As empresas de manufatura, automotiva e logística de hoje compartilham um desafio em comum: a falta de trabalhadores. Embora a pandemia possa ter aumentado a escassez global de mão de obra, as motivações por trás das demissões em grande escala permanecem as mesmas: insatisfação no emprego, falta de engajamento e motivos financeiros. 

Mais do que nunca, as empresas precisam desenvolver e aperfeiçoar soluções de gerenciamento da força de trabalho que recrutam e retêm talentos. Felizmente, nossa equipe na Randstad não só é especializada em estratégias de recrutamento, mas também oferece gerenciamento da força de trabalho temporária, incluindo integração, treinamento e planejamento flexível de turnos.

Confira algumas das maneiras de como a Randstad Inhouse Services pode ajudar a melhorar a retenção de sua força de trabalho e a gestão de talentos temporários.

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oferecer salários competitivos

Com o cenário de incertezas econômicas atual, cada vez mais empresas estão procurando maneiras de aparar orçamentos. Você pode pensar que a última coisa que sua empresa pode oferecer é salários mais altos. Entretanto, se seus níveis salariais atuais não forem suficientemente competitivos para atrair e reter os melhores talentos, você pode estar perdendo mais do que o custo de um aumento salarial.

Novos dados de referência da Society for Human Resource Management sugerem um custo médio por contratação de US$ 4.700. Mas esse é apenas o resultado final, sem considerar custos ocultos, como quanto tempo os gerentes passam com o pessoal de RH detalhando o que eles precisam e analisando os candidatos sugeridos. E o que dizer da perda de produtividade enquanto você está com uma pessoa a menos no seu time ou quando está colocando o colaborador substituto em dia? A SHRM calcula que você poderia estar gastando de três a quatro vezes o custo do salário do novo colaborador.    

No final, um aumento salarial poderia proporcionar uma economia muito maior para a empresa em comparação com os custos de recrutamento e de contratação de colaboradores insatisfeitos com os salários. Nossa equipe da Randstad pode lhe mostrar como compensar os aumentos salariais com outras soluções de força de trabalho para garantir o uso mais econômico do capital de sua folha de pagamento.

Certamente, o salário certo pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva ao recrutar novos talentos, mas será suficiente para evitar que seus melhores colaboradores vão embora? Estudos sugerem que sim.

Embora os motivadores como horários flexíveis, trabalho significativo e valores sociais similares sejam atraentes para os colaboradores, o salário ainda é um motivador primordial. De acordo com a pesquisa Global Workforce Hope and Fears 2022 da PwC, 71% dos trabalhadores afirmaram que o salário era o fator mais importante na mudança de emprego. Além disso, 35% dos trabalhadores planejam solicitar um aumento no próximo ano. 

A crescente inflação alimentada pela ruptura da cadeia de suprimentos, a pandemia e o conflito entre a Ucrânia e a Rússia está dificultando a manutenção do atual padrão de vida das pessoas. Como resultado, os colaboradores que podem estar felizes em seus empregos não têm outra escolha senão procurar uma situação com melhor remuneração para sustentarem a si mesmos e às suas famílias.

Agora é a hora de analisar o aumento do custo de vida de sua empresa e ver se você está atendendo às necessidades de seus colaboradores. Lidando proativamente com as expectativas dos funcionários e comunicando efetivamente as políticas salariais, você poderá ser capaz de evitar a perda de um colaborador valioso.

impulsionar sua marca empregadora e reputação
impulsionar sua marca empregadora e reputação

impulsionar sua marca empregadora e reputação

A State of the Global Workplace 2022 da Gallup entrevistou trabalhadores em 96 países para descobrir como eles classificam sua saúde mental e como ela se compara com o que eles sentem sobre seu trabalho. Infelizmente, somente pouco mais de um quinto da força de trabalho se sente engajado no emprego e, de modo correspondente, apenas um terço das pessoas entrevistadas sente que está prosperando na vida.

Enquanto muitas empresas nos setores de manufatura, automotivo e de logística deram grandes passos para melhorar os níveis de engajamento dos funcionários, outras tiveram dificuldades. Em alguns casos, a razão pela qual os esforços das empresas não estão estimulando o engajamento dos colaboradores é que os empregadores têm dificuldade em compreender plenamente as necessidades de seus trabalhadores.

Nossa equipe da Randstad notou este desligamento entre empregador e colaboradores durante anos, e é por isso que nossas soluções de gerenciamento da força de trabalho incluem a análise e pesquisa abrangente da marca empregadora. Através de uma extensa pesquisa específica do setor e da empresa, podemos fornecer percepções valiosas para ajudá-lo a compreender melhor as necessidades dos novos candidatos, bem como de sua força de trabalho atual.

Com estas percepções em mãos, sua equipe terá acesso às ferramentas e dados necessários para construir um pacote de benefícios que não só atraia os melhores talentos do setor, mas também seduza seus colaboradores atuais a permanecerem por mais tempo. Isto, por sua vez, pode ajudar a aumentar o engajamento dos funcionários ao construir uma marca empregadora que impulsione resultados e melhore a reputação da empresa junto a colaboradores antigos, atuais e potenciais.

Além de reduzir as taxas de rotatividade, também se sabe que a melhoria dos níveis de engajamento dos funcionários aumenta a produtividade e reduz o absenteísmo e problemas de segurança. De acordo com os resultados do banco de dados coletivo da Gallup, uma empresa de análise e consultoria, as empresas com altos níveis de engajamento são mais produtivas em 14% na produção, 18% nas vendas e têm um aumento de 23% na lucratividade, dando-lhe motivos mais do que suficientes para dedicar recursos ao engajamento dos colaboradores e à retenção da força de trabalho.

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Também se sabe que a melhoria dos níveis de engajamento dos colaboradores aumenta a produtividade e reduz o absenteísmo e problemas de segurança.

melhorar as iniciativas de integração para acelerar a adaptação

Em um relatório separado, a Gallup estudou o processo de integração. A empresa descobriu que a experiência do funcionário pode ser comparada a uma jornada composta por várias etapas: atração, aceitação do trabalho, integração, engajamento, desempenho, desenvolvimento e finalmente uma saída positiva.

Por que a etapa de integração é tão crítica para o gerenciamento da força de trabalho temporária? Durante o processo de integração, o colaborador afirma sua decisão de aceitar o trabalho. Em seguida, ele passa para a próxima etapa da trajetória: o engajamento.

Entretanto, se houver um problema durante a integração, o colaborador pode "muito rapidamente" decidir que o trabalho não é para ele. Como resultado, você o perderá antes mesmo que ele tenha uma chance de se engajar.

Se isto acontecer repetidamente, pode acabar custando à sua empresa milhares ou dezenas de milhares de reais anualmente. E, para complicar ainda mais as coisas, se seu temporário de mão de obra for inadequado, você não será capaz de cumprir as cotas de produção.

A boa notícia é que existe uma ligação direta entre a integração e a satisfação no trabalho. A Gallup descobriu que os colaboradores que tiveram uma excelente experiência de integração estavam mais propensos a ficarem extremamente satisfeitos no trabalho: mais de 2,6 vezes.  

Para melhores resultados, a integração deve começar no primeiro dia, no mesmo dia em que o novo contratado aceita o cargo. Esta etapa pode incluir uma simples carta de boas-vindas que contenha mais informações sobre a empresa e a cultura do local de trabalho ou que exija que o funcionário preencha a documentação de contratação. Uma vez que o colaborador esteja trabalhando, deve haver um processo de integração abrangente que destaque os valores da empresa e ajude a ambientar o recém-contratado da forma mais rápida e eficiente possível.

A Randstad pode lidar com toda a experiência de integração para você. No entanto, entendemos que cada empresa tem seus próprios problemas e exigências. Portanto, oferecemos soluções personalizadas que permitem determinar quais partes da operação de integração você quer que nossa equipe administre e quais partes você quer manter internamente.

Por exemplo, modelos de trabalho híbridos e remotos estão aqui para ficar, o que pode afetar alguns de seus processos de integração. É fundamental que os novos colaboradores se conectem com seus gerentes. Portanto, use aplicativos e programas de software que possibilitem a transferência de conhecimento junto com o compartilhamento e a camaradagem.

Não importa o nível de serviços diretos de que sua empresa necessita, podemos ajudá-lo a desenvolver um processo de integração que melhora os níveis de engajamento dos colaboradores, acelera o processo de adaptação e incentiva suas novas contratações a passar para a próxima etapa de sua trajetória.

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contratar os talentos certos desde o início

Uma das melhores maneiras de reduzir as taxas de rotatividade é contratar os talentos certos desde o início. Considere todo o tempo e dinheiro que você investe no recrutamento e novas contratações. A última coisa que você quer fazer é esperar até que o processo de recrutamento tenha terminado para perceber que a nova contratação não é uma boa opção para o cargo ou para a empresa.

Você pode melhorar os resultados das contratações criando um processo de mais rigoroso. À primeira vista, desenvolver táticas mais seletivas pode parecer negativo quando você está tendo dificuldades para encontrar trabalhadores qualificados. Entretanto, a alternativa é permanecer no ciclo interminável de alta rotatividade e baixo desempenho, ou correr o risco de contratar funcionários tóxicos que expulsam alguns de seus melhores talentos.

Leve em consideração as mudanças iminentes, como a digitalização e a automação, ao escolher novos trabalhadores. Com a indústria 4.0 transformando os setores de manufatura, logística e automotivo, a última coisa de que você precisa é contratar e integrar um trabalhador cuja função logo será obsoleta. Entretanto, ao contratar colaboradores que têm potencial para dominar novas habilidades, você se prepara para o sucesso da requalificação. A requalificação é uma maneira econômica de usar o talento atual para lidar com novas tarefas, ajudando-o a preencher futuras lacunas de habilidades em seu setor.

Ao contrário de alguns de nossos concorrentes, a Randstad nunca oferece soluções de contratação de tamanho único. Em vez disso, dedicamos tempo para entender as tendências do setor e as percepções específicas da empresa, incluindo a cultura de seu local de trabalho, processos de negócios, necessidades e objetivos de contratação.

Utilizamos esses valiosos dados analíticos para desenvolver um processo de contratação rigoroso que não só atrai trabalhadores qualificados, mas também identifica quais candidatos são adequados para sua empresa e o cargo. Este processo, por sua vez, resulta em melhores resultados na contratação, incluindo taxas de retenção.

utilizar soluções abrangentes de gerenciamento da força de trabalho temporária

Se sua empresa depende de uma grande força de trabalho temporária, considere uma parceria com a Randstad Inhouse Services. Nós cuidaremos das responsabilidades diárias de gerenciamento da força de trabalho, deixando você livre para trabalhar em tarefas de nível superior. Nossa equipe consiste em um gerente comercial, gerente de processos e especialista em contas, bem como acesso à nossa equipe de apoio de especialistas jurídicos, de conformidade e de saúde e segurança. Além disso, você também estará conectado com um consultor no local, que poderá lidar com várias questões ao longo do dia e fornecer orientação profissional conforme necessário.

A Randstad pode lidar com tudo, desde o recrutamento e seleção até a integração e a indução ao planejamento e previsão de turnos. Trabalharemos diretamente com você para determinar com quais aspectos do gerenciamento da força de trabalho temporária você deseja que nossa equipe lide.

Permitir que nossa equipe seja responsável por algumas ou todas essas tarefas dará à sua equipe interna mais tempo para se concentrar na construção de relações com os funcionários e no fortalecimento da cultura de sua empresa. 

Se sua empresa está tendo dificuldade para encontrar os trabalhadores qualificados de que precisa para permanecer produtiva, priorizar a retenção de colaboradores pode ser uma solução eficaz. Descubra como a Randstad ajudou uma empresa a melhorar as taxas gerais de retenção e, ao mesmo tempo, a reduzir os custos de mão de obra.

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Esta é uma versão atualizada de um artigo publicado originalmente em 22 de março de 2022.

sobre o autor
Fabio Donadoni
Fabio Donadoni

fabio donadoni

randstad operational national manager

Fabio é gerente nacional da Randstad Operational com mais de 20 anos de experiência. A divisão, que está sob sua responsabilidade, auxilia inúmeras empresas com equipes alocadas em suas operações, executando soluções customizadas de recrutamento e gestão de alto volume de temporários. Em suas experiências anteriores, Fabio também atuou em empresas de recrutamento em países como Malaysia, Brasil e Itália.

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