Em meio à contínua escassez de talentos dos dias atuais, à constante falta de habilidades e tendências preocupantes, como a "grande demissão" e a "demissão silenciosa", muitos empregadores estão tendo dificuldades para atrair e reter os talentos de que precisam. Estes fatores também vêm em um momento em que atender às demandas flutuantes dos consumidores é mais importante do que nunca.

Para superar estes desafios, muitas organizações estão recorrendo a trabalhadores não tradicionais, como os sazonais e flexíveis, para atender às demandas de produção. Embora seja eficaz, esta estratégia torna a manutenção de uma força de trabalho de alta qualidade extremamente difícil.

É aqui que a Randstad pode ajudar. Oferecemos serviços personalizados de aquisição de talentos e gestão de mão de obra para ajudar organizações como a sua a construir uma força de trabalho de alta qualidade de trabalhadores tradicionais e/ou não tradicionais. Este blog analisa detalhadamente as principais maneiras pelas quais a Randstad pode ajudar sua empresa a conseguir o talento de que precisa.

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mais de 60 anos de experiência

A Randstad tem liderado o setor de aquisição de talentos e gestão de mão de obra há mais de 60 anos. Durante este tempo, ajudamos milhares de clientes a preencher inúmeras vagas com talentos de alta qualidade. Hoje, temos escritórios em mais de 38 mercados espalhados pelos cinco continentes. Esta experiência nos dá uma perspectiva única em relação ao mercado de trabalho global e uma compreensão profunda de como as diferenças regionais afetam as expectativas tanto dos empregadores quanto dos trabalhadores.

Ao longo destes anos, chegamos a compreender a necessidade de ajustar e transformar nossas estratégias de recrutamento e gestão da força de trabalho para atender às necessidades de mudança de empregadores, trabalhadores e pessoas à procura de emprego.

À medida que os empregadores de hoje enfrentam uma infinidade de desafios, incluindo a escassez de talentos, lacunas de habilidades e a mudança para um mercado de trabalho orientado por candidatos, ainda estamos liderando o caminho com ferramentas, estratégias e serviços inovadores para ajudar os clientes a reterem os talentos de que precisam para que mantenham seu sucesso nos próximos anos.

percepções sobre o engajamento da força de trabalho

Entendemos que as organizações não precisam simplesmente de vagas abertas preenchidas. Em vez disso, elas precisam preenchê-las com candidatos que tenham as habilidades e competências corretas e que sejam adequados para o cargo e para o chefe que terão. Para tornar isto uma realidade e fornecer os resultados de contratação de que nossos clientes precisam, utilizamos percepções avançadas dos trabalhadores.

Desde nossos estudos regulares do Workmonitor, que esclarecem as expectativas dos trabalhadores e nossas percepções salariais anuais de todo o mundo até nossa pesquisa de marca empregadora, que fornece percepções sobre o que motiva os trabalhadores a mudar de emprego, fazemos da coleta e análise das percepções dos trabalhadores uma prioridade máxima. Estes dados nos permitem desenvolver estratégias inovadoras de recrutamento para atrair, engajar e contratar seus candidatos ideais.

O melhor de tudo é que oferecemos esses conhecimentos aos empregadores em todo o mundo para que eles possam entender melhor os candidatos de hoje, juntamente com seus motivadores, comportamentos e expectativas. Estes dados permitem que as organizações construam ambientes de trabalho e políticas que ressoem com seus trabalhadores.

ferramentas e tecnologia inovadoras de engajamento de funcionários

Na Randstad, utilizamos tecnologia de ponta para obter, incorporar e gerenciar talentos. Esta tecnologia inovadora nos permite agilizar o processo de recrutamento para fornecer resultados consistentes e eficazes. Desde encontrar e engajar talentos que correspondam a seus critérios, até prever mudanças no mercado de trabalho para permitir que sua empresa faça ofertas de emprego competitivas, nossa tecnologia melhora os resultados de contratação para nossos clientes, bem como a jornada de recrutamento para os candidatos ao emprego. Esta combinação leva a maiores taxas de retenção e maior satisfação no trabalho.

Enquanto nossa tecnologia coleta e armazena dados valiosos sobre talentos, nossa análise transforma esses dados em valiosas percepções. Estas percepções trazem clareza e conhecimento para o processo de contratação e gestão da força de trabalho à medida que compreendemos melhor as necessidades específicas de nossos clientes e os comportamentos, motivadores e expectativas de nossos candidatos a emprego.

Usamos estas informações para pesquisar nosso vasto banco de dados de candidatos pré-examinados para construir um conjunto de talentos de alta qualidade para nossos clientes. Isso ajuda a acelerar o processo de contratação e a garantir que você possa encontrar o talento de que precisa, quando precisar.

Nos raros casos em que não conseguimos encontrar um candidato adequado em nosso amplo conjunto de talentos, criaremos uma estratégia de recrutamento robusta, utilizando nossos anos de experiência, conhecimentos e tecnologia para encontrar e engajar candidatos qualificados. Podemos então nutrir o candidato ao longo da jornada de contratação para garantir a aceitação de uma oferta de trabalho.

Smiling man and woman in an office
Smiling man and woman in an office

o engajamento dos funcionários requer um toque humano

O principal fator que diferencia a Randstad de outras empresas de recrutamento é o toque humano. Entendemos que o recrutamento significa mais do que apenas o preenchimento de vagas abertas com candidatos qualificados. Sabemos que criar um processo de recrutamento que proporcione resultados melhores na contratação, incluindo maior retenção, requer colocar os candidatos certos nas funções certas. Requer contratar tanto para o cargo quanto para o respectivo chefe.

Embora a percepção dos candidatos e a tecnologia inovadora possam nos fornecer as ferramentas necessárias para entender melhor e obter candidatos mais qualificados, é somente quando isso se combina com o toque humano que as colocações precisas acontecem.

Este passo exige que nossas equipes dediquem primeiro um tempo para compreender plenamente as necessidades de nossos clientes, incluindo de quais conjuntos de habilidades eles precisam tanto agora quanto no futuro, se eles precisam de trabalhadores tradicionais ou flexíveis, ou uma combinação de ambos, e outros requisitos específicos da empresa que eles possam ter. Estas informações nos permitem saber exatamente que tipo de candidatos o cliente deseja e desenvolver perfis personalizados. Também analisamos mais de perto a cultura da empresa, para que possamos contratar com precisão para o cargo e para o respectivo chefe.

A segunda parte exige que nos envolvamos plenamente com os candidatos que trabalham através da Randstad. Também tomamos o tempo necessário para entender as metas de carreira, os pontos fortes, os interesses e as preocupações dos candidatos. Por meio de conversas, feedback e entrevistas, reunimos continuamente percepções relativas ao talento que oferecemos. Quanto mais entendermos os candidatos com os quais trabalhamos, mais capazes seremos de colocá-los em cargos nos quais permanecerão. Este fator, por sua vez, pode ajudar sua empresa a melhorar tanto a satisfação dos funcionários quanto as taxas de retenção.

Customer Delight para construir o engajamento no trabalho

Em um esforço para aumentar nosso compromisso com o poder da tecnologia e do toque humano, enfatizamos nossa abordagem Customer Delight. Em resumo, o Customer Delight envolve uma mudança de mentalidade de um processo de recrutamento orientado por dados, que se concentra principalmente nos resultados, para um processo que, embora ainda priorize os resultados, coloca a pessoa em primeiro lugar. Esta abordagem científica identifica os motivadores emocionais, transacionais e latentes tanto de nossos talentos quanto de nossos clientes, o que nos proporciona uma visão inestimável. 

Percebemos que os dados, embora importantes, não mostram o panorama completo. Por exemplo, podemos preencher milhares de vagas com candidatos qualificados que correspondem às exigências específicas do cliente, mas temos certeza de que estamos colocando os melhores candidatos nas melhores vagas? Estamos fazendo combinações que são do melhor interesse tanto do empregador quanto do candidato?

Nosso programa Customer Delight foi projetado para garantir que essas combinações ideais façam parte da essência da Randstad. Além disso, ele nos permite ter conversas tanto com candidatos quanto com empregadores para entender melhor suas necessidades, expectativas e objetivos.

No caso dos candidatos, queremos saber quem eles são, quais são seus interesses, suas necessidades, suas expectativas no local de trabalho e seus sonhos futuros e objetivos de carreira. Quanto aos empregadores, queremos saber quais são suas necessidades, como é sua cultura e quais são os objetivos futuros da empresa.

Dedicar tempo para entender melhor as necessidades de nossos clientes em ambos os lados do processo de recrutamento pode melhorar os resultados da contratação, aumentar a retenção e melhorar o engajamento dos funcionários desde o início.

Customer Delight e colaboradores temporários
Customer Delight e colaboradores temporários

Customer Delight e colaboradores temporários

Embora os empregadores sempre tenham considerado importante o engajamento no local de trabalho, eles se concentraram principalmente no engajamento com trabalhadores permanentes, em tempo integral. Hoje, o aumento da demanda por trabalhadores não tradicionais, incluindo trabalhadores flexíveis e permanentes, gerou uma nova tendência atual no engajamento de funcionários. Mais empregadores estão agora se concentrando em desenvolver estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores com toda a força de trabalho, incluindo os trabalhadores flexíveis.

A realidade é que muitos empregadores hoje em dia devem depender de trabalhadores flexíveis para atender às demandas flutuantes de produção. Eles querem que esses funcionários permaneçam na empresa, mas sabem que, sem rastrear e medir seu engajamento, a capacidade de reter esse tipo de  trabalhador pode ser extremamente difícil.

Felizmente, nosso programa Customer Delight pode ajudar com este processo uma vez que engloba todos os nossos candidatos, incluindo aqueles que buscam posições tradicionais e não tradicionais. Nosso alto nível de engajamento com nosso grupo de talentos oferece benefícios tanto para empregadores quanto para candidatos.

Por exemplo, digamos que um trabalhador flexível está trabalhando para sua empresa há vários meses e está fazendo um bom trabalho. Através de conversas com este funcionário, aprendemos que o trabalhador gosta de seu papel e de trabalhar para a empresa. Ele adoraria conseguir uma vaga permanente nela.

Com estas informações, nossas equipes podem comparar a experiência e as habilidades do trabalhador com as vagas abertas do empregador para determinar se podemos encontrar uma correspondência. Podemos então ir até o empregador com estas informações e determinar seu interesse em contratar o trabalhador para uma vaga permanente.

Se um empregador vier até nós após identificar um trabalhador flexível como um bom candidato a um cargo permanente, podemos lidar com o processo ao contrário. Podemos nos engajar com o trabalhador para determinar se assumir um cargo permanente atende às suas necessidades atuais e objetivos futuros de carreira.

Estas conexões simplesmente não podem ser feitas apenas com tecnologia e percepções. Elas requerem um toque humano.

benefícios do Customer Delight

Implementamos nosso programa Customer Delight na Bélgica em 2017 como um programa piloto. Depois de vermos um sucesso significativo, começamos a expandir este programa em 2019. Hoje, usamos o Customer Delight em 23 países.

Uma das coisas mais importantes que percebemos é que conseguimos ver resultados reais em apenas alguns meses, pois isso nos permite identificar os verdadeiros impulsores latentes da satisfação de nossos clientes e talentos. Poderíamos melhorar a felicidade dos funcionários, a satisfação no trabalho e o engajamento em apenas alguns meses. Como sabemos, estes fatores podem ajudar a aumentar a retenção, a produtividade e a lucratividade, reduzindo o absenteísmo, a rotatividade e os custos trabalhistas.

Mais importante ainda, com o uso do Customer Delight para identificar os principais fatores que afetam a satisfação no início do processo de recrutamento, os trabalhadores estão totalmente engajados desde o primeiro dia. Isto pode melhorar as relações entre empregadores e funcionários, mesmo no caso de trabalhadores não tradicionais.

serviços personalizáveis

Nossas equipes na Randstad oferecem uma ampla gama de soluções de recrutamento e gestão de mão de obra para atender às necessidades de talento de nosso diversificado conjunto de clientes. Desde o fornecimento de talentos e a contratação de pessoal até o treinamento de funcionários e a programação de turnos, oferecemos soluções de ponta a ponta para atender às necessidades de cada empregador.

No entanto, percebemos que não há duas organizações iguais. Ao contrário, cada empregador tem suas próprias exigências específicas de talento, sua cultura única e seu próprio critério de candidato. Por estas razões, oferecemos serviços totalmente personalizáveis. Como empregador, você determina exatamente quais serviços deseja que nossas equipes administrem e quais serviços deseja manter internamente.

Isso significa que sua empresa somente pagará pelos serviços específicos de que precisa, e não por outros desnecessários. Se você quiser que nossas equipes lidem com todo o processo de recrutamento e gestão de mão de obra, podemos fazer isso. Se você  quiser somente que nós procuremos candidatos qualificados e deixemos o processo de contratação por sua conta, podemos fazer isso também.

Nossas equipes na Randstad têm as habilidades, experiência, conhecimentos e tecnologia para conectar sua empresa com candidatos que correspondam a seus critérios estabelecidos. É a nossa abordagem centrada no ser humano, no entanto, que nos diferencia. Nosso programa Customer Delight nos confere a capacidade de entender melhor as necessidades de talento do empregador e os objetivos, interesses e necessidades de carreira do candidato. Este fator nos permite oferecer melhores combinações entre empregadores e candidatos ao emprego.

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sobre a autora
monica souza
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mônica souza

randstad operational director

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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