Normalmente, taxas de desemprego mais altas equivalem a melhores resultados de contratação. Afinal, um pool maior de candidatos deve tornar a identificação de candidatos qualificados mais rápida e fácil. Infelizmente, esse não parece ser o caso no ambiente pós-pandêmico de hoje.

Apesar da oscilação das taxas de desemprego em torno de 6% nos Estados Unidos e 8% na Europa, os empregadores ainda têm dificuldade em atrair e contratar trabalhadores qualificados. De fato, um estudo recente revela que 70% dos CEOs estão preocupados com a necessidade de contratar trabalhadores qualificados.

Devido a esse problema crescente, muitas empresas estão priorizando os esforços de retenção de funcionários, com o entendimento de que uma menor rotatividade leva a uma diminuição da demanda por novos talentos. Felizmente, nossa equipe na Randstad não apenas é especializada em estratégias de recrutamento de talentos, mas também fornece soluções avançadas de gerenciamento de funcionários que podem ajudar sua empresa a melhorar as taxas de retenção em todos os níveis.

A seguir, apresentamos algumas das formas pelas quais o apoio da Randstad pode te ajudar a reter seus melhores talentos por mais tempo.

students and education - books piled up in various color combinations. Please use the background color as indicated in the file name.

saiba como a Randstad ajudou uma empresa a aumentar os salários e reduzir custos.

leia aqui o nosso estudo de caso

ofereça salários competitivos

Na economia incerta de hoje, mais e mais empresas estão à procura de formas de reduzir seus orçamentos e cortar custos. Você pode estar pensando que a última coisa que sua empresa pode oferecer são salários mais altos. Entretanto, se seus níveis salariais atuais não forem competitivos o suficiente para atrair e reter os melhores talentos, você pode estar perdendo mais do que o custo de um aumento de salário.

De fato, uma alta rotatividade pode custar mais à sua empresa do que você imagina. Estudos sugerem que contratar um novo funcionário custa em média 21% do salário de um cargo. Esse valor nem contabiliza tempos de inatividade ou necessidade de horas extras devido a vagas na empresa, redução da motivação dos funcionários ou preocupações com saúde e segurança.

A combinação desses custos pode proporcionar uma economia maior que o custo de um aumento salarial. Por exemplo, nossa equipe Randstad trabalhou recentemente com uma empresa responsável por um centro de processamento para ajudá-la a aumentar os salários em 14,3%. Embora isso possa parecer um grande aumento nos salários, graças às nossas soluções de força de trabalho, a empresa teve uma economia de US$ 2.443.

Certamente, o salário certo pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva no recrutamento de novos talentos, mas seria isso o suficiente para evitar que seus principais funcionários deixem a empresa? Os estudos sugerem que sim. Uma pesquisa recente com funcionários mostra que mais de 40% dos trabalhadores permaneceriam com seu empregador por salários mais altos.

impulsione sua marca empregadora e sua reputação

Embora muitos empregadores tenham feito grandes avanços para melhorar os níveis de engajamento dos funcionários, estudos sugerem que menos de um terço da força de trabalho realmente se sente engajada no local de trabalho. Em muitos casos, a razão pela qual os esforços do empregador não estão aumentando o engajamento percebido pelos funcionários é o fato de que os empregadores têm dificuldade em compreender totalmente as necessidades de seus funcionários.

Nossa equipe na Randstad percebeu essa desconexão entre empregadores e empregados por anos, e é por isso que oferecemos serviços abrangentes de pesquisa e análise da marca empregadora. Por meio de uma extensa pesquisa específica da indústria e da empresa, podemos fornecer informações valiosas para te ajudar a entender melhor as necessidades de novos candidatos, bem como sua força de trabalho atual.

Com esses insights importantes em mãos, sua equipe terá acesso às ferramentas e aos dados de que precisa para construir um pacote de benefícios que não apenas atraia os melhores talentos do setor, mas que também incentive seus funcionários atuais a permanecerem com você por mais tempo. Isso, por sua vez, pode ajudar a impulsionar o engajamento dos funcionários, permitir que sua empresa construa uma marca empregadora que gere resultados e melhorar a reputação da empresa com funcionários antigos, atuais e potenciais.

Além de reduzir as taxas de rotatividade, níveis melhores de engajamento dos funcionários também aumentam a produtividade e reduzem o absenteísmo e os problemas de segurança. De acordo com um estudo, empresas com altos níveis de engajamento têm uma lucratividade 20% maior.

melhore os esforços de integração para acelerar a adaptação

Estudos sugerem que os funcionários têm maior probabilidade de pedir demissão durante os primeiros três meses de emprego. Esse fato significa que você pode acabar gastando mais de 20% do salário do cargo para contratar um funcionário apenas para que ele saia alguns meses depois. Esse nível de rotatividade pode custar à sua empresa milhares ou dezenas de milhares de dólares todos os anos.

A boa notícia é que parece haver uma ligação direta entre a integração e melhores taxas de retenção de novos contratados. Em um estudo recente, metade dos empregadores pesquisados ​​reconheceu uma melhora nas taxas de retenção entre os novos contratados após a implementação de um processo de integração estruturado.

Para obter os melhores resultados, a integração deve começar no primeiro dia, como no dia em que o novo contratado aceita o cargo. Esta etapa pode incluir uma carta de boas-vindas simples com mais informações sobre a empresa e a cultura do local de trabalho ou o ato de solicitar que o funcionário preencha a nova papelada de contratação. Assim que o funcionário estiver trabalhando, deve haver um processo de integração abrangente, que destaque os valores da empresa e ajude a aclimatar o novo contratado da forma mais rápida e eficiente possível.

A Randstad está equipada para lidar com todo o processo de integração. Entretanto, entendemos que cada empresa possui requisitos e pontos problemáticos exclusivos. Portanto, oferecemos soluções personalizadas que dão a você a liberdade de determinar de quais partes do processo de integração você quer que nossa equipe cuide e quais partes você deseja que permaneçam internas.

Não importa o nível de serviços diretos de que sua empresa precisa, podemos trabalhar com você para desenvolver um processo de integração que melhore os níveis de engajamento dos funcionários, acelere o processo de aclimatação e incentive seus novos contratados a permanecer além do cobiçado período de 90 dias.

contrate os talentos certos desde o início

Uma das melhores formas de reduzir as taxas de rotatividade é contratar os talentos certos desde o início. Considere todo o tempo e o dinheiro que você investe no recrutamento e na integração de novos contratados. A última coisa que você quer fazer é esperar até que o processo de integração termine para perceber que a nova contratação não é uma boa opção para o cargo ou a empresa.

Você pode melhorar os resultados da contratação ao criar um processo de contratação mais rigoroso. À primeira vista, pode parecer contraproducente desenvolver um processo de contratação mais seletivo, quando você está tendo problemas para encontrar trabalhadores qualificados. Entretanto, a alternativa é permanecer no ciclo interminável de alta rotatividade e baixo desempenho ou arriscar a contratação de funcionários tóxicos, que podem destruir alguns de seus melhores talentos.

Ao contrário de alguns de nossos concorrentes, a Randstad nunca oferece soluções de contratação que sejam as mesmas para todos. Em vez disso, dedicamos um tempo para entender as tendências do setor e as percepções específicas da empresa, incluindo a cultura do seu local de trabalho, processos de negócios e necessidades e metas de contratação.

Utilizamos esses valiosos dados analíticos para desenvolver um processo de contratação rigoroso que não apenas atraia trabalhadores qualificados, mas que também identifique quais candidatos são adequados para sua empresa e para o cargo. Esse processo, por sua vez, resulta em melhores resultados de contratação, incluindo melhores taxas de retenção.

utilize soluções abrangentes de gerenciamento da força de trabalho

Ao estabelecer uma parceria com a Randstad, você pode contar com nossa equipe para lidar com as responsabilidades do dia a dia do gerenciamento da força de trabalho. Nossa equipe é formada por um gerente comercial, um gerente de processo e um especialista em contas. Você também terá acesso  à nossa equipe de especialistas jurídicos, de conformidade e de saúde e segurança do trabalho. Além disso, contará com um consultor local, dentro da sua empresa, que pode lidar com diversos problemas ao longo do dia e fornecer orientação profissional conforme necessário.

Nossa equipe pode lidar com tudo, desde recrutamento e seleção à integração e organização de planejamento de turnos e provisão. Trabalharemos diretamente com você para determinar quais aspectos do gerenciamento da força de trabalho você deseja que nossa equipe cuide.

Permitir que nossa equipe seja responsável por algumas ou por todas essas tarefas dará à sua equipe interna mais tempo para se concentrar na construção de relações com os funcionários e no fortalecimento da cultura da sua empresa. Enfim, uma parceria com a Randstad pode ajudar sua empresa a obter:

  • melhores taxas de retenção
  • maior produtividade
  • menor rotatividade
  • menos absenteísmo
  • maior economia de custos
  • mais lucratividade

Se sua empresa está sofrendo para encontrar os trabalhadores qualificados de que precisa para permanecer produtiva, priorizar a retenção de funcionários pode ser uma solução eficaz.

Descubra como a Randstad ajudou uma empresa a melhorar as taxas gerais de retenção enquanto reduzia os custos da força de trabalho.

 

sobre a autora
sandra ebbers
sandra ebbers

sandra ebbers

vice presidente global de conceitos de inhouse

Sandra é responsável pela implementação do conceito de inhouse em todo o mundo. Esse conceito de negócios agrega valor a grandes organizações, otimizando sua força de trabalho e orientando os trabalhadores temporários em uma maneira econômica de se trabalhar.