A contínua escassez de talentos tem sido um tema de destaque em várias regiões do mundo inteiro. Para as empresas que tentam buscar os talentos necessários para atender às necessidades de produção atuais e futuras, essa crise da força de trabalho não é apenas mais uma tendência passageira ou palavras do momento. Ela está afetando a rentabilidade e o sucesso dessas organizações.

Caso sua empresa tenha preocupações sobre sua capacidade atual ou futura de garantir e reter talentos, agora é o momento de agir. Uma ferramenta eficaz conhecida para impulsionar melhores resultados na contratação, aumentar a retenção e aumentar a produtividade é o engajamento dos colaboradores.

Felizmente, existem várias medidas que sua empresa pode tomar hoje para melhorar o engajamento das pessoas no local de trabalho. Neste blog, são abordadas diversas estratégias que podem ser implementadas para potencializar esse engajamento.

desenvolver líderes fortes

Para que o engajamento dos colaboradores floresça no local de trabalho, é preciso ter líderes fortes. Os gerentes, em particular, normalmente têm contato diário com os trabalhadores, o que muitas vezes lhes confere a capacidade de definir o tom para o engajamento ou impedir que ele se instale. Ter gerentes totalmente engajados pode contribuir muito para a construção de uma cultura de engajamento no trabalho.

O primeiro passo para desenvolver líderes fortes é garantir que você esteja selecionando as pessoas certas para ocupar esses cargos de gerência. É importante criar uma estratégia para identificar quais trabalhadores atuais e possíveis candidatos possuem as habilidades de liderança qualificadas, como comunicação, capacidade de tomada de decisões e resolução de problemas, bem como aptidões sociais, incluindo empatia e inteligência emocional.

Uma vez que você tenha os gerentes certos, é igualmente importante oferecer integração e treinamento às lideranças, especialmente no que diz respeito ao engajamento no trabalho. Por exemplo, seus gerentes devem aprender habilidades de comunicação e a identificar trabalhadores que são adequados para promoções. Considere a possibilidade de fornecer regularmente dicas de como os gerentes podem lidar com o feedback e o reconhecimento dos colaboradores.

Seus líderes também devem ter ferramentas eficazes para agilizar o processo de gestão da força de trabalho, como um software de gestão de relacionamento com funcionários, que permitam aos gerentes oferecer feedback e reconhecimento de forma rápida e eficiente. Mesmo um software de agendamento que permita aos funcionários visualizar seus próprios dados a partir de dispositivos móveis pode ajudar os gerentes a se manterem conectados e a gerar engajamento em suas equipes.

melhorar a comunicação e a transparência

A confiança entre colaboradores e empregadores é outro componente essencial do engajamento dos trabalhadores. Eles desejam ver que a empresa cumpre o que diz e que é aberta e transparente com a equipe. Além disso, é importante que eles saibam que são confiáveis para realizar suas tarefas sem a necessidade de microgerenciamento.

Como empregador, a primeira coisa que você deve entender é que a confiança leva tempo. Você não vai construir confiança com seus trabalhadores da noite para o dia. Entretanto, pode começar desenvolvendo uma comunicação aberta e transparente com sua equipe. Esta comunicação é ainda mais importante em ambientes de  trabalho híbridos ou remotos e para trabalhadores flexíveis ou sazonais que não estão no local de trabalho todos os dias.

Outra questão do engajamento de trabalhadores não tradicionais é o sentimento de pertencimento – ou a falta dele. Com muita frequência, os colaboradores que trabalham em casa e os trabalhadores flexíveis, que podem não estar no local de trabalho todos os dias, têm dificuldades para ter essa sensação de pertencimento. Estudos mostram que apenas uma infração de exclusão no local de trabalho pode causar uma redução imediata de 25% nos níveis de produtividade individual. É crucial que os gerentes ofereçam comunicação e feedback justos e igualitários a todos os membros da equipe, caso contrário, correm o risco de um declínio na confiança e uma diminuição no engajamento dos colaboradores.

Lembre-se de que a comunicação deve ser bilateral. Os gerentes também devem praticar a escuta ativa, deixando que suas equipes compartilhem preocupações e sugestões. A boa notícia é que o  estudo Deloitte chamado "Belonging - From comfort to connection to contribution" mostra que a confiança entre colaboradores e empregadores pode aumentar a produtividade em 50% e diminuir a exaustão no trabalho em 40%. Quando você faz parceria com a Randstad, através de nossos Serviços Internos, seu consultor no local serve como um elo entre sua equipe administrativa e os trabalhadores flexíveis para garantir que a comunicação frequente e o engajamento dos funcionários tenham a máxima prioridade.

estabelecer valores centrais da empresa
estabelecer valores centrais da empresa

estabelecer valores centrais da empresa

Nossas pesquisas mostram que os colaboradores querem trabalhar para empresas que têm missões alinhadas com seus próprios valores pessoais. Embora seja impossível criar uma declaração de missão que se alinhe com os valores centrais de cada trabalhador, há questões sociais, ambientais e de governança comuns que o mundo de hoje enfrenta e que a maioria de seus funcionários pode apoiar.

Por exemplo, o nosso estudo Workmonitor de 2023 mostra que 42% dos trabalhadores em todo o mundo disseram que não trabalhariam em uma empresa cujos ideais não se alinhem com os seus. Outras questões atuais, como a mudança climática e a justiça social, também são importantes para muitos dos trabalhadores de hoje.

Os colaboradores também querem fazer a diferença no mundo. Na verdade, 34% dos trabalhadores disseram que aceitariam uma redução salarial por ter oportunidade de assumir um cargo que tenha um efeito positivo no mundo. Mesmo que sua empresa não possa oferecer esse tipo de cargos, há medidas que podem ser tomadas para incentivar o engajamento dos funcionários. Por exemplo, você pode realizar campanhas de arrecadação de fundos para várias organizações ou considerar a possibilidade de permitir que os trabalhadores passem uma hora remunerada por mês como voluntários em uma instituição beneficente local. Na Randstad, estamos fortemente comprometidos em manter a equidade, diversidade, inclusão e pertencimento no local de trabalho.

construir uma cultura de reconhecimento

Alguns especialistas acreditam que o reconhecimento dos colaboradores é o componente secreto de seu engajamento. Não há dúvida: os funcionários querem ser reconhecidos por um trabalho bem feito, e o tipo certo de reconhecimento pode ter um impacto significativo no engajamento no local de trabalho.

Porém, o reconhecimento dos colaboradores é um segredo? Na verdade, ele já existe há décadas. Apesar dos inúmeros benefícios que o reconhecimento tem a oferecer,  como aumentos salariais ou um bônus, estudos mostram que 81% dos líderes empresariais afirmam claramente que o reconhecimento não é uma prioridade. Isso provavelmente explica por que menos de um quarto da força de trabalho acredita receber uma quantidade justa de reconhecimento.

Esses dados também podem explicar por que as taxas de engajamento dos trabalhadores são tão baixas. Com tão poucas empresas priorizando o reconhecimento dos funcionários, sua empresa pode alcançar uma vantagem competitiva desenvolvendo um programa de reconhecimento forte e eficaz.

Felizmente, existem inúmeras ferramentas e plataformas de engajamento de funcionários que podem tornar a oferta e o recebimento do reconhecimento rápido e fácil. Considere investir nessas ferramentas para que seus gerentes e outros líderes dentro da empresa possam oferecer reconhecimento instantâneo de forma regular. Estas plataformas também facilitam aos trabalhadores a visualização e o acompanhamento de seu reconhecimento e o orgulho de seu trabalho.

É essencial criar uma estratégia de reconhecimento que seja justa, imparcial, transparente e coerente. É igualmente importante que o reconhecimento no local de trabalho englobe profissionais de todos os níveis dentro da empresa e que ofereça uma forma de reconhecimento tanto da gerência para os colaboradores, como também entre pares.

investir em treinamento e desenvolvimento

Nossas pesquisas mostram que o treinamento dos funcionários e as oportunidades de desenvolvimento de carreira são extremamente importantes para os trabalhadores de hoje. Felizmente, a maioria deles afirma que preferem obter treinamento para crescer em seus cargos atuais do que buscar uma nova carreira fora da empresa. Este fator faz do treinamento e dos programas de desenvolvimento um bom investimento para empregadores e colaboradores.

Estes programas podem ajudar as pessoas a sentir que eles são valorizados e apreciados no local de trabalho, o que pode melhorar seu engajamento. Além disso, os programas de requalificação e aperfeiçoamento também podem ajudar sua empresa a preencher a lacuna das habilidades. Comece realizando uma avaliação para determinar de quais habilidades a empresa precisa, tanto agora como no futuro. Esta etapa o ajudará a identificar quais são as melhores opções de treinamento para sua empresa e seus colaboradores.

Embora não haja problema em estabelecer requisitos que devem ser cumpridos primeiro, estas oportunidades de treinamento devem estar disponíveis para todos os funcionários. Por exemplo, um colaborador pode ter que trabalhar para a empresa durante um determinado período para poder inscrever-se em alguns programas de desenvolvimento ou estar em um determinado nível dentro da empresa para opções específicas de treinamento.

Quando se trata de desenvolvimento e avanço na carreira, é importante que eles sejam justos, transparentes e imparciais. Certifique-se de criar um sistema para identificar trabalhadores com potencial de crescimento e treinar gerentes e supervisores para encorajar os funcionários a aproveitarem essas oportunidades. Você também pode criar um processo para preencher vagas de emprego internamente e para que os colaboradores interessados se candidatem a esses empregos.

encorajar feedback frequente

A maioria das pessoas quer dar o melhor de si no trabalho, especialmente quando os empregadores se interessam pelo seu sucesso. Estudos mostram que os profissionais querem feedback. Eles querem saber como estão se saindo no trabalho e onde podem fazer melhorias. Diferentemente do reconhecimento dos colaboradores, o feedback significa reconhecer quando um colaborador faz um bom trabalho, mas também ajudá-lo a crescer em áreas que ainda não estão no nível desejado ou fornecer apoio para ajudá-lo a fazer melhor seu trabalho.

Para tornar o feedback parte da cultura do local de trabalho, você deve ir além das revisões anuais de desempenho. É importante perceber que os trabalhadores não querem apenas qualquer tipo de feedback. Eles querem que seja  rápido e significativo e que lhes permita melhorar no local de trabalho. Na verdade, o recente estudo da Gallup mostra que a grande maioria dos trabalhadores engajados (84%) afirmou ter recebido feedback na semana anterior. 

Pense em agendar verificações regulares para garantir que você forneça feedbacks de forma consistente. Você também pode investir em ferramentas valiosas, que permitem que supervisores, gerentes e outros líderes forneçam este tipo de avaliação  e reconhecimento instantâneos. Quando você fornece feedback significativo de modo regular, sua empresa pode realizar melhorias no engajamento, produtividade e retenção.

Man and woman having a conversation
Man and woman having a conversation

manter um ambiente de trabalho seguro e eficiente

A segurança no local de trabalho sempre foi uma grande preocupação para os trabalhadores, especialmente aqueles em cargos de alto risco. No entanto, a recente pandemia global só aumentou essas preocupações. Por exemplo, em 2021, 68% dos profissionais em todo o mundo declararam que não se sentiam seguros no local de trabalho. Embora a redução dos casos de COVID tenha ajudado a aliviar algumas dessas preocupações, os colaboradores ainda estão dando prioridade às condições seguras de trabalho.

Tome medidas agora para resolver quaisquer problemas de segurança que seus colaboradores tenham e faça uma avaliação completa das condições de segurança no local de trabalho. Quando seus funcionários se sentem seguros, eles estão mais abertos ao engajamento, o que significa que as taxas de produção podem melhorar.

Os trabalhadores também querem ter acesso às ferramentas e equipamentos necessários para tornar seu local de trabalho mais eficiente. Enquanto a maioria dos empregadores tenta oferecer estas ferramentas, estudos mostram que parece haver uma desconexão entre o que os empregadores fornecem e o que os colaboradores querem. Por exemplo, um recente estudo global revela que 90% dos líderes empresariais acreditam que estão fornecendo as ferramentas digitais de que seus funcionários precisam. No entanto, somente pouco mais da metade dos trabalhadores entrevistados sentem o mesmo.

Antes de introduzir qualquer tipo de nova tecnologia na força de trabalho, não deixe de reservar tempo para descobrir quais ferramentas seus trabalhadores realmente precisam para serem mais produtivos. Considere a possibilidade de realizar pesquisas ou entrevistas individuais para obter uma imagem clara do que seus colaboradores precisam antes de investir em quaisquer novas ferramentas e equipamentos.

criar descrições de trabalho precisas

Estudos mostram que um dos maiores motivos de novas contratações é que a descrição do cargo não corresponde às funções reais desempenhadas. Embora alguns empregadores usem descrições vagas de emprego para que possam ajustar as funções conforme necessário, esta prática pode aumentar as taxas de rotatividade e diminuir o engajamento. Os profissionais de hoje querem mais clareza em relação às suas funções. Eles querem saber exatamente pelo que são responsáveis e a quem respondem no trabalho.

Reserve um tempo para avaliar suas descrições de trabalho atuais e acrescente mais clareza a estas funções sempre que possível. Certifique-se de obter percepções dos gerentes e trabalhadores nestes cargos para ter uma melhor compreensão de tudo o que o trabalho implica. Este passo ajuda a melhorar suas iniciativas de contratação e pode aumentar também a satisfação e o engajamento no trabalho.  

foco no bem-estar dos funcionários

De acordo com nosso estudo Workmonitor de 2023, 42% dos trabalhadores em todo o mundo disseram que não trabalhariam em uma empresa cujos ideais não se alinhem aos seus. Com este alto número de indivíduos priorizando um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades pessoais e profissionais, não surpreende que haja uma forte correlação entre bem-estar e engajamento. Isso inclui o bem-estar social, físico, emocional e financeiro.

Como empregador, há várias coisas que você pode fazer para promover o bem-estar no local de trabalho, inclusive:

  • oferecer benefícios de bem-estar, como a inscrição em academias
  • engajar-se em verificações frequentes de funcionários
  • oferecer subsídios para o cuidado de crianças
  • apoiar a flexibilidade de horários
  • proporcionar dias de folga adicionais pagos
  • oferecer serviços de saúde mental, como serviços telefônicos de aconselhamento em saúde
  • patrocinar programas no local, incluindo unidades móveis de check-up e workshops de bem-estar

A implementação de várias ou todas essas melhores práticas no local de trabalho pode ajudar sua empresa a melhorar o envolvimento além de colher muitas recompensas, por exemplo, maior retenção e maiores níveis de produção.

com passos práticos para melhorar o engajamento dos funcionários

Faça download de nosso guia com o passo a passo para aumentar o engajamento dos funcionários no trabalho para obter mais dicas e melhores práticas.

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sobre a autora
monica souza
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mônica souza

randstad operational director

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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