadores foram forçados a procurar soluções de trabalho remoto, ou pelo menos híbridas. Agora, à medida que os efeitos da covid-19 começam a diminuir, os colaboradores não estão dispostos a voltar ao modo anterior.

Felizmente, existem, de fato, inúmeros benefícios dos modelos de trabalho remoto e híbrido.

  • 74% dos trabalhadores admitem que é menos provável deixar a empresa se puderem trabalhar remotamente
  • 77% dos trabalhadores remotos acreditam que são mais produtivos quando trabalham em casa
  • 73% dos funcionários dizem que o trabalho à distância melhorou sua capacidade de manter um equilíbrio positivo entre trabalho e vida pessoal

Embora seja fácil de constatar os benefícios para os colaboradores, a realidade de fazer do trabalho a distância uma opção permanente na indústria pode não parecer possível. Afinal, a própria natureza do trabalho na fábrica é manual. Mas, quando se vê a força de trabalho individualmente, o trabalho à distância pode não ser impossível para alguns.

soluções

1. promover avaliações de cargos

Antes de iniciar completamente o trabalho remoto, dedique algum tempo à realização de uma avaliação completa dos cargos. Reveja cuidadosamente cada função dentro da empresa para determinar que competências e deveres podem funcionar no trabalho a distância. Por exemplo, um dos engenheiros especializados pode cuidar de algumas tarefas remotamente, tornando possível monitorizar vários locais ao mesmo tempo?

2. desenvolver processos de monitorização em tempo real

Apesar da crescente procura por opções de trabalho a distância por parte dos colaboradores, os estudos mostram que apenas 46% dos fabricantes têm capacidades de monitorização à distância. Esse tipo de tecnologia é fundamental para que o trabalho a distância seja uma possibilidade. Quer se trate da monitorização da produção, do rendimento ou da integridade das máquinas, os trabalhadores fora das instalações devem ter acesso a dados em tempo real, a fim de tomar decisões embasadas.

3. oferecer programação flexível

Os trabalhadores de hoje anseiam por flexibilidade no local de trabalho. De fato, de acordo com a pesquisa Randstad Employer Brand , os colaboradores classificam o equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal como o segundo fator mais importante na procura de novas oportunidades de emprego. Os empregadores devem encontrar formas de trazer mais flexibilidade ao local de trabalho, especialmente para aquelas funções em que as opções de trabalho remoto não são possíveis. Por exemplo, utilizando estratégias como turnos comprimidos e opções de turnos flexíveis e tornando possíveis empregos de meio período.

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Os empregadores devem encontrar formas de trazer mais flexibilidade ao local de trabalho, especialmente para aquelas funções em que as opções de trabalho remoto não são possíveis. Por exemplo, utilizando estratégias como turnos comprimidos e opções de turnos flexíveis e tornando possíveis empregos de meio período.

procura contínua de competências digitais

Embora a indústria tenha confiado na tecnologia digital durante décadas, a covid-19 parece estar pressionando muitas empresas a aumentar significativamente seu investimento em tecnologia. De fato, quando questionado sobre a razão de os fabricantes terem pressa em impulsionar a velocidade e o alcance das suas tecnologias digitais, o vice-presidente da SAP, George Kube, respondeu:

“Na verdade, é a crise da covid-19 que está nos levando à digitalização, porque fomenta a necessidade de sermos mais virtuais e digitais em tudo o que fazemos.”

Como a procura de tecnologia na indústria continua a aumentar, aumenta também a necessidade de colaboradores qualificados. Infelizmente, o crescente déficit de competências poderá ter um impacto negativo em muitas empresas.

  • 80% dos fabricantes do Reino Unido notaram que a falta de competências pode limitar sua capacidade de avançar na digitalização
  • um estudo da Deloitte prevê que o déficit de competências poderá ter um impacto econômico negativo de mais de 2,5 triliões de dólares só nos Estados Unidos
  • contratar talentos no setor fabril hoje em dia é 36% mais difícil do que em 2018, o que se deve, em parte, à procura de competências digitais

soluções

1. promover avaliações de skills

O primeiro passo para encontrar os trabalhadores qualificados é determinar exatamente que tipos de competência a sua empresa precisa agora e no futuro. Reserve tempo para realizar uma avaliação abrangente das competências, identificando exatamente as necessárias para cada trabalho e prevendo de quais delas a sua empresa provavelmente precisará nos próximos anos.

2. construir um fluxo contínuo de talentos

O passo mais importante para combater a crescente falta de competências é tomar medidas proativas desde já. Um parceiro de RH pode te ajudar a começar a construir uma reserva de talentos para várias funções na sua empresa. Além disso, não se esqueça de utilizar estratégias como divulgação nas redes sociais e usar referências de colaboradores para identificar candidatos que correspondam aos seus critérios.

3. oferecer pacotes salariais competitivos

De acordo com a pesquisa Randstad Employer Brand, a compensação competitiva continua a ser o principal fator considerado pelos candidatos quando procuram um emprego. Assegure-se de que as suas ofertas salariais se alinham com os padrões da indústria. Caso contrário, você terá cada vez mais dificuldade em atrair trabalhadores qualificados conforme a escassez de mão de obra se intensifica.

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o upskilling e o reskilling são uma necessidade

Mesmo antes da pandemia, 81% dos fabricantes britânicos estavam lutando para encontrar talentos, e 77% dos fabricantes americanos estavam preocupados com a crescente falta de competências. Diante do fato de não ser possível vislumbrar o fim dessa escassez de competências e de o mercado de trabalho se tornar ainda mais competitivo, muitos empregadores notaram que não podem confiar apenas nas suas estratégias de contratação para satisfazer suas necessidades de trabalhadores qualificados.

Em vez disso, esses empregadores estão transferindo pelo menos uma parte de seus esforços para o upskilling e o reskilling dos seus colaboradores atuais. De fato, algumas empresas estão tomando medidas sem precedentes para formar a sua força de trabalho, como:

Embora essas empresas possam estar assumindo a liderança quando se trata de upskilling e reskilling, estudos mostram que 86% dos fabricantes britânicos e pelo menos 70% dos fabricantes americanos já têm um plano para aumentar as suas opções de formação para preparar seus atuais colaboradores para o futuro.

soluções

1. melhorar processos de onboarding

É crucial que as suas novas contratações tenham todas as ferramentas, os recursos e as competências necessárias para serem bem-sucedidas no trabalho. Para que isso aconteça, a formação dos colaboradores deve começar desde o primeiro dia. Se ainda não tiver um processo de integração estruturado para novas contratações, agora é o momento de desenvolver um. Além disso, certifique-se de que todas as novas contratações têm uma compreensão clara das várias oportunidades de formação e desenvolvimento de carreira oferecidas pela sua empresa.

2. plano claro de desenvolvimento de carreira

Estudos mostram que um em cada cinco colaboradores deixa o seu emprego devido à falta de opções de desenvolvimento de carreira. Em um momento em que encontrar trabalhadores qualificados é fundamental, é extremamente importante que sua empresa tenha um plano de desenvolvimento de carreira que permita aos seus melhores colaboradores atingirem todo o seu potencial. Esse plano deve ser claramente visível, e todos os trabalhadores devem saber que oportunidades de formação profissional estão disponíveis, bem como quais passos são necessários para iniciar a formação. Ter um plano em vigor pode te ajudar não só  a manter seus colaboradores mais qualificados, mas também a criar uma força de trabalho com as competências de que a sua empresa necessita.

3. oportunidades de reskilling

Enquanto o upskilling é concebido para ajudar os seus colaboradores a subir na carreira, o reskilling concentra-se na formação horizontal. Normalmente, as promoções não são o resultado final da requalificação. Em vez disso, a requalificação é utilizada para ajudar seus colaboradores atuais a obter as competências necessárias para se manter relevantes no futuro. Por exemplo, fornecer uma formação de certificação digital ou de trabalho com empilhadeiras aos colaboradores irá proporcionar a eles as competências necessárias para continuarem a trabalhar na fábrica à medida que a sua empresa se torna mais automatizada.

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força de trabalho envelhecida

O envelhecimento da força de trabalho tem sido uma preocupação de longa data para muitos empregadores, especialmente aqueles da indústria que têm de encontrar formas de continuar a satisfazer as exigências de produção com uma reserva de força de trabalho cada vez mais reduzida. Se a sua empresa ainda não tiver sentido os efeitos desse envelhecimento, em breve sentirá.

Na realidade, até 2030:

  • os boomers vão começar a fazer 85 anos
  • os da geração X vão começar a fazer 65 anos 
  • os millennials vão começar a fazer 50 anos

Ainda mais alarmante é a previsão do World Economic Forum de que a população de idosos com 60 anos ou mais irá duplicar em pelo menos 12 economias globais, incluindo Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Japão, China, Canadá e México.

Naturalmente, os fabricantes de todo o mundo devem tomar medidas desde já para melhorar suas estratégias de contratação e retenção de colaboradores, mas devem também aproveitar as capacidades desses trabalhadores mais velhos altamente qualificados e experientes antes de atingirem a idade da aposentadoria.

soluções

1. opções de emprego 

Tenha em mente que nem todos os seus trabalhadores mais velhos querem se aposentar com uma idade definida. No entanto, alguns deles podem não ser capazes de satisfazer as exigências físicas do seu papel atual. Pense em oferecer novas opções de trabalho que possam permitir aos seus colaboradores mais velhos de alto desempenho continuar a trabalhar para a empresa, mas em um papel menos exigente fisicamente. Por exemplo, você pode considerar formar operadores de máquinas para operar máquinas mais complexas, mas menos exigentes fisicamente. Esse passo permitirá que você mantenha as competências e a experiência desses colaboradores por mais tempo.

2. mentorias

Os colaboradores a longo prazo são muitas vezes os melhores mentores para os trabalhadores novos e mais jovens. Afinal, eles sabem mais sobre a empresa e suas realizações do que a maioria, e provavelmente já trabalharam em várias funções dentro da empresa. A realidade é que não é possível encontrar esse nível de experiência em lugar nenhum. Tenha cuidado para não abusar dos talentos dos seus colaboradores mais velhos. Em vez disso, junte-se a eles para lhes proporcionar uma plataforma que lhes permita partilhar as suas competências e os seus conhecimentos.  

3. formação digital

Não subestime as capacidades dos seus colaboradores mais velhos. Com a formação adequada, os seniores podem trabalhar muito tempo após a idade normal da aposentadoria. Ao criar um programa de formação, não se esqueça de manter os seus colaboradores mais velhos em mente, tornando-os parte da mudança e oferecendo-lhes oportunidades para aprender as competências digitais de que precisam no local de trabalho.

cumprimento das normas de saúde e segurança

Com o impacto da covid-19 e o fechamento de empresas em todo o mundo, muitos no setor fabril mantiveram-se resistentes para manter a produção no nível das exigências dos consumidores. De repente, seus funcionários foram considerados trabalhadores essenciais e enfrentaram preocupações extraordinárias de saúde e segurança para manter a produção.

Apesar de os efeitos da pandemia começarem a diminuir, esses profissionais não esqueceram das condições de trabalho perigosas que enfrentaram. Além disso, a ideia de como é um ambiente de trabalho seguro mudou drasticamente. Se os fabricantes quiserem continuar a preencher vagas, devem criar um ambiente de trabalho que se concentre na saúde e na segurança.

Felizmente, parece que os colaboradores têm confiança de que seus empregadores serão capazes de satisfazer essa procura. Um estudo recente revelou que, enquanto 54% dos trabalhadores americanos estão preocupados em regressar ao trabalho após a covid-19, 71% deles estão confiantes de que seus empregadores podem proporcionar condições de trabalho seguras.

É crucial para a sua empresa corresponder às expectativas, criando um ambiente de trabalho seguro e saudável no mercado pós-pandêmico.

soluções

1. Informação de segurança

A informação é um dos passos mais importantes para criar um ambiente de trabalho seguro, especialmente em um ambiente pós-pandemia. Os colaboradores devem não só receber informações sobre várias medidas de precaução de segurança relacionadas com a pandemia, como técnicas adequadas de lavagem das mãos e requisitos de distanciamento social, mas também ser informados sobre a razão pela qual essas medidas funcionam para proteger a força de trabalho como um todo. É fundamental que os líderes dentro da empresa, incluindo managers e supervisores, respeitem todas as novas medidas de segurança. Se os trabalhadores puderem ver a liderança levando essas medidas a sério, é mais provável que aceitem essas tarefas adicionais.

2. transparência

A implementação de protocolos de segurança é inútil se esses esforços não forem compartilhados com os colaboradores. Reuniões regulares e boletins informativos podem mantê-los atualizados sobre todos os novos regulamentos governamentais e fazê-los conhecer as medidas que a empresa tomou para cumprir as novas regras. Manter os seus colaboradores informados pode contribuir muito para reduzir a ansiedade no local de trabalho em relação à covid-19 e dar aos colaboradores confiança na sua capacidade de criar um espaço seguro em que possam trabalhar.

3. opções de trabalho flexível

Embora a programação flexível do trabalho possa ser bastante desafiadora no setor fabril, provavelmente será uma necessidade pelo menos para o futuro próximo. A fim de criar um ambiente de trabalho seguro, os empregadores devem estar preparados para que os colaboradores se ausentem devido a doença ou mesmo a questões familiares relacionadas com a covid-19. É melhor tomar medidas desde já, como a formação cruzada, para se preparar para esse cenário.

Quer encontrar essas tendências e soluções úteis para as preocupações com a sua força de trabalho? Reunimos essas tendências de RH para que você possa tê-las à mão para referência rápida, conforme navega nas incertezas de um mercado pós-pandemia.

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sobre o autor
monica souza
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mônica souza

diretora da randstad operational

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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